quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A DEMOCRACIA CONSOLIDADA - Atividade Avaliativa para o 9º Ano "A"

No dia do segundo turno das eleições presidenciais (de 2002) o presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que "a democracia está consolidada no Brasil", enquanto Luta assegurava: "Quero ficar na história como o preside3nte que mais dialogou com empresários, sindicalistas e com todas as forças políticas". Ao fazer tal afirmação, o candidato praticamente eleito confirmava e completava a frase do presidente em que predominam a argumentação e o compromisso. Sugiro, entretanto, que as elições de 2002 significam mais do que a consolidação da democracia no Brasil: Indicam que o Brasil está passando da democracia de elites para a democracia de opinião pública.

( Adaptado de BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. www.bresserperira.org.br.)

ATIVIDADE AVALIATIVA
Valor: 3,0

As questões a seguir poderão ser respondidas a partir do texto referente ao capítulo 24 (A Democracia Consolidada), do livro "História e Vida Integrada" de autoria de Nelson Piletti, Claudino Piletti e Thiago Tremonte.
Você deverá clicar em comentários, em seguida colocar seu nome, número e série.
As questões não precisam ser respondidas em ordem, desde que estejam numeradas corretamente.

QUESTÕES:
1)Comente a respeito dos pontos que achou mais interessantes em relação ao governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC).

2) Luiz Inácio Lula da Silva (LULA) foi o primeiro operário a ocupar o cargo de presidente da República brasileira. A partir do que foi estudado aponte algumas mudanças pelas quais o país passou durante o seu mandato.

3) A reeleição de Lula em 2006 refletiu sua forte popularidade. Na sua opinião quais foram os motivos que levaram Lula a ganhar as eleições por dois mandatos consecutivos?

4) Fale brevemente a respeito das mudanças culturais ocorridas durante o período estudado.

BOM TRABALHO MEUS CAROS!

25 comentários:

Anônimo disse...

Aluna: Brenda Targino
Número:08
Série: 9º ano A

1- Fernando Henrique Cardoso entrou na presidência República em um periodo muito conturbado, de alta inflação, de uma mudança muito grande da moeda brasileira. Seu governo tem vários pontos positivos, mas também conseguiu grande sucesso dos seus planos de governo, mas não conseguiu garantir sucesso na estabilização economica. Privatizou a maioria da empresas públicas.

2- Ele focou investimentos para a população mais pobre, investiu bastante em educação, deixou a desejar em saúde. Durante seu governo teve inúmeros escandalos sendo revelados, dentre os quais o mais marcante foi o mensalão, mais nenhum envolveu sua imagem.

3 - O que levou ele a reeleição foi o motivo de ele ter sido uma pessoa pobre e trabalhadora e ter um discurso muito atrativo, focar seus investimentos para os mais pobres e a pormessa de conseguir quitar a divida externa brasileira, o que ele conseguiu fazer.

4 - Uma mudança de moeda, ( cruzeiro, cruzado, cruzado novo, cruzeiro real), Uma melhoria de vida não muito grande para os brasileiros, baixa inflação e muito programas sociais focados para os jovens que querem ir pra faculdade

Anônimo disse...

Sigrid Beatriz n° 34 Turma: 9ª A

1 - Ele era visto como o PAI do plano real e por proporcionar estabilidade monetária e o fim da inflação.

2 -Ele inovou o estilo de governar e criou varios projetos que beneficiariam o povo,como o FOME ZERO e BOLSA FAMILIA, o numero de desempregados diminuiu, reduziu juros, reconquistou a credibilidade internacional do Brasil e levou o mesmo a assumir posição de liderança nas negociações comerciais.

3- Sua política democrática e por seus programas sociais.

4- O Brasil deu um salto, tanto na area economia como na social.
Quem antes não tinha voz, passou a ter poder. Poder de escolher quem quer eleger. A democracia veio para liberta-los da comodidade, passaram então a fazer passeatas, greves, mostrando a sua indignação.
Na economia a mudança foi notável, antes quem não tinha dinheiro nem pra se alimentar, no final do ano podia viajar.

Anônimo disse...

Nome:Luna Fernanda
Número:36
Série:9º A

1-A criação do real, que fez com que a inflação caisse,a educação , o número de crianças matriculadas aumentou de 90% para 97% , a criaçao do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), com destribuição para todos os alunos do ensino fundamental.

