quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Atividade com o filme "Tempos Modernos"

Parabenizo aos alunos pelo cumprimento do prazo.
Ressalto que gostei bastante dos comentários feitos acerca do filme assistido. Estes já estão inseridos nas notas do terceiro bimestre, entretanto o mais importante a meu ver foi a capacidade que todos tiveram de visualizar um processo de exploração iniciado com a Revolução industrial e que ainda é uma realidade.
Destaco o comentário do Matheus, mesmo não tratando acerca do filme fez uma comparação interessante entre o processo da Revolução Industrial e a realidade da cidade em que vivemos.




A seguri comentários postados pelos alunos do 2º Ano "B" (Ensino Médio) da Escola Estadual Comandante Maurício Coutinho Dutra.


Daniela Filipini disse...


Com a Revolução Industrial, o trabalhador passou a ser substituído pelas máquinas, por estas utilizarem menos tempo para a produção e por produzirem produtos em maior quantidade. Os donos de fábricas exploravam os trabalhadores ao máximo, tendo como objetivo uma produção cada vez maior, queriam até mesmo que os operários trabalhassem enquanto comiam, para não perder sequer um minuto, juntamente com a carga horária muito elevada, isso chega a causar danos psicológicos aos operários, que passam a pensar somente em trabalhar. No filme, Charlie Chaplin é considerado louco e, então, é mandado para um hospício, e quando retorna para a vida normal, se encontra sem emprego e acaba sendo preso quando, por engano, participa de uma rebelião.

O filme retrata a vida na sociedade industrial, onde cada operário tem uma devida função, dentro da fábrica. Retrata também a grande desigualdade social, a injustiça entre classes sociais; a fome, que foi e ainda é realidade de muitos; o desemprego, enfim.



27 de setembro de 2010 12:35



dominik disse...

A revolução industrial fez com que o trabalho manual fosse substituído pelo trabalho mecânico.O número de desempregados só aumentou,e as empresas só cobravam cada vez mais de seus funcionários para haver um aumento maior na produção.

Essas empresas exploravam seus funcionários,diminuindo seus horários de descanso,como no almoço por exemplo, o tempo era muito curto, para que o trabalho não fosse interrompido por muito tempo.



27 de setembro de 2010 13:16



Isabela disse...

O filme mostra um pouco sobre o processo de mecanização das indústrias.

Antes da Revolução Indústrial, os trabalhadores eram explorados, eles passavam horas e horas trabalhando sem parar e fazendo o mesmo serviço sempre.

As indústrias ainda pagam mão de obra, mas não é como antigamente. As indústrias colocam máquinas no lugar de pessoas. Isso é bom porque temos mais qualidade nos produtos que compramos, mas, por outro lado é ruim porque as máquinas ocupam o lugar dos homens, e assim os deixam desempregados.



27 de setembro de 2010 14:01



Camila disse...

Com a Revolução Industrial, as pessoas foram substituídas por máquinas, gerando assim desemprego e fome.

Antigamente os trabalhadores eram totalmente explorados, seus chefes queriam que eles comessem enquanto trabalhavam.

No filme Charlie Chaplin ficou louco de tanto trabalhar, foi internado num hospício e quando saiu encontrou-se desempregado, ou seja, foi vítima de seu próprio emprego.



27 de setembro de 2010 14:16



Milena Roberta disse...

Na revolução industrial o trabalhador foi substituido pelas maquinas causando desempregos.

as impresas exploravam mais ainda os trabalhadores porque queriam uma maior produção! apesar de colocarem maquinas no lugar de trabalhadores pelo lado positivo até que é bom porque os produtos seriam de melhor qualidade ao consumidor. já pelo negativo cresceria mais ainda o desemprego e isso nao é bom. no filme charlie chaplin foi dado como louco de tanto trabalhar e internado em um hospicio, ao sair ele estava desempregado.



27 de setembro de 2010 15:27



Cαίqυє¹ Style disse...

Aluna:Rozieli Inacio de Almeida N° 37

2°ano B

Tempos Modernos



Conta a história de homen que trabalhava em uma indústria,e ele acabou ficando louco de tanto apertar parafusos ,ele não tinha descanso.Depois de uma crise de ataque ele foi internado em uma clinica pisciquiatrica,e algun tempo depois ele saiu de lá.Saindo da clinica,quando ele foi atravessar a rua, passou um caminhão e deixou uma bandeira vermelha cair ele então pegou e começou a acenar com a bandeira para tentar chamar atenção,quando derepente apareceu um monte de pessoas atraz dele protestando.Mas ele não viu, e a policia chegou para prender ele porque eles penssaram que ele era o lider do protesto por ele estar na frente de todos os protestantes.



28 de setembro de 2010 08:49



erylayne disse...

