domingo, 28 de abril de 2013


REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O FILME "TEMPOS MODERNOS": proposta de atividades para os alunos do 2º Ano (A,B,C) do Ensino Médio da Escola Estadual Comandante Maurício Coutinho Dutra



                                         Fragmento do filme "Tempos Modernos" disponível                 em:http://www.youtube.com/watch?v=XFXg7nEa7vQ


TEMPOS MODERNOS, DE CHARLES CHAPLIN - COMENTÁRIO E FILME


TEMPOS MODERNOS é o primeiro filme em que Charles Chaplin utilizou efeitos sonoros
que até então eram pouco conhecidos. A produção é de 1936, Chaplin atua e dirige o filme.
ANÁLISE DO FILME TEMPOS MODERNOS: O último filme mudo de Chaplin foi Tempos Modernos, retrata a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, logo após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando a maior parte da população ao desemprego e à fome.

O filme foca a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção pegando por base o sistema de linha de montagem e criticando a alienação do operário desse meio de produção e também a modernidade e o capitalismo crescente, já que o trabalhador é manipulado pelo poder do capital.

Fazendo um breve resumo sobre o filme antes da análise, a figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, que trabalha em uma indústria, principal meio de distribuição de emprego da época, após sofrer um surto ele é considerado louco e levado a uma clínica, após ser liberado ele é imediatamente preso, por engano, já que estava junto de um movimento comunista, sendo considerado o líder pelos policiais. Na prisão ele cometeu um ato de heroísmo, fazendo assim que sua na prisão melhorasse muito, tinha uma cela só para ele, em perfeito estado. Assim que liberado da prisão Carlitos fazia de tudo pra voltar, já que a vida na prisão era muito melhor do que a vida nas ruas da cidade, uma das várias críticas demonstradas no filme. Foi no meio dessa confusão que ele conhece uma jovem, moça muito pobre, que tinha perdido o pai nos constantes conflitos entre polícia e civis pela cidade, Carlitos se apaixona pela garota, e daí por diante eles estão juntos contra a crise que os persegue durante o filme.

Analisando o filme, são percebidas as várias críticas que o criativo Chaplin mostrou em Tempos Modernos, ele trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais ricas, além de mostrar também que a mesma sociedade capitalista que explora os trabalhadores, alimenta todo conforto e diversão da burguesia. Cenas como a que Carlitos e a jovem órfã conversam no jardim de uma casa, ou aquela em que Carlitos e a mesma jovem encontram-se numa loja de departamentos, ilustram bem essas questões. A alienação do operário é outra crítica muito enfatizada dentro do filme, o exemplo seria nas cenas em que Carlitos faz o movimento repetitivo de apertar o equipamento, mesmo não estando em serviço, além da representação de grandes máquinas na fábrica, ou seja, mostrando uma maior importância e magnitude das máquinas contra o trabalhador.

Logo no início do filme, um rebanho de ovelhas é mostrado indo para um matadouro e logo após mostra os trabalhadores indo para uma indústria, assim fazendo uma alusão, simbolizando o contingente de operários que são totalmente submissos a seu emprego na fábrica, tendo que dar o máximo de si para a produção da indústria, e assim, como já citei, gerando o lucro para o capital. O relógio que aparece no filme e a rapidez em que a industria é movida representa também a maior necessidade do mercado que cresce cada vez mais com esse ritmo, além da idéia de otimização do tempo, ou seja, produzir mais em menos tempo.

A cena de Carlitos entrando dentro da máquina é uma das cenas mais clássicas do filme (na imagem acima), essa passagem representa o operário como mera peça do sistema e pode a qualquer momento ser sugado pela máquina psicologicamente. O consumismo é um tema abordado também por Chaplin na sua obra, ele demonstra na cena da loja a vontade e necessidade de consumo por parte de Carlitos e da jovem dos produtos que o mercado oferece cada vez mais.

A crescente urbanização também é mostrada em Tempos Modernos logo após a cena em que Carlitos sai da clínica, onde acabava de ser aconselhado pelo médico a ficar calmo e não se estressar, sendo essa passagem uma ironia crítica, já que no estado em que se encontrava a cidade, com a industrialização, era impossível ficar do jeito que o médico queria. Como já citei, a fome e a violência estão totalmente dentro do contexto do filme, sendo mais uma crítica, usando a família da jovem e o assassinato do pai como as cenas ligadas a esse problema, além do assalto de bandidos que estavam com fome na loja em que Carlitos estava trabalhando. Junto com a jovem, Carlitos demonstra uma grande vontade de ter uma vida digna, uma casa, um emprego. Esse sonho os personagens levam com eles até o final do filme, indicando o positivismo por parte deles.

Juntamente com O Garoto e O Grande Ditador, Tempos Modernos está entre os filmes mais conhecidos do ator e diretor Charles Chaplin, sendo considerado um marco na história do cinema.
Texto disponível em:http://artebrasilis.blogspot.com.br/2011/03/tempos-modernos-de-charles-chaplin.html. Acessado em: 28/04/2013.