2-Ele se concentrou para ajudar a acabar com a fome do país, criando o projeto Fome Zero , o Bolsa Família, que ajudava as famílias de baixa renda.

3-Pelas várias coisas que ele fez em seu antigo mandato, no segundo conseguiu abaixar o PIB, a miséria do país também caiu muito, o crescimento de renda entre os pobres,e tudo isso contribuiu para o IDH .

4-Vários tipos de gostos musicais como o Rock'n'roll, o Hip Hop, Funk, abitos da leitura, teatro, cinema, que influenciou e ajudou a reeguer o cinema , a cultura brasileira.

Anônimo disse...

Bruna Vitoriano n°9 9°A
1)O fhc ficou conhecido como o PAI DO PLANO REAL que è a moeda conhecida atè hoje.E por tentar proporciona a estabilidade economica.
2)Lula criou um novo modo de governar com o CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL.Criou tambem programa FOME ZERO;o BOLSA FAMILIA tando renda aos que precisam;reduziu juros;reconquistou a credibilidade do brasil.
3)A sua responsabilidade com povo e com seus programas pra ajudar o brasil e sua populaçao
4)1980 o pais viu crescer o ROCK´N ROLL;
Firmava-se tambem o PUNK.
Surgiu em pernabuco o MANGUEBEAT uma mistura de rock,hip-hop e o maracatu.Outro ritmo è o rap surgido em 1970 nos ESTADOS UNIDOS que ganhou grande popularidade nas periferias no brasil.

Anônimo disse...

Nome: Anny Caroline. nº:05 série : 9º A

1-o mais interessante pra mim foi que com alguns esforços ele conseguiu a reeleição do presidente da republica. Teve durante esse periodo uma acusação que o governo teria comprado alguns votos.O que chamou muito a atenção foi o apagão . Que deixou algumas familias sem energia . Elas tinham que dar um valor de energia , e tinham que gastar somente aquilo .

2- O pais passou por uma inovação durante o governo de Lula .que foi a sua politica social .O programa central foi o fome zero . e depois veio o Bolsa Família . Esses programas vieram para a judar a população mais carente do Brasil e que ajudou muito o pais.

3- Na minha opnião os motivos que levaram a reeleição de Lula , foi que ele ajudou muito o pais durante o tempo em que ficou na presidencia . Muitas pessoas pobres melhoraram de vida ,Ele ajudou a contribuir com o desenvolvimento do pais .

4-O Brasil valoriza muito todos os tipos de musicas : rap , rock' in' roll , hip-hop .Valorisa muito tambem a literatura e o cinema .As realizações de eventos que valorizam muito a cultura do pais . em vista de como as coisas eram amtes , hoje em dias esta muito melhor . Antes nem musica podia ouvir . Hoje voç ouve o que que e quando quer . O Brasil melhorou muito ! .

Anônimo disse...

Nome: Paulo Henrique
9ºano A
1º uma das coisas q marcou muito foi a nova moeda o real q esta até hoje .outra caracteristica foi q no governo dele ele queria privatizar tudo so nao conseguiu privatizar a VALE do rio doce e a PETROBRAS .ele vendeu empresas de telefonia de energia elétrica siderurgicas estradas de ferro etc..com isso gerou muitos problemas no brasil ..
2ºo mandato dele foi muito bom para o brasil ele fez varios projetos para as familias pobres varias bolças .fez um grande investimento no brasil com essas coisas ele foi se tornando muito popular por ajudar o povo .a inflação caiu muito conseguiu pagar todas as dividas do brasil e conseguiu fazer com o crescimento economico do brasil crescesse acabou com a miséria
3ºfoi pelas obras que ele fez no brasil inteiro melhorando o brasil e o desenvolvendo de uma maneira espetacular tirando muitas familias da pobreza miseria fome desigualdade .tudo isso levou a ele conseguir ganhar a segunda eleição consecutiva e se ele canditasse tres vezes ganharias as tres .kk
4ºfala que o FHC ele vendeu empresas do brasil para outros paises mudou o o dinheiro para o real .resumindo o governo dele num foi muito bom naum porque era um governo so de ricos
com o lula um candidato pobre vindo da miseria q o brasil tem conhecendo esses fatores .começou a mudar então fazendo projetos nao mudando nada dos projetos do FHC mas sim melhorando isso q eu entendi

NIKE

Anônimo disse...

