domingo, 16 de outubro de 2011

Tema: Reforma Religiosa. Turmas: 1º "A" ,"B" ,"C", "D","E". Sinopse do filme "Lutero" e proposta de atividades.

Lutero — breve sinopse
Disponível em: http://www.ccmn.ufrj.br/extensao/material/SEE_historia_69_120.pdf


(Luther), Alemanha e EUA, 2003, Eric Till.

Duração: 112 minutos

         Após quase ser atingido por um raio, Martim Lutero (interpretado pelo ator Joseph  Fiennes) acredita ter sido alvo de um chamado divino. Ele se retira para um monastério, mas logo se vê atormentado pelas práticas mercantis adotadas pela Igreja Católica  à época.
        Então, prega suas 95 teses protestantes nas portas da Igreja do Castelo de  Wittenberg, envolvendo-se numa disputa teológica em razão da qual passa a ser perseguido. Pressionado para que se redima publicamente, Lutero torna-se insubmisso e desafia a Igreja a comprovar que as suas teses contrariavam a Bíblia.
        Excomungado, foge e inicia a luta por seus ideais religiosos.

    
 
PROPOSTA DE ATIVIDADES (postar em comentários):
1. Como você resumiria o fi lme Lutero?


2. De quais seqüências você mais gostou? Por quê?

3. Explique por que Lutero se insurge contra as práticas da Igreja.

4. O que eram as indulgências? Cite duas.
 
5. Descreva três itens importantes das 95 teses de Lutero contra a Igreja Católica


6. De acordo com o fi lme, quais foram as principais personagens da Reforma?

7. Por que os adeptos das idéias de Lutero passaram a ser chamados de protestantes?

148 comentários:

Anônimo disse...

1) Como um homem que lutava pela reforma da igreja Católioca mais que não teve muito sucesso porque ele foi expulso da igreja católica depois de ser humilhado tendo que se ajuelha e pedir perdão por tudo que disse. Mais ele não fez isso e foi expulso.

Anônimo disse...

Nome: Cíntia. Série: 1ºE. Nº: 04.

Como um homem que lutava pela reforma da igreja católiica mais que não teve muito sucesso porque ele foi expullso da igreja católica depois de ser humilhado tendo que se ajuelha e pedir perdão por tudo que disse. Mais ele não fez isso e foi expulso.

Anônimo disse...

Nome:Luziene Serie:1ºE


1)Lutero foi um homen muito importante para a igreja lutero não teve muito sucesso pois logo foi expulso da igreja por ser contra alguas coisas da igreja.

Anônimo disse...

aluna:Marta lopes de Andrade
1°ANO 'E'.

1:Eu resumiria o filme em homem que lutava contra as indulgências da igreja católica,e pela reforma da igreja.Contando sempre com a influencia de seu pai.

Anônimo disse...

nome: Guiniver Soares Nº 17 1ºE

1- lutero foi atingido por um raio, e acreditou ser um chamado divino então resolveu ser padre, mais não concordava com os aspectos criminosos da igreja catolica como a pratica de cobrar indulgencias e outras pratricas que ele não concordava, ele então formou a primeira igreja proteste (a igreja luterana).

2- eu goste mais quando ele pregou as 95 teses na porta da igreja, por que ele sabia dos erros da pratica de indulgencias e quis alertar as outras pessoas. E tambem quando ele consegue celebrar sua primeira missa, por que ele celebrou-a de frente para o plubico.

3-por que ele não concorda em que os cristãos romanos eram melhores que os gregos, também não concordava com a pratica de indulgencias por que pra ele as pessoas tinham que ser boas pra conseguir um lugar no céu, mais para as pessoas daquela epoca bastava comprar um pedacinho do céu.

4- era a pratica de cobrar por pedaços do céu e até mesmo pelo perdão em diversos pecados.

5- a pregação de indulgencias, que quanto mais dinhero pagavam mais longe a alma voava do pulgatorio e por que o papa não esvaziava o pulgatoio apenas por caridade se o faz atraves do dinheiro que emperga na construçaõ de uma basilica.


6- Martinho Lutero.


7- ele foram chamdos de protestantes por que, protestavam contra a igreja catolica.

Anônimo disse...

Nome:Amanda Lopes N°:02 Série:1°E

4) A indulgência é a eliminação total ou parcial das penas temporais do cristão devidas a Deus pelos pecados cometidos, mas já perdoados pelo sacramento da Confissão, na vida terrena.Purgatório o Doutrina da Igreja Católica

Anônimo disse...

Roberto Petry da Silva 1ºE
1)Como um grande acontecimento e uma nova Igreja Catolica onde tudo muda o jeito da missa e a pratica de indulgencia.
2) Da hora que ele pregou a teses na porta da igreja porque ele desafiou a igreja.
3)Porque ele nao concorda com a venda de indurgencia.
4)Era o pagamento de uma taxa para que a pessoa fosse salvo do inferno e poderia salvar seus familiares que ja morreram.Voce comprava um papel que seria sua salvaçao e pagava pra ver a cabeça de pedro e outros.
5)Estao errado os pregadores de indulgencias que dizem que um homem é libertado e salvo de todo castigo dos pecados pelas indulgencias papais.
*Eles pregavam que a alma voa para fora do Purgatorio tao logo tilinte o dinheiro jogado no caixa.
*Por que o papa nao esvazia o purgatorio apenas por caridade, se o faz atraves do dinheiro que emprega na construçao de uma basilica.
6)Martinho Lutero
7)Porque ele protestava contra a igreja nao aceitava a pratica das indulgencias e nao aceitava o jeito da missa ele queria que fosse pregado de frente para o povo e falassem uma lingua que eles entendesse.

Anônimo disse...

NOME : FABRICIO DIAS SERIE: 1 E°

1) BOME EU RESUMIRIA QUE ESSSE FILME MOSTRA TUDO QUE ACONTECEU NA REFORMA RELIGIOSA
2)BOM EU GOSTEI DO COMEÇO DA CENA QUE ELE ESTA EM UM PASTO . E ESTA CAINDO MUITOS RAIOS ELE FALA SE SAISE VIVIO DA LI ELE IRIA SI TORNAR PADRE.
3) ELE INSURGI CONTRA A PRATICA RELIGIOSA POR QUE A IGREJA INVENTAVA INDURGENCIAS PARA PEGAR DINHEIRO.
4)BOM A INDURDGENCIA ERA PAGAR A ENTRADA PARA O CEU. E DE SUA FAMILIA E TANBEN FAZER MILAGRE. 5)BOM O PAPA E AS NORMAS DA IGREJA.
7)POR QUE LUTERIO E SEUS SEGUITODORE ERA EM ALGUMAS COISAS CONTRA AS NORMAS DA IGREJA.

Anônimo disse...

1° ano E
nome: Priscila

1:O Filme Lutero,ele se resume em acontecimentos contra a igreja católica e varias situaçoes que lutero achava que a igreja fazia errado,como as relíqueas,indulgencias, e a partir daí ele cria a igreja luterana.

2.Quando ele foi falar com o cardial ,sobre as teses e por causa disso ele foi pra o julgamento ,mas ele nao foi condenado.

3.Porque essas práticas eram ilegal,nao tem se o direito de fazer cobrança para as pessoas serem salvas,e as relíqueas,as prostitutas com os padres....

4.cobrança feita pela igreja para as pessoas serem salvas assim dizia a igrja.

5.estão errados os pregadores de indulgências que dizem que um homem ée libertado e salvo de todo castigo dos pecados pelas indugencias papais .
eles prgam que a alma voa para fora do purgatória tão logo tilinte o dinheiro jogado na caixa
e porque o ppa nãao esvaziava o pulgatório apenas por caridade,se o faz através do dinheiro que empppprga na construção da bas[ílicas .



6. lutero,cardial,os papas e sacerdotes



7.porque eles tomaram medidas que empediam cada estado adotar sua própria religião.prostetantes para designar os cristão não-católicos.

Anônimo disse...

nome:Bruno freitas nº 03 serie 1 ano E 1 que o Lutero queria o defender os povos que compravam indulgência e depois disso ele brigou com a igreja catolica e por isso ele foi expulso.
2 cenas que ele falava que era contra contra indulgência.
por que eu concordo que nos pra ser salvos e pela fé e nao pelo dinheiro.
3 é que ele era muito contra a igreja de cobrar idulgencia, e falar que as reliqueas era abençoadas.
4 as indulgências era que eles falavam que o homem é libertaado e salvo se pagar indulgência.
5 Estão errados os pregadores de indulgência que diziam que um homem é libertado e salvo de todo castigo dos pecados pelas indulgência papais.

Anônimo disse...

Juliana C. De Souza n 22 1E
Lutero, esse filme mostra as críticas que Martinho fazia da igreja catolica sobre suas atitudes.Ele lutava para não ter o pagamento de indulgência.
A parte que mais me chamou atenção no filme foi quando Martinho enfrenta a igreja e fala que em muitos aspectos a igreja esta errada.
indulgências era uma forma de pagamento onde os fieis pagavam para a igreja com o fim de obter perdão aos seus pecados.
O pagamento de indulgências é errado pois dizem que um homem é liberto de seus pecados.

Anônimo disse...

nome:Wagner Cavalheiro Avila N:42 serie:1° ano E

1)Que mostra na antiguidade na igreja católica avia barbaridas .coisas muito errado.

2)na hora que lutéro estava fugindo dos raios e pode acredita na benção divina de deus.

3)robar em nome em nome de deus,


4)eles pregam que a alma voa para pulgatorio tão logo tilinte o dinheiro jogado caixa,que pagando uma taxa em dinheiro sua alma ja estaria no pariso

Anônimo disse...

Agnes Gomes da Silva n°01 1°E
1)Lutero era um homem queservia a Deus mas questionava a igreja católica, ele foi pra Roma e ficou escandalisado com o povo de lá.o povo adorava imagens(os santos era remédio para o povo),dinheiro, e prostituição. pagavam indulgencias a igreja católica achando que assim iria conquistar a sua salvação.
2)uma cena que achei muito interessante. São Cipriano afirma:"Fora da Igreja Romana não existe salvação".
Mas Lutero discorda e afirma:"Existe salvação fora da Igreja, mas não fora de Cristo".
3)Ele defendia que a missa deveria ser feita para o povo, no idioma em que as pessoas entendiam, ele se espantou quando chegou em Roma e viu o povo pagando indulgencias pra igreja e achava que tinha conquistado a salvação. tudo sendo comercializado pelo povo e pela igreja.
4)cobrança pela igreja, as pessoas pagavam e conquistavam a sua salvação.
5)

Anônimo disse...

nome;Maiany de Alencar n=28 1 ano e 1= Como uma pessoa que queria pregar a palavra. 2=A do trovão que cai,e que é so ele pedir ajuda para Deus que Deus o auda. 3=porque as praticas de igreja catolica de punir os principais reformadores. com isso esperavam que as ideias dos reformadores fosse sufocada. 4=indulgencia era umas das formas que a igreja catolica tinha de ganhar dinheiro eles afirmava que se ospovos pagar uma certa quantidade em dinheiro para a igreja a familia deles eram salva ireiam para o ceu. 5= eles pregam que a alma voa para fora do purgatorio tão logo tilinte o dinheiro jogado na caixa. porque o papa nao esvaziava o purgatorio apenas por caridade se o faz atravez do binheiro...(fazendo...)

Anônimo disse...

Cristianne Lunelli (06) - 1º ano 'E'
_____________________--
1- O filme fala sobre um homem que tomou um raio e por isso acreditava que aquilo era um sinal pro teu futuro! E resolveu então ir para o monastério e virar padre. Quando foi rezar sua primeira missa, ele gaguejou um pouco e seu pai ficou furioso. A missa era de costas :s
Depois de um tempo ele aprendeu a fazer do seu jeitinho as missas, começando por dar as missas de frente pro pessoal com o idioma falado na cidade e com assunto debatente. Assim as pessoas entendiam mais e reclamavam menos. Isso foi só o começo, ele mudou muito a igreja católica, uma eterna ' reforma religiosa'
_______

2- Eu gosto da parte em que ele da a missa de pé e voltado pras pessoas, falando a linguagem normal e gesticulando. Isso mostra que ele sabe o que as pessoas pensam e tenta mudar aquela pratica meia chata que era de dar a missa em pé. virado de costas e somente em Latim.
________

3 - Ele fica muito bravo com as praticas, pois ele percebe que os padres e bispos fazem de si proprios ' DEUSES' vendendo indurgências, ele não se agradou muito com isso.
__________

4- As indulgências eram praticas religiosas que os padres e bispos praticavam pra arrancar dinheiro das pessoas. Se eles precisassem de dinheiro, pra arrumar algo da igreja ou fazer qualquer outro tipo de coisas ele faziam cartas e até mesmo passagem para o céu quando a pessoa morresse. As cartas poderiam até salvar quem ja tinha falecido, levando-os para um lugar melhor no paraiso. Havia cartas que voce comprava, subia não sei quantos degraús e ja estava salvo. Isso eram as indulgencias.
_______________-

5 - 82) Por que o papa não esvazia o purgatório apenas por caridade, se o faz através de dinheiro que emprega na construção de uma basilica?
27) Eles pregam que a alma voa para fora do purgatorio tão logo tilinte o dinheiro jogado na caixa.
21) Estão errados os pagadores de indulgencias que dizem que um homem é libertado e salvo de todo castigo dos pecados pelas indulgencias papais.
____________-

6 - Lutero, o papa e as normas da igreja.

____________
7 - Em 1529, nobres alemãs luteranos protestaram contras as medidas que impediam cada estado de adotar sua própria religião. Foi apartir desse protesto que se difundio o nome ' protestante ' para designar os cristãos não-católicos.

Anônimo disse...

Fernanda Kelly n:16 1°ano E

1)A sua primeira missa foi na Alemanha e ele tinha que falar em latim e de costa para o povo.
Os Antigos achavam as abelhas mais preciosas do que os escravos.Quando um menino (THOMAS)se suicidou ele disse que o menino estava possuido e o enterrou no solo em que eles achavam sagrado.
Ele era um aluno muito brilhante.Ele defendia que a missa tinha que ser feita para o povo.Mas a igreja não aceitou e ele foi caçado,ele saiu e fundou sua propria igreja LUTERANA.
__________________________________
2)Eu gostei da parte em que ele é quase atingido pelos raios.Eu gostei muito porque foi depois disso que ele decidiu virar padre.Eele tinha muita fé e conciderou isso uma chamado de deus para ele.
_____________________________________
3)Porque a igreja ganhava dinheiro por exemplo com a indulgencia, por exemplo a que eles pagam moedas para comprar a salvação eterna.
_________________________________
4)Era o perdão dos pecados.Tinha a indulgencia que eles vendiam imagems de santos ,e falavam que curavam doenças, e a indulgencia que eles vendiam a slavação por moedas e as pessoas tinham que subir uma escada e quando chegasse ao final a pessoa estaria livre do purgatorio.
____________________________________
5)21-Estão errados os pregadores de indulgencias que dizem que um homem é libertado e salvo de todo castigo dos pecados pelas indulgencias papais.

27-Eles pregam que a alma voa para fora do purgatorio tão logo tilinte o dinheiro jogado na caixa.

82-Por que o papa não esvazia o purgatorio apenas por caridade, se faz o através do dinheiro que emprega na construção de uma basilica.
_____________________________________
6)Os principais são:Martinho Lutero,O papa e as normas da igreja
______________________________________

7)Em 1529, nobres alemães luteranos protestaram contra as medidas que impediam cada estado de adotar sua própria religião. Foi a partir desse protesto que se difundiu o nome protestante para designar os cristão não-católicos

Anônimo disse...

Nome: Wallisson Diego Nº 37
Serie: 1°Ano E

1) Em homem cheio de vontade que luta contra as regras que existia na quela época, e que conseguil o que ele mas queria ao ter certeza do que queria, que aliais era ser menbro da igreja catolica, que ao receber um chamado de Deus ele passou a ter certeza que a quele caminho era o certo.

2)A parte que mas me chamou atenção foi a parte em que lutéro reuni todos em sua igreja e começou a falar palavras que chamou muito atenção de todos, todas as pessoas que estava ali, conpartilharam fazendo muito silêncio e ouvindo o lutéro falar. Aquela hora todos prestaram muita atenção e concerteza tomaram coragem para encarar muitos desafios.

3)Por que as praticas da igreja da catolica eram muito rigidas, pois eles roubavam, e por roubar dinheiro em nome de Deus.

4)
(ta fazendo)

Anônimo disse...