PROPOSTA DE ATIVIDADE:
Considerando o tema que estamos estudando que trata da Revolução Industrial, faça um comentário relacionando elementos tratados no filme que podem ajudar a entender as consequências do processo de industrialização iniciado na Inglaterra durante o século XVIII.
Para realizar a atividade, clique em comentários, ao finalizar coloque seu nome e série.

74 comentários:

Anônimo disse...

FIM '-'

Anônimo disse...

Na revolução industrial valorizava-se horas de trabalho ou seja:o trabalhador tinha que trabalhar rapido para maxima produção e nao tinha direito a quase nada.
A revolução industrial trata de facilitar alguns aspectos que pelo mão de obra do homem demoraria muito tempo como por exemplo:o tranporte em vez de percorrer um longo trajeto em horas com o veiculo poderia-se fazer em minutos,mas tambem a maquina produzindo muitos trabalhadores perderam o emprego como por exemplo atualmente em sonora com o platiu de cana-de-açucar muitos cortadores de cana vao perder seus empregos com a chegada da colhedeira que fara o serviço mais rapido e de mais gente.
Gabriel Ivale Cessi 2°B

Anônimo disse...

o rápido crescimento da população e a constante migração do homem do campo para as grandes cidades acabaram por provocar um excesso de mão-de-obra nas mesmas.Isto gerou um excesso de mão-de-obra disponível e barata - que permitiria a exploração e a expansão dos negócios que proporcionarão a acumulação de capital (Capitalismo) pela então burguesia emergente. Isto tudo, aliado ao avanço do desenvolvimento científico - principalmente com a invenção da máquina à vapor e de inúmeras outras inovações tecnológicas - proporcionou o início do fenômeno da industrialização mundial – ocorrido,primeiramente,na Inglaterra.

2° ano "B",Daniel da Silva Bellinati,
Luna Fernanda Dias de Melo

Anônimo disse...

No sec. XVIII alterou o senaŕio mundial com a inauguração da revolução industrial. Começando pela a Inglaterra a transformar-se aos poucos.Deixado pela mao de obra rural por uma sociedade industrial,como o trabalho artesanal passou a ser industrial assalariado, energias a vapor passou a moviemntar por máquinas e assim substituindo a energia humana. Esse Periodo durou de 1760 a 1850 o tal chamado Revolução industrial. E o filme fala de que um dos integrantes da fábrica ficou louco , de tantos trabalhos a máquinas ao ser desenvolvidos asseleradamente com movimentos muitos rapidos e pouco descanso , porque ele passava a maioria do tempo na máquina doque descansando.
Alunas : Ana Dayani, e Clara 2° B

Anônimo disse...

prof bonita do meu coraçao S2

Anônimo disse...

o filme tem muitas coisa relacionado com a sociedade humana. tipo o trabalho das pessoas e muito corrido muito puchado igual do filme a sociedade trabalhar de mais e as indrutria e muito bom para as pessoas.o filme tambem relata que com a mudança socieconomica e os eventos tecnologico cada vez descobriam novas formas de trabalho com suas maquina de desenvolvimento sendo assim pode surgir mais trabalho para a populacao.

DENILSON MUNIZ DA SILVA 2 ANO B

Anônimo disse...

o filme tem muitas coisa relacionado com a sociedade humana. tipo o trabalho das pessoas e muito corrido muito puchado igual do filme a sociedade trabalhar de mais e as indrutria e muito bom para as pessoas.o filme tambem relata que com a mudança socieconomica e os eventos tecnologico cada vez descobriam novas formas de trabalho com suas maquina de desenvolvimento sendo assim pode surgir mais trabalho para a populacao.

DENILSON MUNIZ DA SILVA 2 ANO B

Anônimo disse...

Os trabalhadores na época da revolução industrial eram muitos explorados,e cada trabalhador dedicava-se apenas em uma das etapas da produçao,e no filme mostra isso quando Chaplin sai do trabalho e ainda continua fazendo os movimentos com os braços por causa de ter repetido o movimento diversas vezes.E a revolução industrial foi mudanças
socieconomicas,avanços tecnologicos que marcaram a sociedade inglesa.

Aluno:Celso Gabriel 2°ano B

Anônimo disse...

O surgimento das máquinas fez com que o desemprego aumentasse, consequentemente a procura de emprego era maior.Os donos das manufaturas tiravam proveito disso explorando os trabalhadores que não tinham nenhum direito, as jornadas de trabalho eram longas e sem intervalos para se alimentar.Quanto mais tempo trabalhassem, maior era o lucro do patrão.

Alunas: Luzia Joyce e Renatha
Série: 2º "B"

Anônimo disse...

A sim comparação com a vida que nós vivemos hoje com a sociedade na época,pois na quela cituação do filme os trabalhadores dinham que se esforça muito pois sempre havia alguem por perto para que não paracem.ou seja era uma exploração que infelismente hoje em dia vimos muito isso.


aluno:josé edson da silva série;2º ano B

Anônimo disse...

O filme relata que com as mudanças socieconomicas e os avanços tecnologicos,cada vez mais vinham descobrindo diversas formas de trabalho com as suas proprias maquinas de desenvolvimento,sendo assim podendo surgir mais trabalho para a populaçao,mesmo assim isso prova que com as Industrias,podem ajudar muito no desenvolvimento,como que com o tempo ,surgiram a PRODUÇAO ARTESANAL e as MANUFATURAS.