Aluno:Celso Gabriel De Lima silva.
serie:9ª A
Numero:11

1:Manteve a privatização iniciada pelo governo Collor ,com o objetivo de modernizar a administração pública,reduzir os gastos do governo e melhorar o desempenho das empresas.

2:Lula iniciou com a politica social,como o fome zero,o bolsa família e outros tudo para ajudar os necessitados.

3:A sua preocupação com os pobres;e o aumento da economia do Brasil.

4:Cada ano que passa as coisas vão se misturando e com a musica popular brasileira não foi diferente, surgiu o manguebeat entre outros,no teatro e cinema mudou muito.

Anônimo disse...

Aluno:Allan C. Brandão
Série:9ª A
Nº:38

1)A privatização iniciada pelo governo Collor, com o objetivo de modernizar a administração pública, reduzir os gastos do governo e melhorar o desempenmho das empresas.

2)Lula iniciou com a politica social, como o fome zero, o bolsa família e outros, tudo para ajudar as famílias mais carentes.

3)Sua procupação com as famílias mais necessitadas, e o aumento da economia do Brasil.

4)Os anos vão passando e vão acontecendo muitas mudanças, as coisas vão se misturando e não foi diferente com a musica popular brasileira, o surgimento de novos ritimos músicais como o manguebeat, uma mistura de rock, hip-hop e música eletrônica.

Anônimo disse...

Nome: Mariane S. Souza N°27
Beatriz Feitosa
9°ano A

1- Me chamou a atenção ele ter proporcionado a estabilidade monetária e o fim da inflação. As vendas das empresas durante seu mandato, no qual o pais obteve milhões. E ele ser visto como "pai" por muitos brasileiros, o governo dele ter o objetivo de reduzir gastos do governo e melhorar o desempenho das empresas e etc.

2- O pais reconquistou a credibilidade econômica.Conseguiu quitar a divida externa, houve diminuição nas desigualdades sociais, planos para infraestrutura do pais como saneamento básico,pontes,abastecimento de água,estradas, energia elétrica principalmente e etc.

3- O fato do Lula ter sido reeleito foi sua popularidade com o povo, e a forma como governava. Investindo muito nas camadas mais pobres da sociedade que passaram a ter recursos dos quais ajudavam muito na renda familiar como o Bolsa Família e entre outros investimentos. Mesmo com o escândalo do "mensalão' a população ainda confiava nele por nenhuma investigação ter chegado ate ele, e também estavam cansados de terem no poder apenas governantes ricos, talvez a origem de Lula refletisse também no seu mandato.

4- A musica avançou, passou a se misturar ritmos regionais com rock, e também surgir outros ritmos como rap, hip-hop, musica eletrônica e etc.
Entre os anos de 1980 e 1990 destacou-se o cinema, teatro e a literatura se reergueram através de obras de grandes sucesso, que era publicados não só no Brasil mais também internacionalmente.

Anônimo disse...

NOME-LAIANE MACEDO DA SILVA
NUMERO-24 SERIE-9°A
1- OB PONTO MAIUS INTERESANTE FOI O CONGRESSO APROVOU MUDANÇAS NA CONSTITUIÇAO QUE ACABARAM COM O MONOPOLIO DO GOVERNO NAS AREAS DE TELECOMUNICAÇAOES DE ENERGIA ELETRICA E EXTRAÇAO E REFINO DE PETROLIO.
2-as mudansas foi o programa da fome zero
bolsa familias, plano de aceleraçao docrecimento ( pac) o dolar deixou de cerca de 4 reais para menos 3.
3-os dois mandatos consecutivos foi no escando do mensalao ai ele conseguiu o segundo mandato.
4-as mudansas foi na decada formou uma mistura de ritmos regionais com o rok que surgio em pernanbuco.o maiores destaques desse movimento foram chico science e sua banda naçao zumbi.
a literatura teatro cinema entre os anos 1980 e 1990 algus altores se destacaram especialmente entres eles milton hatoum altor de relato de um certo oriente 1980.

Anônimo disse...

Caíque Gonçalves Araújo
N°:10
9° ano A

1) O melhoramento do Indíce de Desenvolvimento Humano (IDH).

2) Lula inovou o estilo de governar,criando o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. O Fome Zero e o Bolsa Família com o objetivo de acabar com a fome, reforma da Previdência Social.