Raissa Amorim N°33 1°E


1:Como uma das maiores reformas que houve dentro da igreja católica.Feito por um jovem padre o Lutero.

2:De quando o Lutero muda o jeito de fazer as missas.

3:Por que ele não achava certo o jeito deles agirem dentro e fora da igreja, com a população.

4:As indulgcias eram perdão dos pecados, ou seja as pessoas tinha que parga para não irem para o inferno ou para sauvar algum membro da família.

5:Tese 27:Eles pregam que a alma voa para fora do purgatório tão log tilinte o dinheiro jogado nba caixa.

Tese 82: Por que o papa não esvazia o purgatório apenas por caridade,se o fz atravéz do dinheiro que emprega na constução de uma basíolica?

Tese 21: Estão Errados os pregadores de indurgências que dizem que um homem é libertado e salvo de todo castigo dos pecados pelas indulgências papais.

Anônimo disse...

Lunara nº26 1°E
1-Lutero é um jovem que se torna cristão, porém conhecendo as práticas da igreja passa a protestar contra elas provocando uma reforma dentro da igreja.

2-

3-Porque ele sabe que essas práticas são contra o que a bíblia diz.

4-A cobrança por documentos que segundo o papa garantiriam a salvação dos fiéis.

5- 1-Estão errados os pregadores de indulgências que dizem que um homem é libertado e salvo de todo castigo dos pecados pelas indulgências papais.
2-Eles pregam que a alma voa para fora do purgatório tão logo tilinte o dinheiro jogado na caixa.

6-

7-Porque protestavam contra as prática da igreja católica.

Anônimo disse...

Nome:lucas gabriel ENDERCELIO nº25 e 11. serie:1 ano:E
1-
Eu resumir o filme Resume tres partes uma comflito dois indurgencias e por ultimo a Retrataçao.

2-Eu gostei da parte que um homem queimava a mao para se mostra poderoso para aquelas pessoas pobres.

3- Porque ele achava errado cobra endurgencia.

4-dizem que o homem e salvo e libertado de todo castigo dos pecados pelas indulrgencias papais.

Anônimo disse...

Rafaela R.D.P Nº32 1ºE


1-Lutero aprofundou-se





2-Gosto da parte em que ele vai rezar a
missa,e fala de tudo o que ele viu aonde ele tinha ido passar um dia.Falou que ainda tinha apóstolos internados
em um hospital,e etc.

3-porque ele sabe que essas praticas são
contra a bíblia

4-




5-1=Eles pregam que a alma voa para fora do purgatório tão logo tilinte o
dinheiro jogado na caixa.

2=porque o papa não esvazia o purgatório apenas por caridade se o faz através do dinheiro que emprega na construção d uma basilica.

3=estão errados os pregadores de indulgencia que dizem que um homem é libertado e salvo de todo castigo dos pecadores pelas indulgencias papais.


6=Lutero,o padre,papa.etc

7=Porque ele falava oque dizia na biblia de verdadee não mintia.

Anônimo disse...

Alany Caroline 1anoE
04:eles vendiam objetos sagrados,e a cobranças de indurgencias .Eles pagavam para ter um milagre se voçe pagasse e rezava e voçe exemplo:tirava seu pai do purgatorio.

01:foi um filme de muitas curiosidades,teve muitas reformas e tambem acontecidos.E tambem o filme mostrou tudo que a igreja catolica fazia.

02:Foi quando Lutero começou a fazer a missa de frente para o publico.porque os outros padres so faziam a missa de costa para o publico.

03:Que Lutero vai para a Roma ele viu barbaridades sobre a igreja ele viu os padres juntos com prostitutas e tambem pagando para entrar no ceu.
06:o propio Lutero.

07:eu acho que é porque eles viram que Lutero tava falando a verdade eles só falavam mentiras.E tambem lutero disse:que cristo nao esta nos ossos dos santos mas sim ajudando uns aos outros.e tambem disse que o papa interpreta as escrituras.

05:27;eles pregam que a alma voa para fora do purgatorio tao logo tilinte o dinheiro jogado na caixa.
82;porque o papa nao esvazia o purgatoro apenas por caridade se o faz atravez do dinheiro que emprega..

Anônimo disse...

Nome: Joice Ramos N° 20
Série: 1° ano E

1. Lutero era um jovem que lutava pela reforma da igreja.Quase foi atingido por um raio,e acreditava que era um chamado de Deus. Foi perseguido após pregar suas 95 teses. Lutero lutava contra as indulgências.

2. A forma com que ele enfrenta a igreja,


4. Indulgências era uma forma de pagamento para a igreja, os que compravam objetos, na troca recebia o perdão.

Anônimo disse...

Nome:Amanda Lopes N°:02 Série:1°E

6) Martinho Lutero

Anônimo disse...

Nome:Heliton Nery N°18 Serie:1° E

1) Eu ressumiria o filme em que as Igreja fazia muitas coisas erra.

2)Quando quase cai um raio na cabeça de Luteru


3)Robar em nome de Deus


4)era por paga por pedaço do céu

Anônimo disse...

kátia 1 ano E
1- nesse filme demonstra tudo que aconteceu durante a reforma religiosa se fantasia os fotos ocorridos.
2-E a cena em que ele amaça aquele papel que diz que compra a entrada para o céu eu gostei dela por que ele era contra a tudo aquilo.
3-porque ele sabia que aquilo que era praticado era contra o que estava escrito na bíblia.
4-indulgencia era pagar para a igreja para poder ser abençoado por Deus dois exemplos disso: e pagar a entrada para o céu de algue da sua família ,e também pagar por milagres .
6-lutero,o papa e as narmas da igreja.
7- porque lutero e os seus seguidores era contra tudo que era feito na igreja católica por isso era chamado de protestante e foi lutero que mudou o jeito de se falar de Deus.
5-27 eles dizia que a alma saia do purgatório quando jogava o dinheiro na caixa

Anônimo disse...

Aluna:Enmili Paiva Nº:12 1ºano E
1)Que Lutero tinha inclinação para a vida religiosa, e que após quase ter morrido ele entrou na ordem dos Agostinianos,ele regressou profundamente decepcionado com o ambiente a corrupção e a avareza do clero.
2)de quando Lutero pregou as 95 teses na porta da igreja.Porque ele ele escreveu a mais pura verdade.
3)Porque a igreja censurava a usura e o lucro da igreja o ambiente de corrupção e a avareza que o clero tinha.
4)Indulgências era o perdão dos pecados.
5)Eles pregam que a alma voa para fora do purgatório tão logo tilinte o dinheiro jogado na caixa.

por que o papa não esvazia o purgatório apenas por caridade,se o faz atravéz do dinheiro que o emprega na construção de uma basilica.

Anônimo disse...

Aluna:Marta lopes de Andrade
1°ANO 'E'.

1:Eu resumiria o filme em homem que lutava contra as indulgências da igreja católica,e pela reforma da igreja.Contando sempre com a influencia de seu pai.

2:Eu gostei da cena em que ele estava dando aula paras seus alunos,e citava algumas das indulgências.Gostei porque nessa cena ele fala sobre as indulgências faz seus alunos ri muito.

3:Porque ele se da conta do que o papa estava fazendo,cobrando indulgências dos seus fieis para conseguir dinheiro para a reconstrução da basílica de sao pedro.

4:vender leite da virgem maria,vender espinhos que fizeram parte da coroa de jesus.

5:

Anônimo disse...

DAMARES 1 ANO e (08)

1)Que Lutero foi um sacerdote e percursor da reforma protestante.
Sua teologia desafiou a autoridade papal na igreja católica Romana, pois ele ensinava que a Bíblia é a única fonte de conhecimento divinamente revelada.


2)Da missa que ele fazia...Pois Lutero ensinava que a salvação não se consegue apenas com boas ações, mas de um livre presente de Deus.


3)Veementemente contestando a alegação de que a liberdade de punição de Deus sobre o pecado poderia ser comparada.


4)Era o perdão dos pecados, mediante determinado pagamento, destinado a financiar obras da igreja, os fiéis poderiam comprar a salvação eterna.


5)21)Estão errados os pregadores de indulgências que dizem que um homem é libertado e salvo de todo o castigo dos pecados pelas indulgências papais.

5)27)Eles pregam que a alma voa para fora do purgatório tão logo tilinte o dinheiro jogado na caixa.

5)82)Porque o papa não esvazia o purgatório apenas por caridade, se o faz através do dinheiro que emprega na construção de uma basílica?

Anônimo disse...

Daniela Nunes 1° E
Nº09

1-lutero pregou suas 95 teses na porta da igreja, por essa razão foi perseguido e depois de quase ser atingido por um raio ele acredita ter sido agraciado com o poder de Deus, ele acredita ter sido salvo.

2-A parte que mais me chamou a atenção foi a qual ele tentou celebrar sua primeira missa, e após seu fracasso, seu pai saiu da igreja revoltado, Lutero tentou alcançar seu pai para conversar, mais foi em vão pois ele nao quiz ouvir explicações.

3- Lutero nao concordava com a pratica de indulgencias, porque para ele as pessoas tinham que conquistar seu lugar no reino de Deus, mais naquela epoca as pessoas compravam um lugarzinho no céu.(e pensavam que ia mesmo).

4-Era a pratica de comprar pedaços no céu e de pagar para ser perdoado pelo seus pecados.

5-

6-Martinho Lutero

7-ele eram chamados de protestantes porque, protestavam contra a igreja catolica.

Anônimo disse...

Nome: Andresa dias de castro N°4 SÉRIE:1°c
1- Um bom homem que lutava para ver a salvação de um povo. Quando alguém precisava de sua ajuda ele estava pronto para ajudar. Muitas coisas boas ele fez como a reforma da igreja católica.
Lutero foi expulso por não concordar com algumas normas da igreja.

Anônimo disse...

Eu resumiria que era um homem que lutava pela da igreja mais não consegue.Depois ele e expulso da igreja católica ele não aceitava o jeito que a igreja agia e ser comportava

Anônimo disse...

Higor Neves nº 15 1ºC tema: Reforma Religiosa



1. Como você resumiria o fi lme Lutero?
Lutero era um homem que lutava contra a igreja católica. mais ele foi expulso porque queria acabar com a escracvidão.



2. De quais seqüências você mais gostou? Por quê?
O modo deles resarem... Porque era um tipo diferente e interessante.


3. Explique por que Lutero se insurge contra as práticas da Igreja.
Porque a igreja tinha várias tipo de leis e politicas muito escravista.


4. O que eram as indulgências? Cite duas.O sacrifio e o trabalho de escravo.



5. Descreva três itens importantes das 95 teses de Lutero contra a Igreja Católica.
Estao errado os pregadores de indulgencias que dizem que um homem é libertado e salvo de todo castigo dos pecados pelas indulgencias papais.
*Eles pregavam que a alma voa para fora do Purgatorio tao logo tilinte o dinheiro jogado no caixa.
*Por que o papa nao esvazia o purgatorio apenas por caridade, se o faz atraves do dinheiro que emprega na construçao de uma basilica.



6. De acordo com o fi lme, quais foram as principais personagens da Reforma?
Martinho Lutero


7. Por que os adeptos das idéias de Lutero passaram a ser chamados de protestantes?


Porque ele protestava contra a igreja católica.

Anônimo disse...

JOÃO PEDRO AMORIM BOZOKI N° 20
1° ANO "C"
PROF: BEATRIZ FEITOSA
HISTÓRIA



PROPOSTA DE ATIVIDADES (postar em comentários):
1. Como você resumiria o fi lme Lutero?

UM HOMEM QUE FOI CAPAZ DE ENFRENTAR A RELIGIÃO,E MOSTRAR PARA A SOCIEDADE QUE O SER HUMANO NÃO ERA UM SER APRISIONADO...

2. De quais seqüências você mais gostou? Por quê?

A CENA DO INICIO DO FILME ONDE ELE SE SALVA DOS RAIOS, POIS ELE QUE NÃO ERA
UM FORTE CRISTÃO E JURA VIRAR PADRE SÓ PARA SE SALVAR ...

3. Explique por que Lutero se insurge contra as práticas da Igreja.

PORQUE A IGREJA TINHA PODER SOBRE AS PESSOAS QUE ALI VIVIAM , ENTÃO ELA RESOLVE DAR MAS LIBERDADE AOS POVOS ...

4. O que eram as indulgências? Cite duas.

Uma indulgência, na teologia católica, é o perdão ao cristão das penas temporais devidas a Deus pelos pecados cometidos na vida terrena. Estas indulgências são concedidas apenas depois que o pecado e o seu imanente castigo de danação eterna tenham sido perdoadas pelo Sacramento da Reconciliação, ou Penitência, servindo para perdoar apenas as "penas temporais" causadas pelo pecado, ou seja, para reparar o mal causado como conseqüência do pecado, através de ações piedosas.

5. Descreva três itens importantes das 95 teses de Lutero contra a Igreja Católica

21-ESTÃO ERRADOS OS PREGADORES DE INDULGÊNCIAS QUE DIZEM QUE UM HOMEM É LIBERTADO E SALVO DE TODO CASTIGO DOS PECADOS PELA INDULGÊNCIA PAPAIS .

27-ELES PREGAM QUA A ALMA VOA PARA FORA DO PURGATÓRIO TÃO LOGO TILINTE O DINHEIRO JOGADO NA CAIXA .

82-POR QUE O PAPA NÃO ESVAZIA O PURGATÓRIO APENAS CARIDADE , SE O FAZ ATRAVÉS DO DINHEIRO QUE EMPREGA NA CONSTRUÇÃO DE UMA BASÍLICA ?

6. De acordo com o filme, quais foram as principais personagens da Reforma?

MARTHIN LUTHERO E A PRÓPRIA IGREJA .

7. Por que os adeptos das idéias de Lutero passaram a ser chamados de protestantes?
POIS ERAM O QUE ELES FAZIAM PROTESTAR CONTRA A IGREJA CATÓLICA .

Anônimo disse...

Nome:Suellen marques 1°c n°:36
1:O Filme Lutero,ele se resume em acontecimentos contra a igreja católica e varias situaçoes que lutero achava que a igreja fazia errado,como as relíqueas,indulgencias, e a partir daí ele cria a igreja luterana.

2:Quando ele foi falar com o cardial,sobre as teses e por causa disso ele foi para o julgamento,mas nao foi condenado

3:



4:Era a pratica de cobrar os pedaços do ceu e ate mesmo delos pecados.

5:



6:Lutero,Cardial

7:Eles foram chamados de protestante porque eles prostestavam contra a igreja catolica

Anônimo disse...

Nome:Carina Série:1°C N°42
Lutero era um homem que lutava com suas forças pela reforma da igreja católica mas não teve por sua vez muito sucesso.Porque antes de chegar no sucesso ele foi expulso da igreja católica depois de ser humilhado teve que se ajoelhar e pedir perdão por tudo que Lutero disse.Mas ele não fez isso e foi expulso.Mas ele também foi um homem muito importante para toda a igreja católica............

Anônimo disse...

NOME:PATRICIA SÉRIE:1°C N°28

1) Como um homem que lutava pela reforma da igreja Católioca mais que não teve muito sucesso porque ele foi expulso da igreja católica depois de ser humilhado tendo que se ajuelha e pedir perdão por tudo que disse. Mais ele não fez isso e foi expulso.

Anônimo disse...

Nome: João Vitor G. Santana; Cristian.
Serie:1° ano C

1) Uma historia que retrata um homem que se revoltou com certas praticas religiosas da igreja católica, e que defendia que todos tinham o direito de estudar as escrituras. Lutero não aprovava a venda de indulgencia e a venda de relíquias religiosas.

2) A parte em que o menino se enforca e todos dizem que o menino ia para o inferno mas Lutero diz que quem não sabia o que era pecado não podia pecar.
Por que, isso é uma realidade que o povo não conhecia até então.

3) Por que ele tinha a consciência pesada pelas atitudes tomadas pelos lideres da igreja católica.

4) O ato de cobrar para perdão dos pecados e para garantir um lugar no céu apos a morte.

5) estão errados os pregadores de indulgencia. o papa não esvazia o purgatório somente por caridade. Aquele que vê um homem necessitado e não o socorre, e depois da dinheiro para perdões.

Anônimo disse...

nome:Rafael Oliveira
1°c
1) Lutero foi um homem muito importante
para a igreja católica.mas acabou sedo expulso por não concorda com algumas coisas da igreja.

2) A parte que Lutero chamava o povo para a igreja.isso ajudava o povo a se converte

3) Lutero não concordava com as indulgencia que acontecia porque as pessoas tinha que agir certo para ter um lugar no céu.