ALUNO;Daniel Sousa Viana
SERIE;2° Ano ¨B¨

Anônimo disse...

No período da revolução industrial teve o inicio da maquinofatura substituindo a manufatura , isso fez com que os lucros se concentrassem apenas na mão de alguns , que seriam no caso os donos das máquinas e por serem donos exploraram muito os funcionários pelo fato de eles não terem outras opções além de trabalhar pra ele, e por a maioria ter familia tinham que trabalhar para sustenta-los, resumindo a revolução industrial foi onde iniciou a concentração de muito poder na mão de poucos.
Série: 2º B
Alunos: Igor Romero e Lucas Gabriel

Anônimo disse...

Bom. Para começarmos a revolução indunstrial foi onde o homen começou a ser substituido por maquimas. no começo da história o homen trabalhava com suas própias mãos, com o decorrer do tempo o homen ja tinha como faser seu trabalho sem usar as mãos, mas, a maquina ainda dependia dele para faser o serviço, e é nesse tempo que o filme "tempos modernos" retrata, onde eles começa a construir maquinas que fasiam tudo sózinho sem depender do homen, e também móstra o aperfeiçoamneto das tecnologias. E são esses termos de novas maquinas substituindo o homen que caracteriza a revoluçao indrunstrial .

2ºANO "B"
Aluno: Clenilson Elias

Anônimo disse...

Antigamente era tudo manualmente hoje em dia existe máquinas para quase tudo, um exemplo é o corte de cana - de - açucar que antes era feito pelo facão e hoje após a revolução indústrial temos as máquina, e depois da revolução o trabalhador não está sendo valorizado como antes tudo por conta das máquinas.
Os donos das maquinas tiram proveito que acaba explorando os trabalhadores muitas das vezes, o serviço hoje em dia é pouco para o trabalhador mas também cansa, tudo tem que ser mais rapido os trabalhadores não tem mais tempo de descanso por que tem que acompanhar as máquinas quando está funcionando.
Alunos(as): Aline Souza, Flávia, Juliane.
Ano/Turma: 2° ano "B"

Anônimo disse...

revoluções industriais e o filme tempos modernos flam muito em comum .
em tempos antigos precisava-se do homem para fazer a energia utilizavasse o homem e logo nas revoluções industriais comessa a usar a energia a vapor e no filme mostra exatamente isso de forma notoria de acordo com que todos nos a percebamos mostra tambem as manufaturas antes uma so pessoa fazia todas as etapas de uma produção ja com a manufatura isso foi modernizado para q um grupo de pessoas cada grupo cuidava de uma etapa fazendo com que se produzisse mais isso chamado de maquinofatura ,tambem o aperfeiçoamento nas maquinas a tecnologia crescia bem mostra um pouco no filme sobre os protestantes daquela epoca .

Nome PAULO HENRIQUE SILVA CORREA
Serie : 2º ano B
data de nascimento : 1997
local onde nasci : coxim MS
NACIONALIDADE : brasileiro
cor : PARDO ENBRANQUECIDO
PROFESSORA : beatriz feitosa
nome dos pai : Pai PAULINO Mae : Zeli

Anônimo disse...

Após a Revolução industrial , o homem tem de se acostumar a trabalhar com a maquina, antes eram trabalhos manuais.
O trabalho manual perde seu valor, e diante disso os trabalhadores tem de trabalhar com maquinas, ou seja nas Indústrias .
No filme mostra a desigualdade entre as pessoas mais pobres e as ricas , mostra que que o trabalhador acaba ficando louco por trabalhar muito , para a indústria produzir mais e mais.Por conta disso ele acaba sendo levado a uma clinica e acaba sendo considerado louco.

Aluna : Yane Caroline
Série: 2° ano "B"

Anônimo disse...

Com a revolução industrial na Inglaterra a invençao de novas maquinas e o uso da energia a vapor permitiram a divisao e a especializaçao do trabalho nas fabricas.
Por outro lado transformou o artesao em simples trabalhador assalariado em apenas um tipo de tarefa e que nao era mais capaz de transformar a materia-prima em produto acabado

Nome:Marcos Gabriel Série:2b

Anônimo disse...

o sistema de produçao industrial de maneira geral,como um processo intenso e continuo que pressupoe transformaçoes tecnicas. bom as pessoas saiam de das cidades em busca de trabalho em outros lugares ,porque havia donos das maquinas que fazia a industrializaçao que tinham que ter funcionario para trabalhar e ai havia o processo de industrializaçao..o aumento da capacidade de tecelagem criou uma demanda maoir por fios de la , surgiu entao a maquina de fiar conhecida como spinning jenny...

elaine da silva

Anônimo disse...