3) Por ele ter feito varios projetos para melhorar a vida dos pobres.

4) Dos anos 1980para cá, o país viu crescer entre os jo0vens pelo rock n' roll. Em 1985n foi realizado o primeiro Rock in Rio na cidade do Rio de Janeiro reunindo varias atrações internacionais.
Em 1990, a música popular brasileira conheceu uma mistura de ritmos regionais com o Rock.

Anônimo disse...

Aluna:Jislene dos Santos Barbosa

1°)No governo do FHC,ele conseguiu a constituiçao que permitisse a reeleiçao do presidente da republica em eleiçoes sucessivas.Com isso , nas eleiçoes de outubro se reelegeu em primeiro turno,obtendo cerca de 53% dos votos validos.
2°)Lula iniciou o programa fome zero seu objetivo era acabar com a fome, que é causa e conseguencia da miseria depois ele criou a bolsa familia,que em 2007,beneficiaram cercade 46 miloes de pessoas.
3°)ele pagou uma conta chamada divida externa ,e tambem o povo perbeu tudo fazendo de bom para o barzil ex.bolsa familia e o programa fome zero com isso eles perceberam q ele seria um bom presidente para o brazil.
4°)Dos anos 1980 para cá,o pais viu crescer entre os jovens o gosto pelo rock.Em 1985,foi realizado o primeiro rock na cidade de rio de janeiro,os teatros e cinemas tambem se desenvolveram.

Anônimo disse...

Fausto Alexandre da Silva Freitas Nrº18

1)Um dos pontos foi a criação da moeda Real diminuindo a inflação dos produtos,outro ponto foi a idéia de privatização de empresas que acabou não dando certo com a empresa da Petrobras por falta do apoio do povo mas sim com outras empresa como ouve em Mato Grosso com a empresa de energia.

2)A principal inovação do governo Lula foi sua politica social. Inicialmente,o programa central dessa politica foi O Fome Zero,seu objetivo era acabar com a fome. Juntamente com programas ja em andamento do governo anterior seria incorporado a um único programa de redistribuição de renda: O Bolsa Família, Lula conseguiu também a reforma da Previdência Social;a reconquista da credibilidade internacional.

3)O Povo apostou em um mandando de um homem de uma classe social mais abaixo do que dos governos anteriores, com o 1º Mandato bem sucedido com as novas idéias, com novos programas ajudando boa parte da população a sair da miséria,também se livrar da fome que era um problema que assustava os brasileiro hoje ainda existe mais com o governo de lula muita coisa mudo então o povo alegre com o 1ºmandato mais uma vez apostou em um 2º.

4)ouve um Crescimento de gostos dos jovens pelo Rock' n' roll .Em 1985 foi realizado o primeiro Rock in Rio, também ouve o interesse pelo movimento punk com uma nova idéia de liberdade de expressão.

Anônimo disse...

Éllen Cristine Silva 9º A Nº 17

1-No governo de FHC a mudança na economia foi grande ele fez com que a inflação acabasse,criou o plano real.Mais não deixando de falar sobre sua promessas não cumpridas, privatizações de empresas do estado,assim veio as conseguencias pois ele privatizou empresas de energia fazendo assim que acontecessem apagões e etc.
2-Os seus planos sociais o primeiro programa que ele criou foi o fome zero para acabar com a miséria no país,o seu segundo plano que já vinha em andamento desde o governo anterior foi o bolsa família para ajudar as famílias de renda baixa.
3-Ele foi o presidente que conhecia a realidade de pessoas humildes, sabia o que elas passavam na pele por que ele passou por tudo aquilo,criou benefícios que ajudavam essas pessoas,além de fazer com que o Brasil cresse muito economicamente.
4- A chegado do rock fez com que muitas pessoas se apaixonassem pelo ritmo, a mudança foi tão grande que começava um grande festival de musica chamado rock in rio,veio também o teatro o cinema.

Anônimo disse...

Nome:Eduardo R S Welter Nrº16

1)R:A Criação da moeda Real,diminuindo a inflação dos produtos,outro ponto interessante foi a idéia de privatizar as empresas que acabou não dando certo com a empresa da Petrobras por falta do apoio do povo mas sim com outras empresas como ouve no Mato Grosso com a empresa de energia.