4) Era de cobrar pedaços do céu e o perdão por varios pecados.

Anônimo disse...

4) Indulgências era o pagamento, destinado a financiar obras da igreja, os fiéis poderiam comprar a salvação eterna.

5) 21- Estão errados os pregadores de indulgências que dizem queb o homem é libertado e salvo de todo castigo dos pecados pelas indulgênciaspapais.

27- Eles pregam que a alma voa para fora do purgatório tão logo tilinte o dinheiro jogado na caixa.

45- Os cristão deveriam aprender que todo aquele que vê um homem necessitado e não o socorre, e depois dá dinheiro para perdões, não está comprando para si a indulgência do papa, mas a cólera de deus.

6) Santo Augostinho e Santo Tomás de Aquino

Anônimo disse...

Nome:Vanusa Paes N°:38 Série:1°C

1) Um bom homem lutava pela reforma da igreja católica,não teve muito sucesso pois ele foi expulso da igreja,depois de passar por humilhações tendo que se ajuelha e pedir perdão pelas coisas que disse.Mas por não fazer oque devia foi expulso.

2) Eu gostei quando ele pregou as 95 teses na porta da igreja católica, ele sabia doa erros da pratica da indulgencias e quis compartilhar com as outras pessoas o que sabia "ele concorda ser salvo pela fé e não pelo dinheiro".

3) Ele queria que as pessoas boas conseguissem ir pro céu...

Anônimo disse...

1) Como um filme que ressalta os erros da igreja catolica na epoca ,que para eles não eram erros, era o correto ;Podemos até dizer que a igreja abusava da boa fé das pessoas para arrecadar fundos financeiros até que um homem chamado marthin lutero e começou a questionar os costumes da igreja ,e mais pra frente conseguiu a reforma.
Eu particularmente falando acho um absurdo ter que pagar para subir uma escada rezando um pai nosso a cada degrau para absorver meu parentes do purgatorio kk.

2)Quando ele questiona seu professor dizendo que não só os cristãs romanos seriam salvos , se os outros adoravam eles do mesmo modo.

3)Por que ele não achava certo as atitudes da igreja ex: rezar a santa missa de costas para o povo e em uma lingua que quase ninguem conhecia.

4) eram trubutos a igreja e farsas como Vender os pregos da cruz de cristo e vender um lugar no céu , onde ja se viu

João Victor costa 1°C Matutino

Anônimo disse...

NOME:Adriano da silva nº:1 série:1ºC
Exercícios
1)Lutério pela reforma da igreja católica mas ele não teve muito susseso foi expulso da igreja tendo que se ajoelhar e pedir perdão mais ele não pedio.

2)Eu gostei de quando ele pegou as 95 teses e pendurou na frente da igreja
porque ele conseguio selebrar a missa de frente para todos.

3)porque ele não concordava com um monte de coisas como a pratica da indugência em que tinha que pagar para ter um lugar no céu.

4)
era se aproveitar de quem tem menos.
pagar para ter um pedacinho no ceéu e pagar para ser perdoado.

Anônimo disse...

Nome: Crislaine Silva
1 º C Nº: 08

1) Eu resumiria o filme nas seguintes formas começando por ele ser um grande homem que lutava e defendia a igreja católica!
E segundo por que depois de tudo que fez ele acabou sendo humilhado e expulso da igreja por não ter pedido perdão por tudo que disse.

2) Quando ele conseguiu celebrar sua primeira missa.Porque ele celebrou de frente para toda a população.

3) Uma das coisas era porque ele não concordava com o que os cristão católicos tinha que fazer para conseguir um bom lugar no céu , para isso as pessoas precisava de ser boas e não er que comprar um lugar no céu.

4)Eram onde eles passavam a vender o perdão do pecado e por cobrar por um pedaço do céu.

5)por que o papa não esvaziava o purgatório apenas por caridade se o faz através do dinheiro que emprega na construção de uma basílica.

6)Martinho Lutero.

Anônimo disse...

aluna:andrelina
série:1°c

lutero era um homem que lutava pela a reforma da igreja católica, mas nunca teve sucesso com isso. ele pregou suas 95 teses na porta da igreja e foi perseguido por essa razão.após quase ser atingido por um raio, ele acreditava ter sido agraciado com o poder de DEUS.e acreditava ter sido salvo. a primeira missa que ele tentou celebrar mais não conseguiu foi rezada de costas para o publico. o pai de lutero sai revoltado da igreja pois o seu filho não conseguiu celebrar. lutero foi correndo para alcançar mais já era tarde, pois,ele não quis ouvir explicações nenhuma.

Anônimo disse...

Gustavo Silva Moraes N°14 1°C

1)Lutero lutava contra os absurdos pregados pela Igreja Católica,pois no meio de uma tempestade jurou ser padre.
Ele foi para a Igreja de Roma,onde limpava o chão,mas voltou pois achava errado o modo da Igreja agir.

2)Quando ele faz piadas com os absurdos que a Igreja pregava.

3)Por causa das indulgências que a Igreja cobrava,por ela vender lugares no Céu e vendiam até o perdão de Deus.

4) Eram tributos cobrados para serem salvos,libertos de pecados cometidos.

Anônimo disse...

O lutero no filme lutava para defender a reforma da ingreja que ele não aceitava o jeito que a ingreja se comportava mas lutero nãoteve chance e foi expulso da ingreja católica
2-da parte onde lutero fez questão de enterar o menino que foi enforcado
3-porque ele não aceita as condições que a ingreja coloca para seus fieis
4-as pessoas tinham que subir as escadas para conseguir um lugar no céu
os representantes da ingreja virava as costas para as pessoas e pediam dinheiro para as pessoas se libertar era uma coisa que eles acreditavam.
5-e a empregcão das indurgencias.

Anônimo disse...

Nome:givaldo n:13 serie:1ano c exercicio1 o filme fala de um homen que lutava pela reforma da igreja catolica ele lutava contra as indulgencias que a igreja cometia naquela epoca como vender um lugar no ceu ou salva as almas de seus parentes que ja moreram. exercicio 2 eu gostei da parte que ele é atigido por um raio porque ele vai se converte a igreja catolica e vai lutar contra as indurgencias cometida pela igreja exercicio 3 por que ele queria acabar com as coisas que acontecia naigreja exercicio 4 as idulgencias era vender umpedaço no ceu ou vender a salvação exercicio 5 eles pregam que a alma voa para fora do purgatorio tão logo tilinte o dinheiro jogado na caixa. por que o papa não esvazia o purgatorio apenas por caridade se ofaz atraves do dinheiro

Anônimo disse...

EU resumiria que era uma pessoa que lutava por a reforma da igreja.ele não aceitava como a igreja se comportava.e depois ele foi expulso.
2-na parte que lutero entrega o menino enforcado para seus pais emterar o corpo.
3-porque ele não acreditava que a igreja deveria agir daquela maneira e ele não concorda que os romanos são melhor que os gregos.
4-subir as escadas e pagar pelo seus pecados dando dinheiro para a igreja.
5-a pregação e inpugencias.
6- martinho lutero
7-ELES FORAM CHAMADOS DE POSTESTANTES.
REJANE 1 C

Anônimo disse...

Nome: Andresa dias de castro N°4 série:1°c
2- Eu gostei quando ele criticou a venda das relíquias, porque eles usavam aquilo para ter lucros e começou aparecer relíquias falsas.
3- Ele não concordava com a pratica de indulgências, porque no modo de pensar dele as pessoas tinham que ser boas para conseguir um lugar no céu.
4-É o perdão dos pecados e os fiéis poderiam comprar a salvação eterna.
5- A pregação de indulgências que quanto mais dinheiro ganhava mais longe a alma voava.
6- Martinho Lutero.

Anônimo disse...

suellen tainara 1°c n°37
1)em 1507 no meio de uma tempestade de uma hora para outra lútero resouveu ser padre,mas ele não conseguiu fazer a sua primeira missa na quele tempo o padre rezava a missa de costa o povo a missa inteira eles falavam em latim.lutero lutava pela reforma da igreja catolica
2)quando lutero pregou as 95 teses na porta da igreja e lutero sabia e queriam poupar as pessoas teve uma parte do filme que as pessoas pagava para salvar uma vida do purgatorio.
3)porque lutero não concorda que indurgencia que as pessoas tinham que ser boas e pagarem para entrar no céu e que os cristões romanos eram melhores que os gregos.
4)era combrar um pedacinho do céu os padres recebiam para o papa e as pessoas cobram ou para ele ou para alguem.
5)pregação das indurgencia que quanto mas pagava mais longe alma voava

Anônimo disse...

nome.dione
1.como um homem que lutava pela reforma da igreja catolica censurava a usura e o lucro excessivo e defendia o preço justo.

Anônimo disse...

nome: Ronaldo nunes Nº:34 série: 1ªano c
1) um homem que retrata medo e promete a deus que iria vira padre.mudou a forma de rezar interagiu com as pessoas. e lutou para que ou vê cer uma reforma para a igreja católica.e que acabacem as indulgências.
2)eu gostei das missas que era erada de costa em latim e ele mudou isso completamente virou-se para os fiéis e interagiu com as pessoas. os fiéis gostaram muito dele.
3)ele se insurgiu por causas das indulgências paga por os fiéis.
4)Indulgência eram moedas paga para que salva-se almas de parentes ou de si mesmo .uma delas eram subir rezado em degraus para salva alma do purgatório e do parentes.
5) 21-estão errados os pregadores de indulgências que dizem que um homem é libertado e salvo de todo castigo dos pecados pelas indulgencias papais.
27- eles pregam que a alma voa para fora do purgatório tão logo tilinte o dinheiro jogando na caixa.
82-por que o papa não esvazia o purgatório apenas por caridade,se o faz através do dinheiro que emprega na construção de uma basílica.

Anônimo disse...

nome;ronaldo alves nº33 serie;1ºanoc 1 a igreja catolica censurava a usura e o lucro excessivo e defendia o preço justo as pessoas tem que se salva pela fe nao pelo dinheiro 2para salvar uma alma era so colocar a moeda no caixa ea alma era salva presipeus da igreja catolica porque era uma otima indeia para roubar dinheiro 3 porque ele nao concodava com monte de coisa como a platica da indurgencia me que tinha que pagar

Anônimo disse...

1) COMO UM HOMEM QUE LUTAVA PELA REFORMA DA IGREJA CATÓLICA 2) eu goste mais quando ele pregou as 95 teses na porta da igreja, por que ele sabia dos erros da pratica de indulgencias e quis alertar as outras pessoas. 3)-por que ele não concorda em que os cristãos romanos eram melhores que os gregos

Anônimo disse...

Aluna:Cassandra Nº:5 Série:1ºC

1) Lutero foi um homem que lutou pela igreja católica, ele foi humilhado pele mesma porque não concordava com suas indulgencias e práticas criminosas, até que foi expulso por ir contra o comportamento da igreja onde o mesmo pregava suas missas.

2) Eu particularmente, prefiro a parte em que Lutero prega suas teses na porta da igreja, demonstrando que sempre iria lutar por aquilo que ele acreditava ser certo, mesmo se fosse contra as baixas atitudes da igreja católica.

Anônimo disse...

Nome:Jasminni
Serie:1°ano C
N:18
1)Eu resumiria o filme como um periodo onde surgi uma pessoa capaz de enfrentar a Igreja Católica. Sendo contra as praticas da Igreja como as relíqueas,indulgencias, e a partir daí ele cria a igreja luterana.

2) O que me chamo a atençao foi onde ele dialogava com os fiéis, fazendo piadas das praticas da igreja.

3)Pois ele se sentiu frustado ao ver padres praticando a prostituiçao,pessoas sem condiçoes usando seu misaro dinheiro para compra um lugar no céu.

4)Era o ato de cabrar os perdoes dos pecados onde garantia um lugar no céu até mesmu a salvaçao de pessoas ja mortas.

5) Estao errados pessoas que defendia e praticava a pratica de cobrar por um lugar no céu; Assim que um certo papel caia na caixa almas eram libertas do purgatório; A pratica de pagar por nao ter socorrido quem precisava.

Anônimo disse...

Nome: Juliana Lopes n°22
Serie : 1ºC

1) Lutero, apos quase ser atingido por um raio, acredita ter recebido um chamado, ele jurou ser padre por isso. Porem, foi professor formado em religiao, sua segunda missa foi em Mengbek.

2) Quando ele chegou em Roma e viu todos aqueles cristãos pagando pra salvar suas almas e rezando de joelhos no degrau da igreja . Pois ele lutero queria que os critaos fossem salvos pela sua fé , e não pagar para ser salva.

3) Por a venda de reliquia, e por pagarem por sua salvação

4) era a forma de cobrar a salvação e o mesmo pelo perdão de diversos pecados.

5) Eles pregavam que a alma voa para fora do Purgatorio tão logo tilinte o dinheiro jogado na caixa.
Por que o papa não esvazia o Purgatoyio apenas por caridade, se o faz atraves do dinheiro que emprega na construção de uma basílica?

6) Martinho Lutero .

Anônimo disse...

01. Um homem que foi expulso porque lutava pela refortma da igreja Catolica , e foi obrigado a falar em publico que tudo era mentira o que ele pregava . Mas ele não não foi então foi expulso.

02. Da aparte em que o padre queima a mão falando que não esta doendo, porque Deus tirou a dor dele, ele mostra que para ter salvação tem que pagar taxas para igreja.

03. Ele se revolta porcausa da pregação que o padre fala que tem que pagar para ser salvo.

04.A indulgência é a eliminação total ou parcial das penas temporais do cristão devidas a Deus pelos pecados cometidos, mas já perdoados pelo sacramento da Confissão, na vida terrena.

05.1°Dizendo nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo: Arrependei-vos...., certamente quer que toda a vida dos seus crentes na terra seja contínuo arrependimento.
2°O papa não pode perdoar divida senão declarar e confirmar aquilo que Já foi perdoado por Deus; ou então faz nos casos que lhe foram reservados. Nestes casos, se desprezados, a dívida deixaria de ser em absoluto anulada ou perdoada.
3°Deus a ninguém perdoa a dívida sem que ao mesmo tempo o subordine, em sincera humildade, ao sacerdote, seu vigário.

06.JOÃO WYCLIFFE :Foi aluno e professor em Oxford
JOÃO HUSS:Seguidor dos ensinos de Wycliffe, estudou na Universidade de Praga, onde também foi professor e reitor.
SAVONAROLA :esistiu da medicina e dedicou-se a vida monástica.

07. Porque tudo que ele falava era contra a igreja. Então como a Igreja era o centro de tudo.

Anônimo disse...

Ana Dniele, N°2 1°C

01. Um homem que foi expulso porque lutava pela refortma da igreja Catolica , e foi obrigado a falar em publico que tudo era mentira o que ele pregava . Mas ele não não foi então foi expulso.

02. Da aparte em que o padre queima a mão falando que não esta doendo, porque Deus tirou a dor dele, ele mostra que para ter salvação tem que pagar taxas para igreja.

03. Ele se revolta porcausa da pregação que o padre fala que tem que pagar para ser salvo.

04.A indulgência é a eliminação total ou parcial das penas temporais do cristão devidas a Deus pelos pecados cometidos, mas já perdoados pelo sacramento da Confissão, na vida terrena.

05.1°Dizendo nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo: Arrependei-vos...., certamente quer que toda a vida dos seus crentes na terra seja contínuo arrependimento.
2°O papa não pode perdoar divida senão declarar e confirmar aquilo que Já foi perdoado por Deus; ou então faz nos casos que lhe foram reservados. Nestes casos, se desprezados, a dívida deixaria de ser em absoluto anulada ou perdoada.
3°Deus a ninguém perdoa a dívida sem que ao mesmo tempo o subordine, em sincera humildade, ao sacerdote, seu vigário.

06.JOÃO WYCLIFFE :Foi aluno e professor em Oxford
JOÃO HUSS:Seguidor dos ensinos de Wycliffe, estudou na Universidade de Praga, onde também foi professor e reitor.
SAVONAROLA :esistiu da medicina e dedicou-se a vida monástica.

07. Porque tudo que ele falava era contra a igreja. Então como a Igreja era o centro de tudo

Anônimo disse...

NOME: CÍNTIA. SÉRIE: 1ºE. Nº: 04.
Profº: Beatriz.