O filme nos mostra como o trabalhador ficou com o avanço tecnológico em questão das máquinas insdústrializadas. No primeiro momento vemos que para o homem se adaptar tenha sofrido um pouco em questões físicas, pois com o passar dos anos seu trabalho era feito apenas com mão- de - obra. É interessante destacar que o filme nos mostra com exclusividade, a forma em que os trabalhadores ficam com a rapidez das maquinas e até mesmo a precisão que eles tinham que ter para dar conta de acompanhar o rítmo da maquina para uma produção melhor.
A revolução industrial nos mostra que o homem foi muito explorado em questão de trabalho, e que com a revolução esse processo melhorou, porem diminuiu muitas vagas de emprego para o homem sendo subistituido pelas as maquinas.


SAIONARA 2ºANO B

Anônimo disse...

Nos tempos de antes um simples trabalhador usava a própria mão de obra para fazer diversas coisas como: roupas, sapatos, artesanato e etc.
nos tempos das transformações tudo ficou mais fácil, a Revolução Industrial foi trazendo novos aprimoramentos, aonde uma simples maquinas faz o trabalho de dois ou ate mesmo dez trabalhadores...

juliana
2°B

Anônimo disse...

Do século XV ao XVIII a burguasia se firmou como classe social. E para maior produção iventaram novas tecnicas. Assim começa a Revolução Indrustial. E as pessoas sairam do campo para a cidade em busca de emprego, porque nem todos tinham as maquinas. Então, um era o dono da máquina e ganhava mais e outros trabalhavam para ele, começando a desigualdade social. Antes da Primeira Revolução Industrial, os tecidos de lã eram produzidos artesanalmente. Todas as etapas da produção do tecido eram feitas por uma pessoa so, o artesam era dono do seu tempo.Com o tempo surgiram as manufaturas. A Segunda Revolução Industrial foi a utilização de novas fontes de energia.
Macia Fernanda 2º "B"

Anônimo disse...

No seculo XVIII, a primeira revoluçao imdustrial, so era a energia avapor os tecidos de lan eram produzido artesanalmente, com o tempo sugiu a manofatura e a mudança foi gradual, e o trabalho passou a ser em oficinas.
E com o tempo veio a segunda revoluçao industrial, foi marcada pelo uso de novas formas de energia eletrica, novos combustiveis como pretoleo e leves tecidos de algodao que passaram a ser consumidos por regios de clima mais ameno.
Todos os pensamnetos que ele tinha eles ja tentvam contruir uma nova maquina, no começo da errado e depois ia dando certo.
nome: Patricia e silmara 2 ano B

Anônimo disse...

A revolução industrial alterou para sempre o cenário mundial.
o trabalho manufaturado pasou a ser industrial dando lugar as maquinas.
Em busca de agilidade e pratica e maior produção mais rapida alterando a vida de todos que tiveram que se adapitar com o novo cenario industrial.
para a economia a revoluçao foi otima pelo desenvolvimento que causou eles lucrariam mais ...
para os operarios foi mais dificil se adapitar a tecnologia que era novidade ate entaõ.
o filme retrata as novas formas de trabalho que os operarios deveria se adaptar e mostra o cotidiano deles na quela nova era e como um funcionario enlouqueceu de tanto fazer os mesmos gestos repetitivos ja que as maquinas faziam o resto.
a revolução trouce muitos beneficios mas tambem prejudicou a vida dos produtores rurais e camponeses e pessoas que produziam tudo com a propia mão.

Luana, Thaysa
2°ano "c"

Anônimo disse...

Com a revolução melhorou as condições de trabalho, pois antes os trabalhadores trabalhavam muito até ficarem "LOUCOS", e ganhavam muito pouco. Agora os trabalhadores dependem de máquinas, e em alguns casos as máquinas substituiram o serviço de mão-de-obra ficando mais rápido.
O filme nos mostra que antigamente as máquinas eram movidas a energia humana, e hoje em dia são mais evoluidas fazendo até mais do que o homem faria.


ALUNAS: ALEXANDRA PEREIRA DOS SANTOS
ANA MAIARA FARIAS MARQUES 2° ANO "C"

Anônimo disse...

O filme retrata o processo da revolução industrial, mostrando como funcionavam as máquinas e a rotina dos trabalhadores. A revolução industrial se inicia com a necessidade das pessoas deixarem o campo e irem morar nos grandes centros urbanos em busca de trabalho. Isso foi mudando o quadro geral de vida da poppulação. Antes disso , as pessoas moravam , principalmente em áreas rurais , trabalhando nos antigos feudos para sustentar sua familia e ter um maneira de se alimentar e viver.
Aos poucos essa situação foi mudando , pelo processo de industrialização e a necessidade de trabalhadores nas fábricas fizeram com que as pessoas mudassem dos campos para as cidades. Com essa mudança as pessoas trabalhavam de forma quase que escrava , até 18 horas por dia , sem direito a descanso e nem feriados. As mulheres e crianças eram muito exploradas , uma vez que elas faziam o mesmo trabalho que os homens, só que recebendo uma remuneração bem mais baixa pelos seu serviços.
A revolução industrail foi um marco histórico importantíssimo , principalmente , porque mudou totalmente o processo de fabricação de muitas coisas neccessárias para as pessoas. O processo se tornou muito mais rápido, com os trabalhadoras fazendo uma única função , não desempenhando todo o processo de produção.
Essa revolução tem sues pontos altos e baixos , o mundo sofreu grande modernização , que continua se evoluindo até on dias de hoje.
Brenda Targino
2º ano C