2)R:A principal inovação do governo lula foi sua politica social,Inicialmente,O programa central dessa politica foi o Fome Zero,seu objetivo era acabar com a fome.Juntamente com o programas ja em andamento do governo anterior seria incorporado a um único programa de retribuição de renda:O Bolsa família,Lula consegui-o também a reforma da previdência Social;a reconquista da credibilidade nacional.

3)R:O Povo Apostou em um mandato de um homem de uma classe social mais abaixo de que a dos governantes anteriores,como o 1º Mandato bem sucedido com as novas idéias,com novos programas ajudando boa parte do povo a sair da miséria da principal a fome.

4)R:Ouve mudanças no gosto dos jovens pelo Rock nacional e também o sertanejo como rio negro e solimões etc.

Anônimo disse...

aluna: joiciane nascimento amancio
1-no governo de FHC foi feita uma lei que permitia a reileição do presidente da republica em eleições sucessivas.isso que eu achei mais interessante.
2-a pricipal inovação do governo lula foi a sua polica social. inicialmente o programa central dessa politica foi o fome zero(ou bousa familia).que tinha o objetivo de acabar com a fome .ele tambem fez com que o produto interno bruto PIB crecesse 5,4 %
3-ele pagou uma conta chamada divida externa que vinha deisde varios governos e ningem achava que podia ser paga.e tambem as grandes mudanças na economia do pais fazendo com que o Brazil saise da crise.
4-dos anos 1980 para ca o pais viu crecer entre os jovens o gosto pelo rock n roll.em 1985 foi realizado o primeiro rock in rio na cidade do rio de janeiro, reunindoatraçoes internacionais.

Anônimo disse...

Dayane dos Santos Nogueira
nº:14

1)R:Um dos pontos foi a criação da moeda Real diminuindo a inflação dos produtos.Outro ponto foi a ideia de privação de empresas que acabou nao dando certo com a empresa Petrobras por falta do apoio do povo mais sim com outras empresas como ouve com o mato grosso com empresa de energia.

2)A principal inovacao do governo do lula foi sua politica social. Inicialmente , o programa central dessa plitica foi O FOME ZERO ,seu objetivo era acaba com a come. Juntamente com o programa do governo anterior seria incorporado a um unico programa de redristribuicao de renda O BOLSA FAMILIA,lula conseguiu tambem a reformade da previdência social:a reconquista da credibilidade internacional.

3)O povo apostou em um mandando de um homem de uma classe social baixa do que os governos anteriores, com o 1º mandato bem sucedido com as novas ideias, com novos programas ajudando boa parte da populacão a sair da miseria, tambem se livrar da fome que era um problema que assustava os brasileiros.

4)Ouve um crescimento de gosots dos jovens pelo rock´ n' roll.Em 1985 foi realizado o rock in Rio.NO RIO DE JANEIRO.

Anônimo disse...

nome: Brenda Carolini S. Meira :07
serie : 9°ano A

1°)eu achei mais interessante no governo de FHC foi a consolidação do Plano Real, a introdução do programas de transferência de renda como o Bolsa Escola, além profundas reformas econômicas que produzem efeitos até hoje .

2°) ele acabo com a FOME entao o seu programa central dessa politica foi o FOME ZERO , tambem teve o BOLSA FAMILIA que beneficiou cerca de 46 milhoes de pessoas , teve a reduçao com o risco no brasil e lutou com a desigualdade .

3°)foi porque o povo tava indignado com o FHC por causa do apagao , o projeto nao concluido entao o povo resolveu colocar o Lula no poder .

4°) a mudanças foram a musica das ultimas decadas que fez crescer com o gosto dos jovens o rock' n ' roll o hip hop , tambem teve a mundança da literatura ,teatro e cinema entre os anos de 1980 e 1990 os autores que se destacaram foram : Milton hatoum , Luis Fernando Verissimo , Rubem Fonseca e Raduam Nassar na literatura .

Anônimo disse...

Lorena Freitas Da Silva
Série:9°A


3-Por ele ser um pobre a se candidatar como presidente da republica e ser exemplo para pessoas que viviam o que ele vivera.

1-o objetivo de modernizar a administração pública,reduzir os gastos do governo e melhorar o desempenho das empresas.


2-A redução dos juros,o produto interno brutoqueda da miséria no brasil e o crescimento da renda dos pobres.

4-o país viu crescer entre os jovens o gosto pelo rock.no teatro destacaram-se grupos,o rap tambem foi um dos ritmos que se destacou.

