tag:blogger.com,1999:blog-2769644295887001077.post1059702857996688048..comments2023-10-20T04:17:04.142-07:00Comments on HISTÓRIA: Beatriz Feitosahttp://www.blogger.com/profile/04132475272500878906noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-2769644295887001077.post-9967957900336616392007-09-14T12:02:00.000-07:002007-09-14T12:02:00.000-07:00Penso que a grande questão a ser discutida é da am...Penso que a grande questão a ser discutida é da ampliação do acesso à terra para os trabalhadores no Brasil.<BR/>Defendo a regularização da terra de grupos remanescentes, além da ampliação desses direitos a todos aqueles que ao longo da História foram excluídos do acesse à terra, à distribuição de renda e consequentemente da dignidade<BR/>nesse país. Na atualidade o que se promove é uma inserção rebaixada que não leva em conta as necessidades mínimas do trabalhador brasileiro.Beatriz Feitosahttps://www.blogger.com/profile/04132475272500878906noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2769644295887001077.post-1069211981434520542007-09-14T11:58:00.000-07:002007-09-14T11:58:00.000-07:00Eis alguns comentários ao texto feitos pelo camara...Eis alguns comentários ao texto feitos pelo camarada João Henrique.Comentários que considero de uma reflexão muito mais profunda que o texto por mim produzido.<BR/><BR/>Veja bia,<BR/><BR/> Atenho-me somente na questão de proposta interpretativa acerca das comunidades remanescentes, pois o texto está bem escrito e merece ser publicado.<BR/> <BR/>o que acontece é que não vejo possibilidade dentro da tônica de fontes orais como baú das verdades históricas...muito menos em documentos arqueológicos ou escritos... essa descrença faz parte das minhas experiências com os 3 tipos clássicos. <BR/> <BR/>posso estar muito raso na minha percepção sobre o assunto, mas penso estarem inventando o quilombo... já pensei em escrever algo nesta linha na dissertação... "a invenção do quilombo". <BR/> <BR/>na fala daquela profa que vc entrevistou fica claro isso... sabe, parece que mais uma vez os remanescentes de escravos, pq aquele caso parece-me se tratar de uma comunidade rural nos moldes de descendentes de escravos e não um quilombo propriamente dito, do ponto de vista historiográfico, precisam de amparo e de alguém que por eles falem...como na época da abolição... <BR/> <BR/>quando ela diz "...já nos auto-definimos como remanescentes das comunidades de quilombos cujo certificado de auto-reconhecimento foi emitido pela Fundação Cultural Palmares estando esta comunidade registrada no livro n. 003, registro n. 255 e f. 61 daquela fundação ." [1] <BR/> <BR/>outra coisa, a capacitação dos membros das ditas comunidades através dessa pedagogia instrutiva pode, de certa forma, conformar os discursos posteriores e alterar o passado histórico concreto para "caber" no modelo necessário ao reconhecimento por parte do Estado. Isso parece deixar um trato de discriminação camuflado na medida em que enxergaria essas pessoas como incapazes e que a sua história precisaria ser moldada de acordo com determinações atuais para serem reconhecidas pelos outros, na figura do Governo , ou seja, só são na medida que representam um discurso esperado, estereotipado e construído conscientemente por aqueles cientistas . (antropólogos) <BR/> <BR/>A conformação das vivências e experiências desses trabalhadores ganha novos matizes perante a sociedade e a própria comunidade . O auto-reconhecimento carrega tanto no decurso do processo como após sua efetivação, sua marca de mudança , em que se vêem agora de outra forma, daquela que a sociedade , o Estado etc, esperam que sejam.<BR/>veja, comprei o livro do Fiabani e acabei de ler. (muito bom) Ele denuncia essa manipulação sem entrar muito na questão das fontes orais, mas de certa forma tá lá... pois qdo ele mostra que a atual visão é uma construção de um grupo de cientistas ele dá as dicas de onde é que eles pegam os discursos...e os devolvem na forma de instruções... <BR/> <BR/>e essa coisa da capacitação dos membros não é outra coisa senão uma espécie de paternalismo conformador dos discursos necessários. <BR/> <BR/>pra mim são coisas diferentes também...concordo com a crítica dele sobre essa questão de tudo agora ser remanescente de quilombos...pra garantir acesso à terra.. <BR/> <BR/>é um processo excludente dos outros trabalhadores que também são remanescentes daqueles trabalhadores do período escravista, inclusive boa parte deles, diria que a maioria do MST, por ex. é resultante da miscigenação entre ex-cativos e demais misturas, o que de longe já é o suficiente para mostrar que o movimento quilombola tem um caráter "purista". os dados do movimento negro dão a conta de mais de 50% da população serem de descendência negra... <BR/> <BR/>o que acontece é que os resultados dessas misturas, no caso dos sem-terra, são provenientes de grupos de negros que ganharam a liberdade, em sua maioria, e que se estabeleceram nas cidades...<BR/>boa parte deles também são oriundos daqueles que continuaram no campo até um tempo antes de migrarem para as cidades...<BR/> <BR/>a remodelagem do conceito e sua difusão nas associações denunciam isso. em vila bela eles não aceitam que índios e brancos façam parte do "quilombo" em construção. nas minhas conversas com eles ficaram bem claros o conceito e o objetivo do movimento de associações. ademais, existe uma elite intelectual e portadora de bens acumulados que se apossou da frente do movimento, mas que não tem passado quilombola. mais uma vez são dominados pelos pares que já vinham fazendo isso desde há muito, e agora, estão mais uma vez nas mãos dessa elite. <BR/> <BR/>essa elite já administrou a cidade antes e continua dando as cartas até hoje. na época que um deles foi prefeito de vila bela, distribuiu terras "devolutas" para membros de sua família e hoje em dia, depois de terem passado boa parte dessas terras aos fazendeiros "brancos", ainda são os mais ricos. <BR/>membros dessa elite difundem, olha só a ousadia, a história que vila bela vem de apenas 4 famílias (sic)... mas qdo visitei comunidades rurais e perguntava os nomes das pessoas...nada tinham a parecer com as tais 4... a pergunta seguinte era: <BR/> <BR/>_"mas diz-se que vila bela só tinha 4 famílias... de qual dessas o senhor veio? " <BR/> <BR/>qual era a resposta? uma outra pergunta: <BR/> <BR/>_"quem falou que só tinha 4 famílias ?" <BR/>_"dona nemézia disse...".<BR/>_ "então deve ser... eu não sei direito dessa história...".<BR/> <BR/>veja bia, existe alguma coisa que só eles sabem... só eles entendem e que não nos é possível captar... mas que existe uma certa dominação e um respeito a essas entidades, isso é bem provável...<BR/> <BR/>não se assume em vila bela cultos afro...mas qdo se visita o cemitério o que se vê são oferendas típicas desses cultos...<BR/> <BR/>estou a escrever um pouco sobre isso...depois posso te mandar.Beatriz Feitosahttps://www.blogger.com/profile/04132475272500878906noreply@blogger.com