Anônimo disse...

com o surgimento das maquinas tecnologicas almentou o desemprego, e o filme de Charles destaca bastante esse fato do desemprego. a revolução industrial acontese quando todos procuraram servisos nas cidades, onde a renda era maior do que o serviso no campo. com o almento de trabalhadores as industria queriam velocidade e ai surge as maquinas para melhor avanso na produção. com o surgimento das maquinas muitoas pessoas ficam desempregados.
as maquinas oculpam o lugar do trabalhadores, a revolução industrial nao foi em si nao ruim para a sociedade pois melhora nossa vida hoje em dia. pois ninguem mais vive sem tecnologia e velocidade no trabalho as maquinas estao por toda a parte.
como mehorou a qualidade de vida dos pessoas no seculo 18 serviu para aprimoramento das nossas vida hoje em dia. no filme de charles destaca muito essa ideia de melhora de vida e o avanço da tecnologia nas industrias.

Anônimo disse...

com o surgimento das maquinas tecnologicas almentou o desemprego, e o filme de Charles destaca bastante esse fato do desemprego. a revolução industrial acontese quando todos procuraram servisos nas cidades, onde a renda era maior do que o serviso no campo. com o almento de trabalhadores as industria queriam velocidade e ai surge as maquinas para melhor avanso na produção. com o surgimento das maquinas muitoas pessoas ficam desempregados.
as maquinas oculpam o lugar do trabalhadores, a revolução industrial nao foi em si nao ruim para a sociedade pois melhora nossa vida hoje em dia. pois ninguem mais vive sem tecnologia e velocidade no trabalho as maquinas estao por toda a parte.
como mehorou a qualidade de vida dos pessoas no seculo 18 serviu para aprimoramento das nossas vida hoje em dia. no filme de charles destaca muito essa ideia de melhora de vida e o avanço da tecnologia nas industrias.

samara pereira santos 2 ano "c"

Anônimo disse...

a Revolução Industrial ocorreu entre 1760 a 1850, foi um período em que o trabalho artesanal é deixado de lado, por causa do trabalho assalariado e das máquinas movidas á energia do vapor.
no filme vemos o exemplo de máquinas que funcionavam com a energia a vapor, Charles Chaplin trabalha em uma dessas máquinas, porém Chaplin acabou ficando doido, porque a máquina ficava cada vez mais rápida, Chaplin acabou sendo internado e perdeu o emprego.

Carine Emanuele e Gislaine Pereira 2° C

Anônimo disse...

A Inglaterra deixou de ser um país rural e passou a ser Industrial. Com as maquinas o trabalho manual foi desvalorizado, os trabalhadores não sabiam ao menos o que estavam produzindo. Os trabalhadores passavam uma grande parte do dia trabalhando sem parar, sobrando-lhes poucas horas de descanço, alguns chegavam ao ponto de ficarem loucos, que continuavam a fazer os mesmos movimentos que faziam quando estavam trabalhando. Os trabalhadores facaram a merce das maquinas. Quanto mais maquinas, menos trabalhadores. E no meio do filme mostra um protesto dos trabalhadores. Antes eles começam e terminavam o que queriam, depois não sabiam se estavam terminando nem começando, não sabia o que estavam fazendo. Os patrões não ligavam pelas condições que eles trabalhavan, só queriam produzir mais e mais. E como se não basta-se cada vez mais enventavam maquinas novas, que muitas vezes diminuiam o pouco tempo de descanso que eles tinham.
Anny Caroline e Bruna K. Zilio 2º "C"

Anônimo disse...

Os avanços tecnologicos e as mudanças socioeconomicas que marcaram a sociedade inglesa do seculo XVIII inauguraram a revoluçao industrial, que alterou para sempre o cenario mundial.
O sistema de produçao indrustrial pode ser definido, de maneira geral, como um processo intenso e continuo que pressupoe transformaçoes tecnicas.
Foi a partir do seculo XVIII que o progresso tecnologico se intensificou.cada nova invençao provocava certo descompasso na produçao, oque forçava a aplicaçao de outras tecnologias que compensassem esse desequilibrio...
nomes:willian gustavo e jose
serie:2 ano C

Anônimo disse...

((*_*)) Com os avanços tecnològicos e as mudanças socioeconomicas que marcaram a sociedade inglesa,no seculo XVIII deu inicio a revoluçao industrial.
antigamente as maquinas eram movidas a energia humana.
o filme mostra que o trabalho era muito corrido.Os trabalhadores eram muitos explorados.
O surgimento das máquinas fez com que o desemprego aumentasse, consequentemente a procura de emprego era maior.
sto gerou um excesso de mão-de-obra disponível e barata - que permitiria a exploração e a expansão dos negócios que proporcionarão a acumulação de capital (Capitalismo) pela então burguesia emergente.


Alessandra xavier
Alessandra Alves
2 Ano "C"

Anônimo disse...