Anônimo disse...

Nome: Silmara Calixto Dos Santos N:35
Série: 9 Ano "A"


1) O Governo de Fernando Henrique dedicou muitos esforços á educaçao. o número de crianças entre 7 e 14 anos matriculados aumentou, passando de 90% para 97% do total de crianças dessa faixa etária.

3) recaiu sobre o governo a acusaçao de que deputados de base parlamentar do governo da Camara recebia mensalmente uma quantia em dinheiro para voltarem em projetos favoráveis ao governo.

2) Fome Zero, Bolsa Familia, manter o crescimento economico,combater a corrupçao etc.

4)Dosanos 1980 para ca o pais viu crescer entre os jovens o gosto pelo ROCK N´ ROLL. nos anos 1990, a musica popular brasileira conheceu uma mistura de ritmo regionais com o ROCK.

Anônimo disse...

Nome:Christiane N:12 Série:9ºA
4-DURANTE ESSE PERÍODO MUDOU VARIAS COISAS MAIS ENTRE AS QUE EU LEMBRO É, O REAL PASSOU A EXISTIR DEPOIS ACABA A DITADURA E, COMEÇA A DEMOCRACIA DE ELITES PARA A DE OPINIÃO PÚBLICA.
1-VISTO COMO' PAI' DO PLANO REAL QUE PROPORCIONOU ESTABILIDADE MONETÁRIA E O FIM DA INFLAÇÃO.
2-CONSELHO DE DESENVOLVIMETO ECONOMICO E SOCIAL MANTENDO A ESTABILIDADE DA MOEDA E DE CONTROLAR A INFLAÇÃO RESPEITAR OS CONTRATOS INTERNACIONAIS E ETC
3-NA MINHA OPINIÃO FOI QUE O LULA CONSEGUIU FAZER VARIOS PROJETOS E COM ISSO FOI ACABANDO VARIAS COOISAS RUINS DO OUTRO GOVERNO.

Anônimo disse...

Aline Lima 9ºA numero:01
1)Visto como pai do plano Real,proporcionou estabilidade monÈtaria e o fim da inflaçAo ao Brasil, Fernando Henrique cardoso venceu as eleiçoes para presidencia mas quando houve o chamado apagâo perdeu toda a credibilidade com o povo que nas eleiçoes seguintes perdeu para um operario chamado LULA.
2)Criou o conselho de Desenvolvimento Economico e social,o governo de LULA inovou na sua politica social, inicialmente o programa central dessa politica foi o FOME ZERO ,o plano interno entre outros...
3)Por sua origem pobre ,por sua honestidade pois não foi acusado de se envolver no escandalo do MENSALÂO varios mandatos de deputados foram cassados,e por ter conseguido em seu governo pagar a divídda externa o que impulsionou a economia do Brasil.
4)A mudança feita por Fernando Henrique na inflação que vivia o Brasil que criou plano real melhorando a economia do Brasil ,a segurança as famílias necessitadas no governo de LULa varios avanços sofreu a economia do BRASIL ,podendo assim manter uma moeda fixa e mas ajuda as pessoas carentes.

Anônimo disse...

Aluna: Claudia Oliveira Martins
Nº: 37
Série: 9º ano A

1) A criação do real.

2) Criou o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. O Fome Zero e o Bolsa Família com o objetivo de acabar com a fome, reforma da Previdência Social.

3) Pelos projetos para melhorar a vida dos pobres.

4) Dos anos 1980 para cá, o país viu crescer entre os jovens pelo rock n' roll. Em 1985 foi realizado o primeiro Rock in Rio na cidade do Rio de Janeiro reunindo varias atrações internacionais.
Em 1990, a música popular brasileira conheceu uma mistura de ritmos regionais com o Rock.

cadizaffino disse...

revlon titanium max edition - TITanium Art
It's the perfect gift for anyone who wants t fal titanium a retro console, titanium ore but it also comes with the ultimate in style. A custom replica of microtouch titanium trim walmart the original 2019 ford edge titanium for sale gaming titanium rimless glasses console.

resisa disse...

s508n7qgvve078 Rabbit Vibrators,Clitoral Vibrators,Discreet Vibrators,Panty Vibrators,Bullets And Eggs,Wand Massagers,finger vibrator,realistic vibrators t316l4aupph257