Jéssica Thais n°:20



O filme relata que com a Revolução Industrial,onde trabalhadores são trocados por maquinas. Em uma fabrica com muita mão de obra, o chefe quer mais rapidez dos seus funcionarios,ele vê que a hora tem que parar de trabalhar para comer perderia tempo, pois alguns inventores construiram uma máquina onde não é precisava parar para comer, pois podia trabalhar e comer ao mesmo tempo, mais a criação não foi realizada com sucesso. Mas mesmo assim o chefe queria mais trabalho,então com sua ambisão foi aumentando sua produção,aumentando o volume de trabalho,seus funcionarios com o trabalho essecivo acaba deixando-os loucos.

Esse filme relata que com o tempo passando a produção aumentando, e as máquinas entrando em circulação dando muito mais produção do que os funcionarios com mão-de-obra.



28 de setembro de 2010 09:48



erylayne disse...

ERYLAYNE n°13

O filme retrata sobre Revolução industrial a onde os funcionarios trabalhavam muitos nas industrias de mecanismo, e seus patrão queriam exploram para a produzirem mais muito mais do que eles produziram até em horarios de almoço que seriam horarios para os funcionarios descançarem eles queriam que fabricarem mais. Eos funcionarios começaram a ser susbtituidos por maquinas e assim varias pessoas perderam empregos. assim o filme diz que o Carles Chaplin ficou louco e depois de sair do hospicio saiu desempregado e depois foi preso com a rebelião.



28 de setembro de 2010 10:00



Douglas disse...

logo apos a revolução industrial os trabalhadores eram sujeitos a exploração pelas fabricas tinhan que trabalhar mais e mais rapido para almentar a produção No filme, Charlie Chaplin conta isso um homen que trabalhava tanto que mesmo quando não estava trabalhando so pensava no trabalho .

o trabalho tava deixando ele louco seu patrão queria que ele comece trabalhando e assim foi a revolução os trabalhadores passou a ser substituido por maquinadeixando muita gente sem emprego



29 de setembro de 2010 12:25



Nara Dantas disse...

Indianara Dantas n° 18



O filme mostra a substituição da mão de obra humana por máquinas e trazendo o desemprego, pois usa menos tempo e produziam muito mais. Os donos das fábricas exploravam muito seus trabalhadores, para que eles só pensassem em trabalhar, na hora de se alimentar os donos queriam que os trabalhadores fizessem tudo ao mesmo tempo como '' comer e trabalhar '' .

No filme Charlie Chaplin fica louco com o ritmo intenso do trabalho onde consegue o seu ganha pão. Demitido, acaba parando em um hospital. E quando sai para ter sua vida normal acaba preso como um agitador comunista e por engano entra numa rebelião. Em meio a toda essa confusão, ainda arruma tempo para ajudar uma jovem órfã.



29 de setembro de 2010 12:29



matheus disse...

rodrigo







logo apos a revolução industrial os trabalhadores eram sujeitos a exploração das fabricas ele exploravamtanto os trabalhadores que estavam testando uma maquina para que eles se alimentasem enquanto trabalhavam para não parar a produção muitos trabalhadores não aquentava tanto serviço e acabavam ficando loucos ficando sem emprego,ai ta o poplema acabaram ficando desempregados



29 de setembro de 2010 12:44



matheus disse...

a revolução industrial teve pontos bons e pontos ruins seus pontos bons mas produção e pouco tempo e baixo custo de manutenção

seus pontos ruins foram o grande numero de desemprego nas fabricas dos trabalhadores.

os que ficaram ficaram pra manuseia as maquinas na empresa.

temos um exemplo disso em sonora na usina sonora as maquinas começa a substitui os trabalhadores no corte da cana as maquinas são mais rápidas produzem em menos tempo e tem baixo custo para manutenção e não agridem o meio ambiente como e feito com os corta-dores de cana e preciso queima para depois corta acho que e a revolução e boa mas também tem pontos negativos



29 de setembro de 2010 13:01

2 comentários:

alan disse...

muito interesante
O filme mostra um pouco sobre o processo de mecanização das indústrias.

Antes da Revolução Indústrial, os trabalhadores eram explorados, eles passavam horas e horas trabalhando sem parar e fazendo o mesmo serviço sempre.

{As indústrias ainda pagam mão de obra, mas não é como antigamente. As indústrias colocam máquinas no lugar de pessoas. Isso é bom porque temos mais qualidade nos produtos que compramos, mas, por outro lado é ruim porque as máquinas ocupam o lugar dos homens, e assim os deixam desempregados.}

alan disse...

muito legal!

{
O filme mostra um pouco sobre o processo de mecanização das indústrias.

Antes da Revolução Indústrial, os trabalhadores eram explorados, eles passavam horas e horas trabalhando sem parar e fazendo o mesmo serviço sempre.

As indústrias ainda pagam mão de obra, mas não é como antigamente. As indústrias colocam máquinas no lugar de pessoas. Isso é bom porque temos mais qualidade nos produtos que compramos, mas, por outro lado é ruim porque as máquinas ocupam o lugar dos homens, e assim os deixam desempregados.}