Naquele tempo da revoluçao industrial foram iventadas novas maquinas e com isso o homen teve que se acostumar com elas.
No filme tinha muitos trabalhadores, mostra a desigualdade das pessoas com mais poder que as outras. Para a industria produzir mais eles almentava a velocidade,por conta disso muitos desses trabalhadores ficaram loucos por trabalhar demais.

nome: Jader kelvin, Eli junior Serie:2 ano "c"

Anônimo disse...

A revolução industrial trata-se sobre os trabalhadores. Como as maquinas começaram a substituir o trabalho artesanal e a desenvolver fabricas,tendo assim inovações na produção têxtil.O trabalho artesanal dava cada vez mais lugar ao trabalho assalariado, e a energia do vapor passava a movimentar as máquinas, substituindo a energia humana. A energia a vapor era utilizada também para os transportes.

Anônimo disse...

Com os avanços tecnologicos e as mudanças socioeconomicas marcaram a sociedade inglesa que foi inagurada a REVOLUÇÃO INDUSTRIAL , com os avanços tecnologicos ficou mais pratico para a empresa e os trabalhadores,pois com novas máquinas dividiu as etapas nas fabricas cada um fazia sua parte. Com essa nova fase do sistema industrial,chamada maquinofatura deu mais agilidade ao processo e resultou em aumento de produtividade, para a empresa obter mais lucro e mais tempo para sua produtividade ele tinha que encurta o tempo de almoço e do descanso com isso alguém representava sua invenção e se desse certo ele usaria na sua empresa.O trabalhador se tornava dependente dessa maquina .

Christiane e Nayara 2ºano C

Anônimo disse...

Na revolução industrial os trabalhadores tinham que trabalhar muito rápido para que não perde cem tempo e eles não tinham direito de reclama do trabalho em hipótese alguma.Após a Revolução industrial , o homem tem que se acostumar a trabalhar com as maquinas por que antes eram trabalhos manuais.e hoje em dia o trabalho manual já perdeu seu valor, e diante disso os trabalhadores tem de trabalhar com maquinas, nas Indústrias.
e no filme mostra que os pobres não tinha nenhum poder diante dos ricos.

Alunos:Anderson e luiz felipe.
Serie:2 ano C

Anônimo disse...

os avanços tecnologicos marcaram a sociedade inglesa do século XVIII inaugurando assim a Revoluçao Industrial.
na revoluçao industrial ficou marcada por causa que os trabalhadores foram sendo gradativamente subistituido por
maquinas que faziam o trabalho em muito menos tempo que um trabalhado,e assim que foi aumentando a mao de obra barata.
E assim o comercio passou a fornecer materia prima aos artesoes

Vanderlan 2ºC

Anônimo disse...

A revolução industrial trata-se sobre os trabalhadores. Como as maquinas começaram a substituir o trabalho artesanal e a desenvolver fabricas,tendo assim inovações na produção têxtil.O trabalho artesanal dava cada vez mais lugar ao trabalho assalariado, e a energia do vapor passava a movimentar as máquinas, substituindo a energia humana. A energia a vapor era utilizada também para os transportes.
Alunas: Lindinalva e Bruna Stefany
2º ano "C"

Anônimo disse...

A revolução industrial trata-se de um periodo onde o trabalho a mao foi praticamente descartado e a tecnologia da epoca passou atropelando esse trabalho que era muitas vezes produzido por uma unica pessoa.
A revolução industrial fez com que as pessoas nao tivesse o direito de controlar a sua propria carga horaraia,e o excesso de trabalho cansavam muito as pessoas e isso fazia com que elas ficassem praticamente loucas, pois nao estavam acostumados a trabalhar tanto.
Charles Chaplin tenta retratar isso em seu filme ( tempos moderno) onde nos mostra que trabalhadores sao explorados , tendo que produzir mais em menos tempo. chegando ao ponto de deixar um trabalhador louco.
Alunos: Deivid e Carlos Eduardo
Série: 2° "C"

Anônimo disse...

Os avanços tecnológicos e as mudanças socioeconômicas que marcaram a sociedade inglesa no século XIII,que estava transformando a Inglaterra, fazendo com que ela deixasse de ser uma sociedade essencialmente rural para tornar-se uma sociedade industrial. No sistema de produção artesanal todas as etapas do processo produtivo poderiam ser executados por uma única pessoa, com o tempo surgiram as manufaturas onde cada trabalhador ou grupos de trabalhadores dedicavam-se apenas a uma única etapa de produção. Como no filme , cada trabalhador tinha uma função específica, como por exemplo : um apertava as porcas , o outro dava o acabamento final. O mesmo acontecia na Revolução Industrial, você trabalhava em determinada área , mas muitas vezes nem sabia o que iria ser o resultado no final da produção , ou seja , você não é ligado especificadamente com o produto e sim por parte dele. As máquinas foram criadas com a função de produzir e lucrar mais em menos tempo ou seja, a burguesia buscava obter mais lucro, com menos custos e produção acelerada , buscava a melhoria na produção de mercadorias e também o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.


Cristiéle e Brenda Carolini
2 "C"

Anônimo disse...