1) Como um homem que lutava pela reforma da igreja católica mais quue não teve muito sucesso porque ele foi expulso da igreja católica depois de ser humilhado tendo que se ajuelha e pedir perdão por tudo que disse. Mais ele não fez isso e foi expulso da igreja católica.

2)Da parte que ele fez a missa do jeito que ele achava certo que é em português e virado de frente para o povo, já que os outros padres faziam a missa em latim e virado de costa para o povo.

3) Porque ele achava errado as indulgências as praticas de vender as coisas como um pedaço do céu a venda de uma saude melhor entre outras coisas. Sem dizer que ele era muito diferente dos outros padres.

4) Era as pratica de cobrar por uma saude melhor e ate mesmo por um pedaço do céu para quando a pessoa morrer ter um lugar no céu.

5) Dizendo nosso senhor e mestre Jesus Cristo: Arrependei-vos.
O papa não pode perdoar divida se não declarar e confirmar aquilo que já foi perdoado por Deus.
Todavida não quer apenas se entenda o arrependimento interno;

6) Martinho Lutero.

7) Porque ele sempre era contra as coisas que os outros padres achavam certo. Ele sempre protestava quando achava alguma coisa errado.

Anônimo disse...

NOME: LUZIENE. nº: 27. SÉRIE: 1ºE. PROFº: BEATRIZ.

1) Lutero foi um homem muito importante para a igreja lutero não teve muito sucesso pois logo foi expulso por ser contra algumas coisas da igreja.

2) Da parte que ele levanto enfrentou o padre.

3) Porque ele não aceitava algumas coisa que os padres faziam.

4) As praticas de venda.

5)

6) Lutero.

7) Porque ele era um protestante ele sempre estava lutando pelo oque ele pensava.

Anônimo disse...

Nome:Daiane Viana N°07
Serie: 1° "E"
Martim Lutero
1-Eu resumiria assim que "Martim Lutero" acredita ter recebido um chamado. Ele se junta ao monastério, mas logo fica atormentado com as práticas adotadas pela Igreja Católica na época. Após pregar em uma igreja suas 95 teses, Lutero passa a ser perseguido...Mais Lutero foge e inicia sua batalha para mostrar que seus ideais estão corretos e que eles permitem o acesso de todas as pessoas a Deus.

2- Quando Lutero escreve um ensaio de 95 teses que prega nas portas da igreja,alguns membros da Igreja, assim como Lutero esperavam reformas.

3- Ele se revoltou contras as indulgências
e que porque a "Santa e Amada Igreja" matava
quem eles achavam que deviam matar,
foi aí que ele criou a revolta protestante.

4- eles tinha q subir os degraus da igreja. Pagavam para comprar a coroa de jesus e etc...

Anônimo disse...

AMANDA N°03 SERIE 1°A.
... O filme mostrou que ele lutava contra as indulgencias da igreja católica, e pela reforma da igreja. era um homem muito dedicado a sua profissão...

Anônimo disse...

Lutero lutava pela reforma da Igreja Católica da qual pertencia,e era contra indulgências,venda de relíquias e todas as atitudes não digo da igreja que de certa forma foi generalizada, mas de pessoas que comandavam a igreja.
Posso dizer que ele se revoltou contra a igreja, mas pelas atitudes e ações de membros dela.

Anônimo disse...

Nome : Thierry Victor de Souza
N° : 34
Série : 1° ano A

Irei fazer um texto de acordo com todas as perguntas relacionadas ao filme :

O Filme trata-se de LUTERO , que era um padre que havia acabado de se formar ... O Filme é bem interessante , pois retrata de um homem que não gostava do gênero que as igrejas deveriam rezar as missas ... E com isso ele acabou tentando fazer uma reforma na IGREJA onde ele havia se formado ... e ele Acaba sendo expulso... Com isso, ele acaba criando uma igreja protestante , uma igreja que ele acaba revolucionando as missas .
De aí em diante ele acaba fazendo as missas de frente ao povo , e em vez da linguagem latim ele faz discursos com a linguagem do seu povo ... As indulgências eram aquelas que as pessoas da antiga Igreja onde LUTERO fazia parte ... Acabava recebendo quantias em dinheiros , para "dizer" que livraria as pessoas que morreram , como familiares ... Ou seja, eram coisas absurdas dentro da Igreja Católica.
Uma das teses de LUTERO é que ele não aceitava esse tipo de indulgência, não é preciso pagar pra livrar alguem do purgatório , falando que vai para o paraíso ou não . Os contribuidores para essa reforma foram : Lutero, Cardial, Papas e Sacerdotes.
Esses adeptos começaram a ser chamados de reformas protestantes , porque Lutero criticava a Igreja Católica , pois ela faziam coisas de uma forma errada ( sem sentido algum ).

Anônimo disse...

Nome:Igor Tanaka 1°A n°13

1° Um filme que expressa os problemas da igreja daquela época , mostra um homem que com muita coragem em defender seus ideais lutou contra a indulgências da igreja.

2°Da parte em que Luthero faz a missa de frente para as pessoas e com linguagem deles não em latim , pois as missas eram feitas de costas para as pessoas e em latim.

3°Porque ele não concordava em que os cristãos romanos eram melhores que os gregos, também não concordava com a pratica de indulgências por que para ele as pessoas tinham que ser boas pra conseguir um lugar no céu.

4°Era a pratica de cobrar para livrar as pessoas dos pecados , e até mesmo cobrar para livrar os familiares dela do purgatório para que o morto podesse ir para o céu.

5°Estão errados os pregadores de indulgencias que dizem que um homem é libertado e salvo de todo castigo dos pecados pelas indulgencias papais.

*Eles pregavam que a alma voa para fora do Purgatório logo que o dinheiro era jogado no caixa.

*Porque o papa nao esvazia o purgatório apenas por caridade , se o faz atraves do dinheiro que emprega na construçao de uma basilica.

6°lutero , cardial , os papas e sacerdotes.

7°Ele foram chamados de protestantes porque, protestavam contra a igreja católica. O porque do protesto era obvio , eles nao aceitavam as normas "sujas" da igreja católica e decidiram mudar.

Anônimo disse...

Nome: Wesly Dias Ribeiro Nº 38 Serie: 1º 'A'

1 - O filme Lutero, fala sobre um homem, que lutou pela reforma na igreja catolica. Porem sem obter sucesso imediato. Ele, apos sua revolta com os lideres eclesiasticos, resolveu tomar uma atitude, entretanto, foi humilhado pelos demais lideres. Ele então, prega na porta da Igreja de Wittenberg, 95 teses prtestantes.

2 - Gostei muito da parte em que ele se volta contra a igreja, melhor dizendo, que ele protesta contra a igreja, e prega em Wittenberg suas 95 teses.

3 - Porque ele viu entre eles, praticas totalmente erradas, tais elas como os romanos se acharem melhor do que os gregos, cobrar pela salvação, só rezarem as missas em latim, entre outras coisa.

4 - Indulgencias, eram os 'certificados de salvação' que a igreja vendia aos fiéis apreços elevados. Alem da sua propria salvação, poderiam tambem pagar a salvação de um ente querido, ou até mesmo consegueir perdão a qualquer pecado.

5 - Ele era contra as indulgencias. Que dizia tambem que assim que i dinheiro caia na caixa, a alma era simultaneamente tirada do purgatorio.

6 - De acordo com o filme, o principal personagem foi Martinho Lutero.

7 - Foram denominados assim, porque eram contra as praticas da igreja catolica, ou seja protestavam contra a igreja da epoca.

Anônimo disse...

nome:Andréia Alves Fernandes n°4
1-Lutero foi atingido por um raio e acreditava que aquilo era um sinal de Deus falando pra ele ser padre..

2-eu gostei quando ele celebrou a missa diante do publico....

3--por que ele não concorda em que os cristãos romanos eram melhores que os gregos,por que as pessoas tinha que ser verdadeiras e boas para entrar no céu,não precisava pagar pra isso,era o que queria mostrar para o povo...

4-era a pratica de cobrar por pedaços do céu e até mesmo pelo perdão em diversos pecados.

5-a indulgencia era quanto mais alguém pagava mais a alma voava do purgatório,e garantindo a salvação....
o papa não fazia suas missa por caridade,mas sim por dinheiro que investia na construção de basílicas..

6-Martinho Lutero

7-por que a ideia dele não era de acordo com o que os sacerdotes romanos passavam era totalmente diferente,era protestava na igreja católica...

Anônimo disse...

Adrieli Neves-1°A-N°1

1-Lutero foi um homem que lutava para reforma da igreja católica,mas acabou sendo expulso,pois não concordava com as indlgências da igreja e outras praticas.

2-Quando ele pregou 95 teses na porta da igreja,em que protestava contra essas
atitudes.

3-Ele não concordavam com as indulgências da igreja.

4-Era a pratica de cobrar os pecados.

5-Estão errados os pregadores de indulgências que dizem que um homem é libertado e salvo de todos castigos dos pecados pela indulgências papais.

6-Martinho Lutero e o PAPA.

7-Era protestante,para designar os cristãos não-católicos.

Anônimo disse...

Daiane A. dos Santos Nº7 1ºano A


1) Um homem que teve muita coragem da lutar pelo que achava que era certo, que tinha coragem de enfrentar a igreja católica pelo que eles falavam e ele achava que não era o melhor para o povo de Deus.

2)A parte do do filme que eu mais gostei foi quando ele começa a mudar a forma de como ele fazia a missa, e também quando ele faz todas as suas 95 teses e as prega na porta da igreja.

3)A forma como eles diziam como seriam salvos.

4)Forma de arrecadar dinheiro para a igreja, e as fieis que contribuíssem financeiramente com a obra.

5)21-estão errados os pregadores de indulgências que dizem que um homem é libertado e salvo de todo castigo dos pecados pelas indulgencias papais.
27- eles pregam que a alma voa para fora do purgatório tão logo tilinte o dinheiro jogando na caixa.
82-por que o papa não esvazia o purgatório apenas por caridade,se o faz através do dinheiro que emprega na construção de uma basílica ?

6)Lutero e o padre.

7)O nome protestantes era para designar os cristão não-católicos

Anônimo disse...

Aluna: Gésica Caroline nº 12
Série: 1ºA

1- O filme retrata sobre as mudanças na igreja onde Lutero que era o padre lutava pela reforma da igreja Católica...mais ele não conseguiu e foi expulso da igreja.

2- Eu gostei da parte que Lutero ajudava a menina que não conseguia andar, sem levar em conta que ela era pobre...

3-Porque a igreja censurava, o lucro exagerado e defendia o preço justo e ele era contra, porque Lutero lutava para a salvação pela fé cristão, a frase que lhe pareceu de importância fundamental diz o que ele queria " o justo se salva pela fé" ...


4-As indulgências eram o perdão do .pecado que a igreja passou a vender, dizendo que o pagamento era para financiar as obras da igreja, e ai os fiéis poderiam comprar a salvação eterna.

5-

Anônimo disse...

nome:Djaverth 1 ano A
Numero 10
1) O filme lutero,retrata que lutero era contra as idéias da igreja,e então luta por suas idéias pregando suas 95 teses na porta da igreja elem revoluciona o jeito pregar as missal falando de frente com as pessoas fazendo assim as pessoas interagir com ele.
2) Eu gostei da cena em que ele sobe não consegue nrezar a missa e a cena em que ele interage com as pessoa que iam a missa. Porque que foi bem marcante porque ele desafia a igrejae tambem o jeito que ele interragiu com as pessoa.
3) Por que ele acha errado a forma que a igreja pratica seus atos,por exemplo pagar para ter sua salvação.
4)Era o perdão dos pecados,Tinha a indulgencia que eles vendiam imagems de santos ,e falavam que curavam doenças, e a indulgencia que eles vendiam a salvação por moedas enter outras.
5) Tese 27:Eles pregam que a alma voa para fora do purgatório tão log tilinte o dinheiro jogado nba caixa.

Tese 82: Por que o papa não esvazia o purgatório apenas por caridade,se o fz atravéz do dinheiro que emprega na constução de uma basíolica?

Tese 21: Estão Errados os pregadores de indurgências que dizem que um homem é libertado e salvo de todo castigo dos pecados pelas indulgências papais.
6) lutero,o papa,o padre etc...
7)por que protestaram contra a igreja por que não eram adeptos as praticas da igreja catolica

Anônimo disse...

Darlon Nº9 1ºA

1)Um homem que acreditava ter recebido uma missão de Deus.Que ao estudar a bíblia e os conceitos da igrejas se revolta contra a pratica de indulgências realizadas pela igreja , dando inicio a uma briga teológica contra a igreja.

2)Lutero em uma de suas aulas disse:a tantos pregos sagrados, que daria para ferrar os cavalos de toda Europa. e na parte que ele é atingido por um raio.

3)Por que a interpretação da bíblia feita por ele contradizia com a cobrança de indulgências ou seja a exploração da igreja com os fiéis.

4) A forma de arrecadar dinheiro praticada pela igreja.

5)O fim de pagamentos dos fiéis para a igreja;
A fé acima de tudo;
A missa deveria ser rezada de frente para os fiéis;

6)Lutero, Papa , Bispo, arcebispo e o príncipe.

7)Porque era totalmente contra as ideias impostas pela igreja.

Anônimo disse...

Nome:Gustavo P de Lima série 1A N°40
1)Lutero foi um homem muito importante para a igreja lutero não teve muito sucesso pois logo foi expulso da igreja por não ter sido contra algumas coisas.

2)Eu gostei na hora que ele pegou as 95 teses na porta da igreja,porque ele sabia dos erros das praticas de indulgências e quis alertar as outras pessoas.

3)Porque ele não concorda com a venda de indulgência.

4)Era a pratica de cobrar por pedaços do céu e até mesmo o perdão por diversos pecados.

5)estão errados os pregadores de indulgências que dizem que um homem ée libertado e salvo de todo castigo dos pecados pelas indugencias papais .
eles prgam que a alma voa para fora do purgatória tão logo tilinte o dinheiro jogado na caixa
e porque o ppa nãao esvaziava o pulgatório apenas por caridade,se o faz através do dinheiro que empppprga na construção da bas[ílicas .


6)Martin Lutero.

7) eles foram chamdos de protestantes por que, protestavam contra a igreja catolica.

Anônimo disse...

Vanessa Kramer nº36 serie:1ºA

1) O filme retrata toda a historia de Lutero,e mostra como era a fe catolica.
mostra como a igreja catolica era tudo para as pessoas, o fiéis acreditavam em tudo que os padres falavam, eles pavam por tudo ate pela propria alma.



2) Quando o Lutero muda o geito de celebrar a misa, e quando ele fala pra mae de uma menina com deficiencia que ela nao deve pagar pela alma de sua filha que com o dinheiro ela deve comprar comida.




3)Ele nao aceitava como tomos da igreja mente e cobra tanto dinheiro dos cristão,ele nao aceita muitas coisas que sao faladas e feitas nas igreja e tenta mudar isso, mostar para todos que nao era serto tudo aquilo.



4) O homem e libertado e salvo de todos castigos dos pecados pelas indugencias papais.
Apartir da hora em que o dinheiro era jogado na caixa a alma voa para fora do purgatorio muito longe.

Anônimo disse...

Nome:taís Lourenço nascimento 1°"A" n°30 matutino.
Professora: Bia

1°com o fim da penalidade entre as leis onde os padres não tinha livre arbítrio em prega o que realmente era o certo.onde o Lutero expõe o que realmente ele achava sobre a lei divina..
2°da cena em que Lutero entra no determinado local onde os cristão achava que se ele pagasse para a igreja ele estaria livre de todos os pecados e da maldição de ser como os 'pobres'... dai vem a pergunta porque se deve pagar para a igreja sendo quem da a libertação e Deus?
3°Porque ele achava que cobrar de pessoas um valor onde quem só ganhava era a igreja.
4°INDULGÊNCIAS:É a forma que eles acharam para cobrar das pessoas em troca da remissão dos pecados e destinados a financiar obras da igreja ,os fiéis poderiam comprar a "salvação eterna".
5°?Ele fazia muitas críticas importantes ele tratava-se mais em:que os fieis achavam de não ajudar as pessoas necessitadas e depois ir na igreja comprar o perdão...
6°O LUTERO,PAPA.

Anônimo disse...

Laura Carolina n°20
1°A
matutino

1)O filme se resume em, um homem de muita coragem, que se levantou contra algumas coisas que a igreja católica faziam errado e que ele via que ia contra a biblia. Ele se levantou e foi em busca de algumas mudanças, correu risco de morte mas não deixou de correr a traz do que achava que era certo.