A revolução industrial trazia para o mundo avanços tecnologicos que começava a mudar a sociedade, mudando de uma sociedade rural a uma sociedade industrial. A revolução industrial trazia inovações principalmente na area de produção onde o trabalho foi sendo facilitado, trazendo um trabalho rapido em uma grande produção. Mais apartir dessas inovações, trabalhadores eram reunidos em um local de trabalho especifico, sendo assim cada grupo de trabalhadores dedicava-se a uma das etapas de produção, enquanto as peças eram lançadas pelas máquinas em uma esteiras, os trabalhadores começavam a montar ou a trabalhar nessas peças, exemplo seria como no filme enquanto um apertava as porcas o outro dava um acabamento final, e logo apos a peça era lançada para outro local onde seria trabalhada novamente. Com a revolução os trabalhadores começavam a ter uma maior cobrança, seus serviços com as máquinas teriam que ser mais rapidos para que a produção almenta-se de grande forma, trazendo muitas vezes ao trabalhador problemas mentais, mais isso não importava o importante era almentar a produção e o lucro. Um dos principais formas de produção que foi valorizada foi o artezanato nesse periodo, e uma das inovações dessa revolução foi tambem a troca das energia que faziam as máquinas funcionarem, ouve uma troca da energia humana para energia a vapor.
Resumindo a revolução industrial trouxe apectos que facilitaram a produção e assim resultando no seu almento. A Revolução pode se resumir em velocidade.

Alunos: Fausto e Wanderson
Turma: 2ºC

Anônimo disse...

Na Revolução Industrial os trabalhadores das fabricas não tinha direito algum,só o que importava era o faturamento das fabricas e com isso foi substituindo a manufatura pela maquinofatura por exemplo:o artesão era dono de seu tempo,das ferramentas de trabalho e da matéria-prima.Depois que surgiu a maquinofatura o artesão transformou-se em um simples trabalhador salariado especifico em apenas um tipo de função.
Com o passar do tempo a lã já não seria a unica materia-prima usada na fabrica de tecido e o que passou a ser mais usado foi o algodão.

Bianca e Francilete 2º c

Anônimo disse...

pica de jesus

Anônimo disse...

Com o surgimento das maquinas na fabricas, as pessoas começaram a perder o seus empregos para elas, pois elas substituiam a função dos trabalhadores, sendo mais eficaz e rapidas, lucrando mais para os patrões. A partir dai, o homem começou a perder o seu espaço na area de trabalho.Mas as fabricas contratavam pessoas para operar as maquinas, mas a produção era muito rapida, os trabalhadores mal tinham tempo para se alimentar, pois a produção nao parava.
-Thalyson & Alifer 2° "A"

Anônimo disse...

na revoluça industrial com as maquinas o serviço manual tornou se raro com a chegada das maquinas muitas pessoas ficaram desempregadas.o filme retrata o periodo q as maquinas chegaram a industria.e tambem muitas coisa relacionado com a sociedade humana. tipo o trabalho das pessoas e muito corrido muito puchado.as maquinas relacionada a industria tentam facilita alguns aspectos q podiam demora mto tempo para ser produzidos como o artesanato,entre outros. a maquinofatura ou seja o uso de maquinas em substituiçao aos metodos artesanais de produçao industrial inaugurou o sistema industrial moderno...

Anônimo disse...

A revolução industrial como vimos no filme começou quando o homem foi começando a ser substituido por máquinas.
Como vimos em tempos modernos, os trabalhadores não tinha direito de quase nada,trabalhavam demais,não tinha tempo de se alimentarem,de fazer necessidade fisica, e nem de descançar.
O trabalho repetitivo como o de Charlie Chaplin causava nos trabalhadores poblemas pisicologicos e físicos. Até hoje existe o processo industrial, aqui mesmo na região, onde antes existia o corte de cana, está sendo substituido pelas a maquinas, então tem muitas pessoas que estão perdendo seus empregos, por que alguns, não tem grau escolar, e nem capacidade para operar uma maquina de grande porte. Hoje, no páis em que vivemos, temos que ter estudo, coisa que nos tempos antigos eram muito dificil de alguem ter, e então eles eram escravizados, com pouco direito de trabalhador.

Dienifer Silva Sá e Joyce Dillemburg Lima - 2 Ano "A".

Anônimo disse...

Antes, o homem fazia um trabalho manueal, e após a revolução industrial ele tem de se acostumar com as maquinas, coisa que era inovação. e o trabalho manual acaba perdendo seu valor , e com isso os trabalhadores tem que lidar com as maquinas.
O filme mostra que os trabalhadores se dedicam cada um a uma etapa, Chaplin acaba sendo considerado louco após um surtoo por trabalhar ao maximo e muito rapido, para a indústria produzir cada vez mais. Por conta disso ele é levado para uma clinica de recuperação. Depois da revolução , o trabalho manual é desvalorizado e muitos perdem seu emprego.
Benigna :* 2º ano "A"

Anônimo disse...