2) A cena onde ele mudou a forma da aula de teologia, pois antes só ele prestava antenção na aula, e fazia perguntas, mas quando ele se tornou professor de teologia a aula se tornou mais atrativa e interessante.
E a cena onde ele se ira quando estava na escadaria que ele viu todas as pessoas ali sendo enganada pela igreja, muitas era o ultimo dinheiro que teriam para comer, mas como achavam que a igreja estava certa e elas tinhão o direito de dar salvação eles entregavam tudo o que tinhão.

3)Por que ele via que a igreja não falava o que via de Deus mas sim o que fazia eles ganharem mais dinheiro, passavam por cima da bíblia, falavam que um papel iria
salvar quem o comprasse, mas não pensavam nas almas e sim no dinheiro, nem se quer deixavam o povo ler a bíblia e isso deixa Lutero muito indiguinado, nem podia se falar aos fieis na missa e isso era um erro muito grande para ele.

4)Era forma que a igreja usava para ganhar dinheiro, eles diziam que se comprassem um documento eles terião o direito a salvação, ou se um parente ou ele proprio, estivesse com uma doença ele poderia pagar para subir em uma escadaria e quando chegasse ao final eles teriam a benção.

Anônimo disse...

AMANDA N°03 SERIE 1°A.
1... O filme mostrou que ele lutava contra as indulgencias da igreja católica, e pela reforma da igreja. era um homem muito dedicado a sua profissão...
2. Do jeito que eles rezavam.Porque era interessante e diferente...
3.Ele acreditava que as pessoas tinham que ser boas para ir para o céu, e não querer comprar um, lugar no céu...
4.Era uma pratica de cobrar pedaços para ir para o céu, ou ate mesmo cobrar o perdão.
5.

Anônimo disse...

nome: Tchaynara 1°A n°32

1)Lutero lutava pela reforma da Igreja Católica da qual pertencia,e era contra indulgências,venda de relíquias e todas as atitudes não digo da igreja que de certa forma foi generalizada, mas de pessoas que comandavam a igreja.
Posso dizer que ele se revoltou contra a igreja, mas pelas atitudes e ações de membro dela.

2) Do momento em que ele pregou as 95 teses na porta da igreja.porque foi um ato de coragem, pois ele alertou as outras pessoas sobre os erros da pessoas que comandam a igreja que vendem indulgências reliquias e etc.

3)Porque ele se revolta vendo a sua volta as pessoas crendo em algo que não é real. As pessoas pensando que comprando um papel iriam para o paraíso.

4) Era tipo o pagamento da salvação do inferno para a pessoa ir para o paraíso. Podia compra a indugencia pra seus familiares mesmo estando mortos ou vivos e para si mesmo.

Anônimo disse...

estudantes : Kelly e Andressa 1°a
n°: 05 e 18.


1) O filme fala da religiosidade do tempo, conta a história de Lutero, que não aceitava o geito que era pregado a palavra de Deus para todos, e que criou com o tempo seu próprio geito de realizar uma missa.

2) De uma mulher que tinha uma filha com problemas , e pensou que ela era uma aberração com isso ela comprou indulgencia para a salvação da sua filha.

3) Porque pra ele era errado vender indulgencias como forma de salvação, e enganar os cristãos com essa prática.

4) * Pgavam Um papel vendido como forma de salvação.
* Pagavam um papel para se redimir de seus pecados.

5)* Ele achava errado rezar de cotas para o povo.
* Rezar pela salvação de uma pessoa que se suicidou.
* Ele achava que os sacerdotes tinham que ter conhecimento da biblia.

6) Lutero,Papa,bispos e o povo cristão.

7) Porque eles pensava de um modo diferente dos outros sacerdotes .Eles nao podiam cotrariar a ordem do Chefe da igreja.

Anônimo disse...

1]O Filme retratava da conquista da Igreja Catolica naquele tempo e a luta de e naquela epoca era rezadas em latim
2] Eu preferi a cena que as pessoas tinha que paga impostos para poderem serem salvas 3] Porque ele achava que nao presisava pagar impostos para reza e serem salvas 4]INDUGENCIAS isto eperdao dos pecados NOME SAMUEL ANO 1A NUMERO 29

Anônimo disse...

1) Como um homem digno que acreditava que deus era o grande salvador não o dinheiro que as pessoas levavam para igreja para comprar a sua salvação.

6)Lutero,os cardias e o papa.

4)indugencia uma taxa que as pessoas tinham que pagar para ser salvo.

Anônimo disse...

nome: Lucas oliveira nº23 1°A.

1-Lutero foi um homem muito importante para a igreja, lutero não teve muito sucesso pois logo foi expulso da igreja, por ser contra varias coisas da igreja católica naquele tempo.

2-Da hora que ele pregou a teses na porta da igreja. Porquê ele desafiou a igreja católica.

3-Porquê ele não concorda com a venda de indulgência, para o povo.

4-Cobrança feita pela igreja católica para as pessoas serem salvas.


5-Estão errados os pregadores de indulgências, que dizem que um homem é libertado e salvo de todo castigo dos pecados pelas indulgências papais.
eles pregam que a alma voa para fora do purgatória tão logo tilinte o dinheiro jogado na caixa,
e porque o papa não esvaziava o pulgatorio apenas por caridade, se o faz através do dinheiro que emprega na construção das basílicas.

Anônimo disse...

Nome:Cleivon Caique nº06 1ano

1)Lembro de um homem que foi expulso da Igreja catolica. Que foi humilhado
2)na parte que ele consegue celebrar a primeira missa. por que eu achei a maneira que ele celebrou amissa mais profunda que ia até peto das pessoas para esplicar sobre a reigião
3)poque ele não concordava em que os critões romanos eram melhores do que os gregos tambem nao concordava com a prat ica indulgencias.
4- era a pratica de cobrar por pedaços do céu e até mesmo pelo perdão em diversos pecados.
5- a pregação de indulgencias, que quanto mais dinhero pagavam mais longe a alma voava do pulgatorio e por que o papa não esvaziava o pulgatoio apenas por caridade se o faz atraves do dinheiro que emperga na construçaõ de uma basilica.

6- Martin Lutero.
7- eles foram chamados de protestantespo que contra a Igreja protestavam catolica

Anônimo disse...

Nome:Rafaela e Renata N°26;27 Série:1ºanoA

1-Um homem que luta por uma nova reforma religiosa ,tentando mostrar para as pessoas que aquilo que estava sendo pregado na igreja catolica ,fugia dos conceitos da biblia,era como se eles quizessem adotar suas proprias leis.

2-Na verdade nao tenho uma sequencia que mais me interessou, o que mais me chamou a atençao foi todo o contexto, admiro a coragem, pois ir contra as regras é um grande desafio, e ele se impôs a isso.

5-
1ºO padre poderia fazer missa virada para o publico.
2ºA salvação por meio da fé ,não por um simples papel.
3ºA fala de outras linguas durante a missa.

6-Martinho Lutero,papas,bispo,padres e seu orientador espiritual.

Anônimo disse...

Nome:Ail ton n°2 Serie:1°A

1°: O FILME e resumido como uma luta contra a igreja. a igrja na época era como um banco que arecadava o dinheiro das pessoas sem devolução as pessoas tinha que pagar para retirar o pecado. o filme é retratado

2°: de quando a mulher conpra o papeu para ser retirado o pecado da mulher e quando ela chega até o martinho lutero ele pega e dá o dinheiro para ela e diz que e tudo mentira.

3°:porque a igreja pega dinheiro das pessoas em troca delas serem salvas ou retirada o pecado o que é erado pela biblia e só se salva com a fé em deus.

4°:as indulgências era uma forma de arecadar dinheiro para a recontrução da basílica. As indulgências perdão dos pecados e a salvação da alma.

5°:Estão errados os pregadores de indulgências.Os cristãos deveriam aprender que todo aquele que vê um homem necessitado e não o socorre, e depois dá dinheiro para perdões, não está conprando para si a indulgências do papa, mas a cólera de deus.Por que o papa não esvazia o purgatorio apenas por caridade, se o faz atavés do dinheiro que em ptega na construção de uma basilica.

7°: porque eram contra a igreja catolica

Anônimo disse...

Nome:Damares Raissa dos Santos.
1°A Matutino

1) Relata uma história veridica acontecida na Idade Média, onde que aqueles que sabiam e tinham poder pra falar eram os nobres senhores da igreja.
Lutero era um jovem rapaz, enviado para o monastério e logo após de quase ser atingido por um raio passou a acreditar que recebeu desde então um chamado divino. Não se aceitando muitas coisas que via acontecer, começou uma luta para que a verdade sobre a salvação fosse dita e pregada, condenou a prática da cobra de indulgências e relíquias e lançou suas 95 teses, na qual pregava que a salvação é encontrada através da fé. Foi perseguido e humilhado, mas conseguindo sobreviver ainda para fundar a Igreja Protestante(Igreja Luterana).
Uma história emocionante e que trará grande conhecimento para quem assisti-lo!

2)Quando ele estava pregando, ele ensinava tão bem que as pessoas o olhavam e viam algo diferente, e a partir daí entendiam que o que ele estava pregando era a realidade. E a parte em que ele ajuda aquela criança que nao andava e por isso era motivo de vergonha para a mae, mas nao para ele, e ele a ajuda e nao ve diferença nenhuma porque nela mesmo nao há, era apenas uma criança como outra qualquer, sem pecado ou motivos para haver desigualdade.

3)Naquele tempo, havia muitas criticas a certas práticas e comportamento sobre o clero católico. Para ganhar dinheiro, o alto clero iludia a boa-fé de milhares de cristãos, o comércio de relíquias sagradas, em geral falsas. Eram vendidos espinhos que coroaram a fonte do salvador.

Anônimo disse...

Jordana B. Nimeth.
1º Ano A.
nº 16.
1) O filme ´´Lutero´´eu o resumiria de uma forma simples, homem que lutava pelos seus ideais, lutava pela reforma e contra as indulgências da Igreja Católica,mas que não teve muito sucesso com isso sendo expulso da igreja.

2)Da sequência em que ele prega as teses na frente da Igreja, à desafiando.
Porque ele se impõe contra a igreja.

3)Porque ele não concordava com as indulgências da igreja, o fato de ter que pagar para poder ir para o céu.

4)Era o pagamento de um certo valor que a pessoa pagava para poder ter um pedacinho do céu, salvando seus familiares e a si mesmo.

5)A pregação das indulgencias era que enquanto mais pagava-se ,mais sua alma estaria voando pelo céu.

6)Martinho Lutero.

7)Ele foi chamado de protestante porque protestava contra a igreja Católica.

Anônimo disse...

Kerulen 1°A- matutino, 19-10-2011

1. Como você resumiria o filme Lutero?
O filme Lutero foi uma belíssima representação de como a Imponente Igreja Católica era verdadeiramente, suas verdadeiras intenções e preocupações, e por um jovem ainda indeciso sobre si foi questionada, um jovem padre que renunciava a atitude da igreja quanto ao valor que essa dava aos bens materiais; e iludia pobres almas ignorantes quanto a sua passagem para o céu, por altas quantias (na maioria das vezes tudo que essas pessoas tinham), para o enriquecimento da igreja. Lutero era contra o pagamento dessas indulgências pois era conhecedor da palavra, e interpretava tal como o caminho para Deus, ele acreditava que a salvação se dava pela fé cristã e não por pagamento de altas quantias cobradas diariamente por pregações falsas de salvação, Lutero se voltou contra isso e iniciou a Reforma Luterana.
2. De quais sequências você mais gostou? Por quê?
As cenas que mais marcaram para mim, foram as,em que Lutero se voltava contra os ensinamentos da igreja católica, seja pelo seu jeito de rezar, de pregar, de passar a palavra para seus discípulos, nas partes em que Martinho alertava as pessoas quanto as falsas crenças de salvação,foram as mais "arrepiantes" diga-se assim, pois ele lutava de frente com a igreja e as consequências para ele pouco importava, o que importava de verdade era a verdade sobre a salvação.
3. Lutero criticava a maioria das práticas da Igreja, pois essa se mostrava como uma cobra que só esperava para dar o bote, ensinava totalmente contrária a bíblia (palavra de Deus), bens materiais eram necessários e essa imponente organização, esses eram os verdadeiros valores da Igreja, "bens materiais" e almas ignorantes o bastante para acreditar nessas falsas promessas.

Anônimo disse...

Luana 1°A nº22
1-
Lutero era um homem muito religioso gostava muito de celebrar missas,mas naquele tempo as missas era celebradas de costas para o povo,mas para Lutero nada era impossível ele fez com que as missas fossem celebradas de frente para o seu público.

2-Da parte em que mostrava o seguinte:As pessoas acreditavam que apenas elas indo comprar a salvação elas já estariam salvas de seus pecados.

3-Lutero acreditava na salvação de deus
e a igreja queria que as pessoas pagassem pela sua salvação e também Lutero queria fazer em seu idíoma e a igreja não o permitia.

4-Era a indurgencia das pessoas pagar pela sua salvação.

5-Por que o papa não esvazia o purgatório apenas por caridade,se o faz através do dinheiro que emprega na construção de uma basílica.

Anônimo disse...

Aluna: Gésica Caroline nº 12
Série: 1ºA

5-a pregação de indulgencias, que quanto mais dinhero pagavam mais longe a alma voava do purgatório e por que o papa não esvaziava o purgatório apenas por caridade se fazia através do dinheiro que era de beneficio a igreja.

6-Martinho Lutero

7- Porque ele protestava contra a igreja católica.

Anônimo disse...

Nome:francisca N°11 serie:1°A

1) Lutero foi um homem muito religioso, ele lutava pela tradicionalista reforma da igreja católica e a exclusão social dos menos favorecidos.

2)A parte que mais mim chamou atenção foi na hora que começou a missa porque a missa que ele fazia era de costa para os religiosos e de hoje em dia é bem diferente.

3)Por que ele não achava certo o jeito deles agirem dentro da igreja principalmente cobrar indulgencias para ter um lugar no céu.

4)é o perdão ao cristão das penas temporais devidas a Deus pelos pecados cometidos na vida terrena.

5) Pregam futilidades humanas quantos alegam que no momento em que a moeda soa ao cair na caixa a alma se vai do purgatório.


5)Certo é que no momento em que a moeda soa na caixa vêm o lucro e o amor ao dinheiro cresce e aumenta; a ajuda, porém, ou a intercessão da Igreja tão só correspondem à vontade e ao agrado de Deus.

6)Lutero e o padre..

7)Porque tudo que ele falava era contra a igreja. Então como a Igreja era o centro de tudo e todos por isso protestante.

Anônimo disse...

Kerulen 1°A- matutino, n° 19
1. Como você resumiria o filme Lutero?
O filme Lutero foi uma belíssima representação de como a Imponente Igreja Católica era verdadeiramente, suas verdadeiras intenções e preocupações, e por um jovem ainda indeciso sobre si foi questionada, um jovem padre que renunciava a atitude da igreja quanto ao valor que essa dava aos bens materiais; e iludia pobres almas ignorantes quanto a sua passagem para o céu, por altas quantias (na maioria das vezes tudo que essas pessoas tinham), para o enriquecimento da igreja. Lutero era contra o pagamento dessas indulgências pois era conhecedor da palavra, e interpretava tal como o caminho para Deus, ele acreditava que a salvação se dava pela fé cristã e não por pagamento de altas quantias cobradas diariamente por pregações falsas de salvação, Lutero se voltou contra isso e iniciou a Reforma Luterana.
2. De quais sequências você mais gostou? Por quê?
As cenas que mais marcaram para mim, foram as,em que Lutero se voltava contra os ensinamentos da igreja católica, seja pelo seu jeito de rezar, de pregar, de passar a palavra para seus discípulos, nas partes em que Martinho alertava as pessoas quanto as falsas crenças de salvação,foram as mais "arrepiantes" diga-se assim, pois ele lutava de frente com a igreja e as consequências para ele pouco importava, o que importava de verdade era a verdade sobre a salvação.
3. Explique por que Lutero se insurge contra as práticas da Igreja.
Lutero criticava a maioria das práticas da Igreja, pois essa se mostrava como uma cobra que só esperava para dar o bote, ensinava totalmente contrária a bíblia (palavra de Deus), bens materiais eram necessários e essa imponente organização, esses eram os verdadeiros valores da Igreja, "bens materiais" e almas ignorantes o bastante para acreditar nessas falsas promessas.
4.O que eram as indulgências? Cite duas.
Basicamente está relacionada ao perdão dos pecados,era uma espécie de 'passagem' para o céu (mas isso era um atestado falso)... essa era uma passagem "falsa" para o céu,e essa era uma das afirmações da Igreja que mais infurecia Lutero. A Igreja afirmava que se as pessoas pagassem à ela essas indulgências elas iriam para o céu, isso era dito todos os dias, imagens eram vendidas, "pregos reais" da crucificação de cristo, escrituras do céu... e uma infinidade de falsas promessas dadas por interesse no dinheiro de cristãos "inocentes".
5. Descreva três itens importantes das 95 teses de Lutero contra a Igreja Católica
Lutero era totalmente contra o pagamento de indulgências em troca de "salvação"; para ele a salvação era apenas mérito de cada um, a fé em Deus era o principal passe para o céu, e os papas, sacerdotes e todos o servos maiorais da Igreja não deveriam pregar falsas passagens da biblía a fim do pagamento de altas quantias.
6. De acordo com o fi lme, quais foram as principais personagens da Reforma?
Lutero foi o principal personagem, mas ele não difundiu sozinho suas idéias. Tetzel era um opositor À suas idéis, ele foi designado pelo papa a vender as indulgências e assim contrariar os conceitos de lutero, esses dois foram para mim os principais personagens, mas houveram outros pois sozinhos eles não construíriam história alguma.
7. Por que os adeptos das idéias de Lutero passaram a ser chamados de protestantes?
Pois eles protestavam contra as idéias usuristas da Igreja, quando Lutero fixou as suas 95 teses contra a Igreja católica, ele fez com que as palavras do papa, suas decisões fossem questionadas pelo povo, começou a surgir daí os adeptos as idéias revolucionárias de Martinho Lutero.

Anônimo disse...

Nome:Matheus de Oliveira n°24 Série 1°D

1°Eu resumiria este texto para mostrar que era uma injustiça mentir para os povos, a venda de indulgências para salvar a fé cristã.

2°eu gostei quando a missa ficou diferenciada depois que Martim Lutero
começou a apresentar as missas de frente para o povo e na língua que eles entendiam.

3°Porque ele ficava revoltado quando ele observava os homem vendendo indulgências.

4°Indulgências é o perdão dos pecados.

5°Tese n°21 Estão errados os pregadores de indulgências que dizem um homem é libertado e salvo de todo o castigo dos pecados pelas indulgências papais.
Tese n°27 Eles pregam que a alma voa para fora do purgátorio tão logo tilinte o dinheiro jogado na caixa.
Tese n° 82 Por que o papa nã esvazia o Purgatório apenas por caridade, se faz através do dinheiro que emprega na construção de uma basílica?

6°Martinho Lutero, João Calvino e Miguel de Servet

7°Para designar os cristãos não-católicos.

Anônimo disse...

Ana Maiara Farias Marques 1°D

1) como um homem que lutava pela reforma da igreja catolica mas que nao teve muito sucesso.

2)quando ele pregou as 95 teses na porta da igreja.

3)por que ele não concordava em que os cristãos romanos eram melhores que os gregos, também não concordava com a pratica de indulgencias por que pra ele as pessoas tinham que ser boas pra conseguir um lugar no céu.

4)era apratica de cobrar por pedaços no ceu.

5)tese 27 eles pregam que a alma voa para fora do purgatorio tao logo tilinte o dinheiro jogado no caixa.
tese 45 os cristaos deveriam aprender que todo aquele que ve um homem necessitado e na o socorre,e depoi s da dinheiro para perdoes, nao esta comprando para di a indugencia do papa mas a colera de deus.
tese 21 estao errados os pregadores de indulgencias que dizem que um homem e libertado e salvo de todo o castigo dospecados pelas indulgencas papais.

6)martim lutero

7)protestavam contra a igreja catolica.

Anônimo disse...

Luzia Joyce 1° D N° 22

1- Foi um acontecimento no qual a Igreja Católica punia Lutero, por achar que ele fazia coisas erradas dentro da Igreja.

2-A sequência que me chamou atenção, foi dele querer ajudar a menina deficiente das pernas.

3- Pra que o povo acreditasse que pra ter alguma coisa, era preciso ter fé em Deus.

4- Era o pagamento que a pessoa tinha que pagar para q ela fosse salva do inferno e poderia salvar seus familiares que ja morreram.

5- estão errados os pregadores de indulgências que dizem que um homem ée libertado e salvo de todo castigo dos pecados pelas indugencias papais .
eles purgam que a alma voa para fora do purgatório tão longo que o dinheiro jogado na caixa e porque o papa não esvaziava o pulgatório apenas por caridade,se o faz através do dinheiro que emprega na construção da basilicas.

6- Martinho Lutero, os protestantes e etc.

7- Os protestantes porque protestavam contra a igreja católica.

Anônimo disse...

nome:kaynã rallson ferreira da silva
nº 19 1º ano D
1) , a igreja tinha alguns segredo e com isso foi contado pelo lutero,e ai ele foi expulso da igreja católca.
2)da parte que lutero resava de costas para o povo e em latim e com o passar do tempo ele mudou isso e passou arezar de frente para o povo e da mesma linguagem do povo.
3)-por que ele não concorda em que os cristãos romanos e sim concordava com os gregos, não concordava com a pratica de indulgencias e etc...
4)era a pratica de cobrar por pedaços do céu e até mesmo pelo perdão em diversos pecados que os povos cometiam.
5)a pregação de indulgencias, que quanto mais dinhero pagavam mais longe a alma escapava de ir para o pulgatorio e por que o papa não esvaziava o pulgatoio apenas por caridade se o faz atraves do dinheiro que emperga na construçaõ de uma basilica.
6)martinho lutero.
7) por que eles foram chamados de protestantes por que, protestavam contra a igreja catolica.

Anônimo disse...

nome:Igor pereira maçal n°12 1°ano D
1° o filme fala de um homem que criticava as leis da igreja por que a igreja dizia que para ser salvo tinha que pagar e ele não achou que isso não tinha de ser assim ele achava que para ser salvo tinha que ter fê.
2°a sequencia que eu achei iteresanta foi a que ele rezava a missa de frente para as pessoas,em modo que elas entedese a missa.
3°por que ele não concortava com as indujencia.
4°indulgencia era pagar pelos os pecados .
5° a fê cista como único caminho para a salvação eterna ;a bíblia como único fonte para a fê e o livre exame pelos fies como uma porta o entendimento para a bíblia.
6° martinho lutero .
7°por que eles protestavam contra as leis das igreja.

Anônimo disse...

Yuri Lima nº 40 1° como um homen que lutava pelos seu entereses de sua igreja que ele era contra indugencias e é contra a maioria das coisas que a igreja faz.
2° da que ele enterra o menino . por que ele pensa que todos sendo pecador mais ainda te chance de se recupera .
3° por que tinha indugencias e corupção da igreja ai ele faz 95 tezes comtra a igreja .
4° era um documento que servia para sauvar almas que era um documento que voce tinha que pagaera a pratica de cobrar por pedaços do céu e até mesmo pelo perdão em diversos pecados.
5° a pregação de indulgencias, que quanto mais dinhero pagavam mais longe a alma voava do pulgatorio e por que o papa não esvaziava o pulgatoio apenas por caridade se o faz atraves do dinheiro que emperga na construçaõ de uma basilica.
6° - Martinho Lutero
7° ele foram chamdos de protestantes por que, protestavam contra a igreja catolica.

Anônimo disse...

Rayne oliveira 1 ano D

1-eu poderia dizer que o filme lutero é a luta de um jovem padre contra alguns costumes da igreja catolica.E tambem contra si mesmo pois a qualquer momento ele correria risco de ser morto em praça publica,apesar de tantas dificuldades LUTERO não teve medo de questionar e assim formar outra religião os protestantes.

2-a sequencia mais interessante é a parte em que ele se4 encontra com o cardeal e questiona o poder do papa,enquanto mandaram ele concordar com tudo que le fosse dito.ele não se calou e indagou ao cardeal se o papa não poderia também perdoar por amor,no meu ponto de vista esta é a parte mais importante.

3-porque ele não concorda com as praticas da igreja tais como indulgencias,ou até mesmo rezar a missa de costas e em latim foram os fatoes que mais levaram LUTERO a se revoltar com a igreja fazendo assim seus "protestos".

4-eram valores os quais o fiéis pagavam pra serem "perdoados pelos seus pecados".

5-que estavam errrados todos os cobradores de indulgencias,porque o papa naõ salva os pecadores só por amor invez de cobrar indulgencias par a construção de basilicas.E também e dizer que alma voa tão longe do pulgatorio quanto o dinheiro caindo na caixa.

6- martinho lutero,papa e cardeal.

7-porque eles protestaram contra a doutrina da igreja católica,fazendo assim surgir uma nova religião na qual ouve adeptos conforme seus protestos exigiam.

Anônimo disse...

Patricia Lorrayne 1°D

1)Um homem que acreditava que poderia mudar a igreja católica,transformando-a numa igreja com mais objetivos tentando expressar o que realmente as pessoas precisavam ouvir e sentir.

2)O momento em que o menino é enterrado por Lutero.

3)Porque ele queria transmitir seus objetivos para as pessoas de um modo mais pratico.

4)O perdão dos pecados.

5)*21: Estão errados os pregadores de ijdulgências que dizem que um homem é libertado e salvo de todo castigo dos pecados pelas indugências papais.

*27: Eles pregam que a alma voa para fora do purgatório tão logo tilinte o dinheiro jogado na caixa.

*82: Porque o papa não esvazia o purgatório apenas por caridade,se o faz através do dinheiro que emprega na construção de uma basilica?

6)Martinho Lutero,o Papa e o cardeal.

7)Porque ele fazia o que bem queria pois achava que do jeito dele as coisas seriam bem melhor.

Anônimo disse...

aluno=jefferson jader z 1ºD Nº42
1-um homem que tentou mudar as práticas da igreja catolica por que não concordava com os seus tipos de regras,leis etc...
mais ele não obteve muito exito por que acabou cendo expulso da igreja e fundando uma nova religião protestante.

2- das cenas em que Lutero foi até a sala do papa e tentou explicar para ele que aquilo não era certo,tbm da cena em que lutero resou uma missa de frente por que até então as missas eram de frente e em latin.

3-por que Lutero estava vendo que aquilo nao era o tipo de prática de uma igreja exercer aquilo não estava na biblia Lutero sabia a verdade e queria que todos as passoas tbm pudesse saber de toda a verdada ,a igreja não estava ajindo de forma verdadeira com seus fiéis enganando a todos.

4-indugências era a pratica de vender a salvaçao da passoa ou de um parente era peciso apenas pagar uma taxa para isso.

5-cobramento de indugências,venda de reliquias falsas , diversas interpratacoes da biblia.

6-Lutero,os fieis e algumas altoridades.

7-por que eles protestavam comtra a igreja católica e suas praticas.

Anônimo disse...

Aluna:Vanuza Oliveira n°38
1)O filme foi relatado tudo através da manifestação de Martinho Lutero sobre a igreja católica como Martinho Lutero não aprovava as leis da igreja ele foi expulso por não aceita as formar de mandamento na igreja como exemplo pagar na igreja pelo pecado capital pra poder ser liberto e poder se libertar do pecado!

2)do protesto de Lutero contra a reforma religiosa !

3)porque ele não apoiava a doutrina da igreja!

4)era o perdão do pecado aos fiéis !

5) tese 21 estão errados os pregadores de indulgências que dizem que o hoimem é libertado e salvo de todo castigo dos pecado pelas indulgências papais.
tese 27 :eles pregavam que a alma voa para fora do purgatório tão logo tilinte o dinheiro jogado na caixa.
tese 82:porque o papa não esvazia o purgatório apenas por caridade, se o faz atravas do dinheiro que emprega na construção de uma basilica .

6)reforma angelicana,luterana,calvinismo.

7)porque eles também protestava pela mesmo motivo por não concordar com os metodos da igreja .

Anônimo disse...

Nome:Larissa Andrade N°20

1-Lutero foi atingido por um raio, e acreditou ser um chamado divino então resolveu ser padre, mais não concordava com os aspectos criminosos da igreja católica.

3-Ele defendia que a missa deveria ser feita para o povo, no idioma em que as pessoas entendiam e também por que ele não concorda em que os cristãos romanos eram melhores que os gregos, também não concordava com a pratica de indulgencias.

4-Era a pratica de comprar pedaços no céu e de pagar pela a sua salvação para ser perdoado pelo seus pecados.

6-Martinho Lutero

7-Eles eram chamados de protestantes por que eles protestavam contra a igreja católica.

Anônimo disse...

nome:Jackyson Zatti n°14 1° D
1- O filme lutero retrata a vida de um homem que lutou para conseguir reformas na igreja.
2- De uma sequência onde o Lutero enterra um corpo de um jovem que havia se suicidado .Porque ele enfrenta a igreja quando enterra o jovem isto antes era um crime.
3- Porque ele achava errado a igreja cobrar para salvar as almas e vender objetos como pedaços da coroa de cristo e também porque ele não gostava de algumas coisas que teria de cumprir como padre tanto que quando ele para de ser padre ele se casa.
4-Era um preço cobrado para que a pessoa fosse salva.
5-porque o papa não esvaziava o purgatório por amor.
que estavam errado as pessoas que diziam que com a indulgência todos estariam salvos .
que o homem cristão deveria socorrer o homem necessitado em vez de pagar indulgências .
6-Martinho Lutero.
7-Porque eles protestavam contra igreja.

Anônimo disse...

Nome: maycon Alexander 1ºD nº261. Como você resumiria o fi lme Lutero?

1.um homem que foi capaz de enfrentar a religião,e mostrar para a sociedade que o ser humano não era um ser aprisionado...

2.

3.Por que a igreja tinha poder sobre as pessoas que ali viviam, então ele resolve dar mas liberdade aos povos ...

4. .Uma indulgência, na teologia católica, é o perdão ao cristão das penas temporais devidas a Deus pelos pecados cometidos na vida terrena.

5.
21-ESTÃO ERRADOS OS PREGADORES DE INDULGÊNCIAS QUE DIZEM QUE UM HOMEM É LIBERTADO E SALVO DE TODO CASTIGO DOS PECADOS PELA INDULGÊNCIA PAPAIS .

27-ELES PREGAM QUA A ALMA VOA PARA FORA DO PURGATÓRIO TÃO LOGO TILINTE O DINHEIRO JOGADO NA CAIXA .

82-POR QUE O PAPA NÃO ESVAZIA O PURGATÓRIO APENAS CARIDADE , SE O FAZ ATRAVÉS DO DINHEIRO QUE EMPREGA NA CONSTRUÇÃO DE UMA BASÍLICA ?

6. Marthin Luthero e a Propria Igreja .

7.
Pois eram o que eles faziam protestar Ccontra a IGREJA CATÓLICA .

Anônimo disse...

nome:Willian gustavo da silva
n°39
serie:1° D

resposta 1:
bom lutero era um padre que lutava contra a igreja catolica tentando provar que nem tudo o que a igreja dizia era realmente verdade.
resposta 2:
a parte que eu mais gostei foi a parte em que lutero esta celebrando uma missa dando mais atenção ao povo e a resando de frente para eles eo povo dando risada.
resposta 3:
porque ele se sente indignado com a corrupção da igreja catolica.
resposta 4:
perdão dos pecados.
resposta 5:
estão errado os pregadores de indulgencias que dizem que um homem é libertado e salvo de todo castigo os pecados pelas indulgencias papais.
eles pregam que a alma voa para fora do pulgatorio tão logo tilinte dinheiro jogado na caixa.
porque o papa nao esvazia o purgatorio apenas por caridade, se o faz atraves do dinheiro que emprega na construção de uma basilica
resposta 6:
xxxxxxxxxxx
resposta 7:
xxxxxxxxxxx

Anônimo disse...

aluno-Jonatan da silva pereira 1ºD N-18
1-O LUTERO FOI UM PADRE QUE LUTAVA CONTRA AS INDUGENCIAS DA IGREJA E MUITO INPORTANTE PARA A IGREJA CATÓLICA;POIS NÃO TENDO MUITO SUCESSO FOI ESPULÇO.

2-QUANDO ELE TESTOU AS 95 TESES NA PORTA DA IGREJA,PORQUE ELE SABIUA NDOS ERRES DA PRATICA DE INDUGENCIA E QUIS ALERTAR AS OUTRAS PESSOAS

3-PORQUE O LUTERO ESTAVA VENDO QUE AQUELA PRATICA NÃO APROPIADA PARA A IGREJA.

4-INDUGENCIA ERA AVENDA DA SALVAÇÃO DAS PESSOAS OU PARENTES .

5-ALTORIDADES ,FIEIS E LUTERO.

6-MARTINHO LUTERO.

7- ELES FORAM CHAMADO DE PROTESTANTE PORQUE PROTESTAVA CONTRA A IGREJA CATÓLICA.

Anônimo disse...

1) resumiria em uma reforma na igreja catolica mas que nao deu em nada
pois lutero que foi a pessoa que tentou essas mudanças acabou sendo espulso da igreja catolica sendo humilhado.
2) aquela em que martinho lutero começa a rezar a missa em portugues pois ali ele estava tentando uma mudança na forma de se fazer a missa.
3)porque ele não achava correto fazer a missa em latim e resolveu mudar a maneira
4)reliquia e indugençias:perdão dos pecados a fiéisb que coontribuia financeiramente com obras.
5) TESES:
21 estão errados os pregadores de indulgencia que dizem que um homen é libertado e salvo de todo o castigo dos pecados peka indulgencia papais
27 eles pregam que a alma voa para fora do purgatório tão logo tilente o dinheiro jogado na caixa
82 porque o papa não esvazia o purgatório apenas por caridade , se o faz atravez de dinheiro que emprega na construção de basilica
6)reforma angelicana luterana e calvinismo
7)porque eles protestavam pelo mesmo motivo
motivo que era em não concordar com os metodos da igreja católica



e.e.cmt Mauricio Coutinho Dutra
nome: Dienifer silva
numero: 43
série:1D
professora:Beatriz

7)

Anônimo disse...

marilene ferreira de oliveira
N°23
RESPOSTA 1
reforma.
RESPOSTA 2
nao que eu tenha gostado mais a que mais me chamou atencao foi a parte que falava que quem nao pagasse indugencias seria queimado em praca publica por que e uma coisa totalmente diferente primeiro que para ir para o ceu nao e preciso pagar.
RESPOSTA 3
porque ele se sente envergonhado com a corrupcao da igreja catolica.
para eles era o perdao para o seus pecados e tambem salvacao

Anônimo disse...

Nome:Maurício N°25 1°D


1-Como um filme de uma pessoa que não aceita os costumes da igreja católica e produz uma opinião a respeito disso.

2-Da parte que ele enterrou o corpo de um suicida no cemitério.Por que ele queria desfazer a idéia de que o suicida enterrado ali não deixaria os outros mortos descansarem em paz.

3-Por que ele se sente atormentado com as práticas da igreja.

4-Era a prática de pagar em troca da salvação.

5-Ele era contra as indulgências.
Ele era contra o esvaziamento do purgatório
Ele dizia que a salvação é pela fé

6-

7-Por que ele era contra os ensinos da igreja católica.

Anônimo disse...

Caroline O. Paz
1°ano D
1) O filme Lutero trata-se de um padre chamado Lutero que se revolta contra a Igreja Católica, ele desafiando a igreja criou a reforma e depois disso ele mesmo começou a fazer pregações olhando para as pessoas e falando a lingua que eles falavam pois antes os padres ficavam de costas e pregando em latim.
ele teve que pedir desculpas para o papa pois estava desafiando a igreja e depois disso criou uma nova igreja.

2) Eu gostei da cena em que ele começa a pregar para as pessoas de frente e falando a lingua que elas falavam, por que apartir desse momento ele passa a desafiar a Igreja.

3) Por que a igreja já estava cobrando muitas indugências e estava vendendo reliquias e ele viu que tudo isso era mentira pois eles davam um papel e falavam que se a pessoa pagasse teria a salvação.

4) As indugências era a pratica de cobrar para livrar os pecados.

Anônimo disse...

Camila Martins 1ºD
Nº: 03


1- Lutero foi um homem muito importante para a igreja,mais não teve muito sucesso e logo foi expulço tendo de se ajuelhar e pedir perdão por tudo que disse,mais ele não realizou isso e foi expulso.

2- Da parte que o papa fazia a miça de costa para as pessoas. achei diferente e interessante.

3- Porque ele queria que todos soubeçem das suas obras de uma forma mais prática

4- Perdão dos pecados.

5-porque lutero e os seus seguidores era contra tudo que era feito na igreja católica por isso era chamado de protestante e foi lutero que mudou o jeito de se falar de Deus.
e eles dizia que a alma saia do purgatório quando jogava o dinheiro na caixa

6- 6 - Lutero, o papa e as normas da igreja.

7- Porque eles protestavam contra as igreja e não aceitavam as praticas de indulgencias.

Anônimo disse...

Nome: Larissa Santos Vasconcelos . 1° D. N° 21

1- Lutero ele Lutava pela reforma da Igreja católica , ele foi obrigado a se ajuelhar e pedir desculpas, mais ele nao fez isso e foi expulso.

2- Eu gostei da parte quando ele colocou as 95 teses na Porta da Igreja , e também gostei do jeito que ele ensina e passa a missa para as pessoas , com forma diferente do costume , acho que ele amava enfrenta , e expor que os costumes que a igreja estabelecia era errado .

3- Após quase ser atingido por um raio,acredita ter sido alvo de um chamado divino.Ele se retira para um monastério,mas logo se vê atormentado pelas práticas mercantis adotadas pela Igreja Católica à época.

4- Que Você seria salvo pela fé , ae a Igreja católica vendia um papel , pra colocar os nomes das pessoas que queria ser salva - Indulgencias
Venda de Reliquias - Indulgências

5- Por que o papa nao esvazia o purgartório apenas por caridade, se o faz através do dinheiro que emprega na construção de uma basílica?
Estão errados os pregradores de indulgências que dizem que um homem é libertado e salvo de todo castigo dos pecadores pelas indulgências papais.

6- O Lutero .

7- O que levou muito a chamar 'Protestante' foi qando ele colocou na Porta da Igreja Católica as 95 Teses , e também a revolta que ele fez , sobre os costumes da Igreja .

Anônimo disse...

Claudinéia ribeiro de oliveira
série 1ºano D nº5.
1º Em Lutéro que lutava pela a reforma da igreja igreja católica era um homem que tinha uma visão totalmente diferente do eram feito nas igrejas e por isso tentou mudar e nessa mudança ele acabou sendo humilhado tendo que ajoelhar e pedir perdão por tudo que tinha dito e até mesmo alegar que não não havia dito nada.
2ºMe chamou atenção a parte em que ele pregou as 95 teses na porta da igreja e conseguiu mostrar para o povo que não era as indulgências que iriam salva-lo.
3ºporque ele não concordava que a pessoa para ser salvo tinha que pagar a indulgência para ele era mesma coisa como se fosse comprando a própria salvação.
4ºA única forma de morar no céu e não cometer pecados.

Anônimo disse...

nome:Indaiara série:1ano D NUMERO:16

1.Martinho Lutero era um padre que lutava pela reforma da Igreja Católica,e acreditava que as pessoas só tinham que ser valvas se tivessem Fé,alem de ser contra as indulgencias.

2.Das sequencias que eu mais gostei, foi a parte em que o padre orava a missa.
no começo ele orava a missa de costa para o povo e em latim e depois passou a ser feita na língua do povo e de frente para eles .

3.Bom a Igreja Católica estava cobrando muitas Indulgências e ele era contra isso.

4.indulgências eram cobranças para a salvação.

Anônimo disse...

NOME:Jessica Martins de Araujo N°16 SERIE:1°D
1-em um homem que lutava pela reforma da igreja católica ele acreditava que as pessoas para serem salvas tinham que ter fé,e nao pagar indurgências.ele foi humilhado teve que pedir perdao e retirar tudo que disse.
2°- me enprencionou a parte em que Lutero,ele era acostumado a rezar a missa de costa para o povo e em latin.e ele rezou a missa em portugues e de frente para o povo.
3°-a igreja católica estava cobrando muitas indurgências e Lutero era contra entao ele fez 95 teses que colou na porta da igreja para que todos vissem.
4°-isto e o perdao pelo pecado mediante a pagamento.

Anônimo disse...

Cristiano 1°ano D n°07
1) O filme se trata-se de um homem,cuja,por-si próprio não se asseitava ser padre,porque via em seu ponto de vista,em mudar o modo em que a igreja passava os meios de ter salvação para os fies que acreditava em
Jesus Cristo.
E teve vários argumentos onde os fies começaram a perceber que Lutero tinha razoes verdadeiras contra a igreja Católica que por si só teve que aceitar algumas mudanças que Lutério criou.

2) Me chamou atenção acena onde ele adotou medidas contra igreja onde mostrou para todos os fies.
As medidas eram varias,e a mais destacada,para mim,foi quando citou a frase,se o papa pode esvaziar o pulgatorio por dinheiro e porque não pode esvaziar por amor,onde armou uma intriga com o membro mais importante da igreja que era o papa.
3) Porque por si só não se aceitava de ser padre e já que se tornou um membro da igreja porque não mudar o que não aceitava de maneira alguma.
4) perdão dos pecados por meio de comprar um papel,vamos dizer que se tive se dinheiro era salvo.
5) eram varia três delas era onde setra tava do padre com o pulgatorio,as indurgencias e as reliquias.
6)martinho Luterio
7)abordava o que pensava onde se tratava oque nao aceitava da igreja.

Anônimo disse...

PAULA FEITOSA N 30 1 D O FILME RETRATA UMA REFORMA DENTRO DA PROPRIA IGREJA CATOLICA LUTERO POR UM PADRE E BASTANTE IMPORTANTE DENTRO DA IGREJA CATOLICA NAO PODE SER EXPULSO POIS SEU PAPEL DENTRO ERA IMPORTANTE LUTERO ACREDITAVA QUE A SALVACAO DO HOMEM SOBRETUDO ERA PELA FE ,ELE NAO ACREDITAVA NAS INDULGENCIAS OU SEJA UM SIMPLES PAPEL DARIA SUA SALVACAO ETERNA ,CRITICAVA TAMBEM SOBRE AS MISSAS QUE ERAM FEITAS DE COSTAS E DE IDIOMA EM LATIM 2 ME CHAMOU MAIS ATENCAO A HORA EM QUE ELE FICOU EM FRENTE DO PAPA COLOCANDO EM SI SUAS CRITICAS QUESTIONANDO COM O PAPA SEU MODO DE PENSAR MAIS O PAPA NAO TEVE COMO CONVERSAR COM PORQUE SABIA DA VERDADE E O CHAMOU DE HEREGE 3 PORQUE ELE NAO ACHAVA AS INDULGENCIAS NAO PAGARIA UMA VIDA NO CEU E AS RELIQUIAS 4 PERDAO DOS PECADOS 5 TESE 27ELES PREGAM QUE A ALMA VOA PARA FORA DO PURGATORIO TAO LOGO O DINHEIRO JOGADO NA CAIXA PORQUE O PAPA NAO ESVAZIA O PURGATORIO POR CARIDADE 6 MARTINHO LUTERO E A IGREJA CATOLICA 7

Anônimo disse...

anonimo 1 ressumiria que para a igreja catolica nunca ninguem estaria certo a não ser quem dela pudesse tira algum proveito sempre teria que ser ela jamais alguem como Lutero que não gostava muito das suas ações apartir da igreja idealizava
2 as partes que ele fazia graças as seus colegas de batina nas reuniões tambem quando ele começou a fazer seus cultos olhando para os fieis
4 comercio de crenças e para ser salvo teria que pagar
3 porque se ver atormentado pelas praticas mercantis adotadas pela igreja Pamela

Anônimo disse...

Aluna: Rikelly Paula
1ºB Nº29
1= Em homem cheio de vontade que luta contra as regras que existia na quela época, e que conseguil o que ele mas queria ao ter certeza do que queria, que aliais era ser menbro da igreja catolica, que ao receber um chamado de Deus ele passou a ter certeza que a quele caminho era o certo.

2 = Eu gostei da parte em que ele foi fazer sua propria missa em latin, e deerrubou o calice.

3 = Porque essas práticas eram ilegais,e não se tem o direito de fazer cobrança para as pessoas serem salvas,e as relíqueas,as prostitutas com os padres

4 = .Uma indulgência, na teologia católica, é o perdão ao cristão das penas temporais devidas a Deus pelos pecados cometidos na vida terrena.

5 = 5- a pregação de indulgencias, que quanto mais dinhero pagavam mais longe a alma voava do pulgatorio e por que o papa não esvaziava o pulgatoio apenas por caridade se o faz atraves do dinheiro que emperga na construçaõ de uma basilica.

6- Martinho Lutero

7- ele foram chamdos de protestantes por que, protestavam contra a igreja catolica.
Bjoo ;-)
bjoo

Anônimo disse...

CAMILA OLIVEIRA ROMERO N°05 1°B


1-um jovem padre que renunciava a atitude da igreja quanto ao valor que dava aos bens materiais; e iludia pobres e umhomem que tentava lutar para mudar a igreja.
2-A parte interessante do filme qu eu achei interessante foi que o padre resou d frente para o altar de costas para as pessoas que ali frequentavam
3-na verdade eles não conocordavam que os romanos seriam melhores que eles,para os romanos as pessoas teriam que ser bos para entrar no ceu.
4-Indurgencia era pagar a entrada para o ceu.
5-Que quanto mais dinhero pagavam mais longe a alma voava do pulgatorio.
6-Martinho Lutero
7-Ele protestave porque não aceitavam rezar a missa de costas para o povo.

Anônimo disse...

nome;Giovane 1b
1)um grande acontecimento que foi a reforma religiosa onde tudo muda na igreja católica.
2)a ora em que ele pregou suas teses na porta da igreja, porque ele desafia a religião.
3)porque ele não gostava das atitudes tomadas pelos lideres religiosos.
4)
5)
6)cardial,lutero
7)porque elels protestavam contra a igreja.

Anônimo disse...

Tiago S. Oliveira 1º B Nr: 35

1- Lutero ele Lutava pela reforma da Igreja católica , ele foi obrigado a se ajuelhar e pedir desculpas, mais ele nao fez isso e foi expulso.

2- Na hora que ele deruba o calice e na hora que ele ta rezando a missa de frente para o povo e todo mundo da risada da cara dele! hihi'

3-Ele defendia que a missa deveria ser feita para o povo, no idioma em que as pessoas entendiam e também por que ele não concorda em que os cristãos romanos eram melhores que os gregos, também não concordava com a pratica de indulgencias.

4- Era forma que a igreja usava para ganhar dinheiro, eles diziam que se comprassem um documento eles terião o direito a salvação, ou se um parente ou ele proprio, estivesse com uma doença ele poderia pagar para subir em uma escadaria e quando chegasse ao final eles terião bençao.

5- *21: Estão errados os pregadores de ijdulgências que dizem que um homem é libertado e salvo de todo castigo dos pecados pelas indugências papais.

*27: Eles pregam que a alma voa para fora do purgatório tão logo tilinte o dinheiro jogado na caixa.

*82: Porque o papa não esvazia o purgatório apenas por caridade,se o faz através do dinheiro que emprega na construção de uma basilica?

6- O Lutero .

7- Eles foram chamdos de protestantes por que, protestavam contra a igreja catolica.

Anônimo disse...

nome:antonio marcos martins soares
serie:1B

1)na quela epoca as dotrinas das igrejas era rigindas.

2)que ele queria mudar aquela historia e mostrar algo diferente a para aquela relegiao.

3)que nao achava certo que a igreja fazia com o povo.

4)

Anônimo disse...

Nome:Patrícia Costa Escarião
n°26 série:1° ano B matutino
prof°:Beatriz

1°-resumiria em um filme que falava de um homem que lutava contra as indugências da igreja e contra tais formas que os padres se conportavam.E era realmente isso que ele estava lutando para mudar pois naquela época os padres tinha todo o direito de se deitar com as prostitutas e como Martinho Lutério era um homem fiel a igreja isso para ele considerado um pecado enorme.

6°-O principal personagem do filme era o Martinho Lutério

3°-Ele eracontra porque naquela época havia coisas que ospadres faziam que el nao concordava muito e tambem a idéia dele resar a missa de frente para o altar e de costa para o povo

2°-A parte que quando as pessoas queriam pagar seus pecados elas tinham que comprar um tal documento par deus perdoar seus pecados e nisso elas tinham que subir uma escada enorme rezando um pai nosso e uma ave maria

7°-eles foram chamados de protestantes pois protestavam contra a igreja católica.

Anônimo disse...

Nome: fernanda oliveira serie: 1°b
1) um homen qe lutava pela igreja catolica, por isso ele foi espulso por nao concorda com certas coisas qe a igreja fazia.

2) Quando ele foi falar com o cardial,sobre as teses

3)por que as praticas da igreja da catolica eram muito rigidas, pois eles roubavam, e roubavam em nome de Deus

4) cobrança pela igreja, as pessoas pagavam e conquistavam a sua salvação.

5)por que o papa não esvaziava o purgatório só por caridade se o faz através do dinheiro que emprega na construção de uma basilica.

6)Lutelo, e os papa

7) ??

Anônimo disse...

ALUNA: Sinara
Série: 1ºB
Matutino

1:Como um filme Interessante e super explicativo



2:Quando no Filme mostrava o jeito que os povos participavam da missa .Pois O padre resava de costa Para as pessoas .


3: Indurgencias (Perdão dos pecados ,Mediante determinado Pagamento).


4:*Estão errados os pregadores de indulgencias que dizem que um homem é libertado e salvo de todos castigos dos pecados pelas indulgencias papais.

*eles pregam que a alma voa para fora do purgatório tão logo tilinte o dinheiro jogado na caixa .

*por que o papa não esvazia o purgatório apenas por caridade,se o faz atravéz do dinheiro que emprega na construção de uma basílica

Anônimo disse...

aluna: Kamila Kimberly
turma: 1° ano B

1) lutero lutava pela reforma da igreja católica pq nao concordava com as normas da religiao. ele não teve muito sucesso com essa discordia, e então foi expulso.

2) quando ele prega as 95 teses na porta da igreja, sabendo dos erros cometidos pelos catolicos, e tentando alertar as pessoas.

3)por qeue ele nao concordava com a pratica de indurgencias, e nem com a tese de que os cristãos romanos eram melhores que os gregos.

4)uma taxa pra ser salvo, quer dizer eles pagavam pra serem salvos.e tambem vender imagens de santos.

5)Estao errado os pregadores de indulgencias que dizem que um homem é libertado e salvo de todo castigo dos pecados pelas indulgencias papais.
*Eles pregavam que a alma voa para fora do Purgatorio tao logo tilinte o dinheiro jogado no caixa.
*Por que o papa nao esvazia o purgatorio apenas por caridade, se o faz atraves do dinheiro que emprega na construçao de uma basilica.

Anônimo disse...

Eduardo César Gonçalves Araújo.1°B N°09



01-Era um homem que lutava pela reforma da igreja católica, mais que não teve muito sucesso. Porque ele foi expulso da igreja católica depois de ser humilhado tendo que se ajoelha e pedir perdão por tudo que disse.


02- Aquela hora hora que ele pregou a teses na porta da igreja. Por que ele sabia dos erros da pratica de indulgencias e quis alertar as outras pessoas.


03- Ele fica muito bravo com as práticas, pois ele percebe que os membros das igrejas fazem de si próprio "DEUSES" vendendo indulgências, ele ficou bravo por esse acontecimento.


04- Indulgencias, eram os Certificados de Salvação". A igreja vendia aos fiéis apreços elevados. Alem da sua própria salvação, poderiam também pagar a salvação de um doente querido, ou até mesmo conseguir perdão a qualquer pecado.


05- Que estavam errados todos os cobradores de indulgencias. Porque o papa não salva os pecadores só por amor invés de cobrar indulgencias par a construção de basílicas.E também e dizer que alma voa tão longe do purgatório quanto o dinheiro caindo na caixa.


06- Martinho Lútero, cardial,os papas e sacerdotes.

7- ele foram chamdos de protestantes por que, protestavam contra a igreja catolica

Anônimo disse...

nome:Luiz Felipe N:20 Türma:A 1)Estava um homem lutando para a reforma da igreja,'mas nao teve muito sucesso ele ainda foi espulso da igreja e fora da igreja foi humilhado. 2)Eu gostei na hora que em que ele pregou as teses na porta da igreja e ainda desafiou as indugências da igreja. 3)Porque ele nao concorda com os gregos e romanos.

Anônimo disse...

nome:Luiz Felipe N:20 Türma:A 1)Estava um homem lutando para a reforma da igreja,'mas nao teve muito sucesso ele ainda foi espulso da igreja e fora da igreja foi humilhado. 2)Eu gostei na hora que em que ele pregou as teses na porta da igreja e ainda desafiou as indugências da igreja. 3)Porque ele nao concorda com os gregos e romanos.

Anônimo disse...

name:adeildo,n° 1 série 1°b

1.Lutéro um uma pessoa religiosa começou a duvidar das indurgências cobradas pela igreja, começou a ir contra a igreja falando que estava errado o que eles faziam comp cobrar indurgências para não ir para o inferno, a igreja começou caçar Lutéro ir contra a igreja.

2. Quando o raio atinge lutéro e ele fala que se sobrevivesse ele iria ser padre.

3.por que ele coméça a ver que dentro da igreja tinha muitas coisas erradas.

4.indulgências eram pagamentos para não ir para o inferno.

5.

Anônimo disse...

Nome:Marcos Gabriel Série:1B

1:Lutero foi um homen muito importante para a igreja por lutar pela reforma da igreja .Mas não teve muito sucesso pois logo foi expulso depois de ser humilhado tendo que pedir perdão por tudo o que disse.

2:que ele pregou a teses na porta da igreja porque ele desafiou a igreja.

3:por que ele não concorda em que os cristãos romanos eram melhores que os gregos, também não concordava com a pratica de indulgencias por que pra ele as pessoas tinham que ser boas pra conseguir um lugar no céu, mais para as pessoas daquela epoca bastava comprar um pedacinho do céu.

4:- Era cobrar por pedaços do céu e até mesmo pelo perdão em diversos pecados.

Anônimo disse...

NOME:TAINARA DA SILVA MORAES
N:32 SÉRIE:1°B

1)LUTERO ERA UM PADRE QUE FOI EXPULSO DA IGREJA, ELE FOI EXPULSO PORQUE NÃO CONCORDAVA COM ALGUMAS LEIS DA IGREJA.

2)QUANDO ELE FOI REZAR A MISSA DE FRENTE PARA PAREDE E NÃO PARA A PLATEIA.

4)1-PARA SALVA A ALMA DO PURGATÓRIO TINHA QUE PAGA.

Anônimo disse...

nome=ANA PAULA nº04 SÉRIE:1°B
1=LUTERO ERA PADRE QUE SE REVOLTOU COM AS REFORMA PROTESTANTE DA IGREJA E NÃO SE CONFORMAVA ENTÃO FOI EXPULSO DA IGREJA CATÓLICA.

2=QUANDO LUTERO FICAVA DE COSTA PARA O POVO E DE FRENTE PARA O ALTAR E REZAVA EM LATIM.E QUANDO LUTERO CHEGOU A ROMA E VIU OS PADRES FICANDO COM AS PROSTITUTAS.

4=INDULGÊNCIAS SÃO QUANDO O POVO ACREDITAVA QUE TINHA QUE PAGA PARA IR AO PURGATÓRIO PARA SUAS ALMA PODEM DISCANSA EM PAZ.

6= MARTIM LUTHER

Anônimo disse...

Nome:Francine C. Miranda
N:12 Série:1B
1)De homem luta para a reforma da igreja só que não teve sucesso.

2)Quando ele consegue celebra sua primeira missa,porque celebrou enfrente do publico.

3)Por que ele concordava com a pratica de indulgencias por que pra ele as pessoas tinham que paga para ser salva.

4)Era cobra para ser salvo.

Anônimo disse...

Nome; Dienifer Toralez n°: 07 série :1ano B

1) R: O filme se resume em religião , poder , opinião , e sobre o o jeito que as pessoas viam a religião naquela epoca.

2) R: Bom , gostei mais da parte que o Lutero vai até Roma pensando que la era diferente da onde ele morava.La ele achava que ia encontra " DEUS " , mais se enganou pois lá , era pior que sua propria cidade!

2) R: Porque ele tinha uma visão totalmente diferente de algums pesoas , seus " SUPERIORES " , pois ele acreditava na salvação diovina e os outros na proprina paga para eles serem salvos do purgatorio !

3) R; Padres ficando com Prostitutas e o Pagamento de proprina para savlar a alma dos canponeses do purgatorio.

4) R: Os padres cobrando para perdoar pos pecados dizendo : Se pagarem sua alma sera salva !

5) R: Eles pregam que a alma voa para fora do purgatorio tão logo tilinte o dinheiro jogado na caixa ,
Por que o papa não esvazia o pourgatorio apenas por caridade, se o fgaz através do dinheiro que emprega na cxonstituição de DEUS
estão errados os pregdores de imdulgencia que dizem que um homem é libertado e salvo de todo castigo pelas indulgencia papais.

Anônimo disse...

Nome: Gicélia, n:14, série:1 b

1: Resumiria da seguinte forma: Em Erfurt 1507, as missas eram rezadas em Latim ede costas para o povo.
Houve também uma forma bem diferente de tentar livrar a alma do pulgatório que era subir as escadarias de joelhos e orando.
O primeiro filho do Senhor feldal, vira filho do Senhor feldal, ja o segundo filho, vira PADRE.

4: INDULGÊCIAS: documento comprado, pois na verdade o único jeito para tentar ser salvo do purgatório era pagando dinheiro (indulgências).

Anônimo disse...

Nome:Nailton Silva
Nº25 Serie:1ºB

1-Lutero foi um homen muito importante dentro da igreja com reformas que ate hoje ocorre dentro da igreja, como a reclusao e a tradução da bíblia do Latin para a língua popular.

2-da parte que a missa era organizada de costa para o povo, isso so foi resolvido com o mar tino lutero como umas das mudanças dele dentro da igreja.

3-por que ele não concorda em que os cristãos romanos eram melhores que os gregos, também não concordava com a pratica de indulgencias por que pra ele as pessoas tinham que ser boas pra conseguir um lugar no céu, mais para as pessoas daquela epoca bastava comprar um pedacinho do céu.

4-eram valores os quais os cristoes pagavam pra serem perdoados pelos seus pecados.

5- 1 padre poderia fazer missa virada para o publico.
2 A salvação por meio da fé ,não por um simples papel.
3 A fala de outras linguas durante a missa.

Anônimo disse...

Nome: Josiane Teodoro N°: 18
Serie : 1° B

1: O filme se resume en religia , poder , antiguidade , opiniao , sabedoria .. O filme começa em Eufurt em 1057 , com lutero jurando que ira virar padre , que naquela época não era facíl .

2: Achei interessante a parte em que Luter reza a missa de costas para o povo .. Aquilo me chamou muita atenção!

3: Ele critica as praticas da Igreja porque ele acreditava que existia um Deus misericordioso !

4:As indulgencias eram o perdao dos pecados !
Eles cobravam para serem salvos .

5: Estao errados os pregadores de indulgencias que dizem que um homem é libertado e salvo do todo castigo dos pecados pelas indulgencias papais .
- Eles pregam que a alma voa para fora do purgatorio tão logo tilinte o dinheiro jogado na caixa .
- por que o papa não esvazia o purgatorio apenas pór caridade , se faz atravez do dinheiro que emprega na construção de uma basilica ?

6: Lutero ,

Anônimo disse...

nome:Gabriel
n:13
série:1°b
1) Era um homem que tentava lutar pela reforma da igreja católica mais que não teve sucesso porque foi expulso da igreja católica depois de ser humilhado tendo que se ajoelhar e pedir desculpa por tudo que disse. sendo que ela não tinha feito nada disso.
2)na parte que mostrava como era a igreja antigamente. porque todos inmaginava que a igreja era o todo proderoso da época sendo que enganava as pessoas para ter dinheiro.
3)porque ele achava errado as praticas da igreja e queria mudar.
4) as indulgência era pessoas da igreja enganado pessoas inocentes para obter dinheiro. uma dela era um papel falando que quando morrer sua alma sera purificada,e a outra era as propagandas fortes para se obter dinheiro
5)21. estão errados os pregadores de indulgências que dizem que homem é liberto e salvo de todo castigo dos pecados pelas indulgências papais
27. eles pregam que a alma voa para fora do purgatório tão logo tilinte o dinheiro jogado na caixa
82. por que o papa não esvazia o purgatorio apenas por caridade ,se o faz através do dinheiro que emprega na construção de uma Deus.

Anônimo disse...

Nome: Sckarllett Gomes da Silva.
Nº:30 Série: 1º B'

1- O filme é uma retratação de como era a igreja na Idade média e como ela passa a ser depois da reforma religiosa ocorrida no período Renascentista. Através de um homem chamado Lutero que surgiu para contradizer e criticar obras que a igreja fazia que ele não estava de acordo e achava desnecessário. Ele surgiu pra tentar mudar isso.

2- Da parte em que ele diz que não era preciso e que ele não concordava com o documento de indulgência. Porque depois os padres tentavam vender e quase ninguém dava mais atenção pra eles. Inclusive teve até um padre que simulou sua mão queimando dizendo que se não pagasse sua alma iria ficar daquele jeito no inferno.

3- Porque ele via coisas e não concordava e tentava mudar o exemplo delas era como a missa era dirigida, o padre tinha que ficar de frente para o altar e de costas para o público essa foi a primeira coisa que ele viu e já não concordou e conseguiu mudar! Algumas coisas eram insignificantes mais que faziam toda uma- diferença.

4- Era um documento que eles tinham que pagar para perdoar seu pecados eles dizia que com ele a pessoa tinha direito a um pedacinho do céu e já se livrava do purgatório.

5- A pregação de indulgencias, que quanto mais dinheiro pagavam mais longe a alma voava do pulgatorio e ele dizia que isso não era preciso a pessoa tinha que ser salva pelos seus bons atos e não por dinheiro.

Anônimo disse...

nome;nayara sales n= 37
serie=1b matutino 1)No filme relatava,um homem que lutava pela reforma religiosa,depois ele foi expulso da igreja e teve de pagar e pedir perdao pelos seus pecados.

Anônimo disse...

Escola Estadual Cmt. Mauricio C. Dutra
Discente:Maria Apª nº24 Série:1ºB
Doscente: Beatriz Feitosa

1) Resumiria como sendo um homem, que revoltado com falta de caráter da igreja, e por não concordar com as exigências católicas acabou sendo expulso da igreja, pois acreditava que a salvação da alma não poderia ser comprada.

2) Gostei da parte inicial onde ele está no meio de uma tempestade, e é atingido por um raio, ele acredita que isso foi um chamado de Deus.

3) Porque ele vê que a Igreja estava abusando da fé dos fieis, usando de coisas fúteis para ganhar dinheiro, no caso ele se revolta com isso, e não aceita o abuso.

4) Era uma espécie de documento que ajudaria a pessoa a livrar a alma do purgatório.

*ESTÃO ERRADOS OS PREGADORES QUE COBRAM INDULGÊNCIAS QUE DIZEM QUE O HOMEM É LIBERTADO E SALVO DE TODOS OS CASTIGOS DOS PECADOS PELAS INDULGÊNCIAS PAPAIS;

*
ELES PREGAM QUE A ALMA VOA PARA FORA DO PURGATÓRIO TÃO LONGE TILINTE O DINHEIRO JOGADO NA CAIXA;

Anônimo disse...

guilherme sabino Nº11 1°D

1) o filme resume em mundancas ocorridas dentro da igreja catolica pelo lutero que achava errado as praticas da igreja, e lutou muito para que essas praticas mudarem.
2) eu gostei quando ele faz o velorio de um menino pobre.
3) por que ele achava errado as regras da igreja por exemplo as indulgencias.
4) taxa paga pela populacao para a igreja para as pessoas nao fossem para o inferno e sim para o ceu.
5) 21-estao errados os pregadores de indulgencias que dizem que um homem é libertado e salvo de todo castigo dos pecados pelas indulgencias papais.
27-eles pregam que a alma voe para fora do purgatorio tao logo talinte o dinheiro jogado na caixa.
82-porque o papa nao esvazia o purgatorio apenas por caridade,se o faz atraves do dinheiro que emprega na construcao de uma basilica?
6) lutero e os menbros da igreja.
7) pessoas que protestam contra por causa de suas indulgencias modo de fazer as missas e a linguagem feita na missa.

Harriet John disse...

Acabo de solicitar un préstamo para automóvil del Sr. Pedro y su compañía de financiación de inversiones y un préstamo sin subsidio. Después de investigar un poco sobre diferentes prestamistas, elegí descubrir porque parecen ofrecer algunos de los mejores beneficios del mercado (en este preciso momento) a una tasa de 2. Póngase en contacto con el Sr. Pedro en pedroloanss@gmail.com para solicitar cualquier tipo de préstamo.