A revolução industrial trazia para o mundo avanços tecnológicos que começava a mudar a sociedade, com o surgimento das maquinas fez com que o desemprego aumentasse deixando varias pessoas sem emprego.Os patrões pelo fato de serem os superiores exploravam os trabalhadores, pois sabiam que aquela era a unica opiniao de trabalho para ele, pois se nao obedecessem passariam fome. para eles o que mais importava era quanto mais rendimento da industria, queriam produzir muito em pouco tempo, e era ai que os trabalhadores eram explorados. e com o surgimento das maquinas todo o processo ficou mais avançado mais nem todos sabia a conduzir. isso que foi retratado no filme.

Rafaela Silva e Renata Rodrigues 2° "A"

Anônimo disse...

Na revoluçao industrial com as maquinas o serviço manual tornou se raro com a chegada das maquinas muitas pessoas ficaram desempregadas.O filme retrata o periodo q as maquinas chegaram a industria.E tambem muitas coisa relacionado com a sociedade humana. tipo o trabalho das pessoas e muito corrido muito puchado.as maquinas relacionada a industria tentam facilita alguns aspectos q podiam demora mto tempo para ser produzidos como o artesanato,entre outros.A maquinofatura ou seja o uso de maquinas em substituiçao aos metodos artesanais de produçao industrial inaugurou o sistema industrial moderno...

Alunos;Cloverson e Maria Ritaciana
serie:2° ano A

Anônimo disse...

No filme relata que, em uma industria cada homem tinha sua responsabilidade e seu trabalho, manualmente sendo que se algum trabalhador saisse da sua área de trabalho a industria inteira saia de ordem, O trabalho manual vai perdendo seu valor, e diante disso os trabalhadores tem que trabalhar com maquinas que substituem o trabalho braçal com praticidade e ganha lugar de muitos trabalhadores !

Patrick Coelho . 2º A

Anônimo disse...

Revolução Industrial ; A revolução industrial trata-se do trabalho dos homens x maquinas. Os trabalhadores tinham que trabalhar muito rapido , se não quizesem perder o emprego! Como aconteceu com a chegada das maquinas . A maioria perdeu o emprego , pois a mão de obra do homem estava lenta !
No filme: Tempos Modernos . começa com o "Carlitos" trabalhando , muito rapido , como naqueles tempos. Com o passar dos tempos , vinheram a chegada das maquinas , então os trabalhadores tinham que mostrar serviços .. Foi assim que o "Carlitos" endoideceu rsrsrs . Perdeu seu emprego e foi para uma clinica ...[Tempos depois] ele volta para retomar sua vida ! Mas sai da clinica no começo da revolta dos trabalhadores, assim ele é preso , injustamente ! ...
Ex: Aqui em Sonora , muitos trabalhadores , de lavoura , etc. perderá seu emprego com a chegada de maquinas pesadas e rápidas! .. Sendo assim eles tem que mostras serviços enquanto tem !!
Alunas: Josiane e Nathalia , N° 21 e 28 , 2°A .

Anônimo disse...

Na revolução industrial houve muitas transformações.
mudando a sociedade com avanços tecnologicos trazendo a facilidade no trabalho, fazendo com que fossem mais cobrados para que conclusão do trabalho saisse mais rápido e melhor.
Com o crescimento da sociedade houve crescimento na demandas de produção, uso de energia a vapor emaquinas mais avançadas
Bruna e Gabriela 2ºA

Anônimo disse...

a revolução indunstrial foi onde o homen começou a ser substituido por maquimas. no começo da história o homem trabalhava com suas própias mãos, com o decorrer do tempo o homem ja tinha como fazer seu trabalho sem usar as mãos, mas, a maquina ainda dependia dele para fazer o serviço, e é nesse tempo que o filme "tempos modernos" retrata, onde eles começa a construir maquinas que faziam tudo sózinho sem depender do homem, e também móstra o aperfeiçoamneto das tecnologias. E são esses termos de novas maquinas substituindo o homem que caracteriza a revoluçao indrunstrial .

Willian Souza Nº 40
Série: 2 ano 'A'

Anônimo disse...

Antigamente os trabalhadores trabalhava cada vez mais rápido e não tinha direito a quase nada.
A revolução industrial foi mudanças
socieconomicas,avanços tecnologicos que marcaram a sociedade inglesa.Antes eles começam e terminavam o que queriam, depois não sabiam se estavam terminando nem começando, não sabia o que estavam fazendo.


Nome:Anderson Silva , Woshigton Oliveira
Turma:2°A

Anônimo disse...

com o surgimento das maquinas, a tecnologicas aumentou, e o desemprego conscequentemente tambem aumentou , e o filme de Charles destaca bastante esse fato do desemprego. a revolução industrial acontece quando todos procuraram serviços nas cidades, onde a renda era maior do que o serviço no campo. as industria queriam velocidade e ai surge as maquinas para melhor avanço na produção. com o surgimento das maquinas muitas pessoas ficam desempregados.
as maquinas oculpam o lugar dos trabalhadores, a revolução industrial nao foi tão ruim para a sociedade pois melhorou a vida hoje em dia. pois ninguem mais vive sem tecnologia e velocidade no trabalho as maquinas estao por toda a parte.
como melhorou a qualidade de vida dos pessoas no seculo XVII serviu para aprimoramento das nossas vida hoje em dia. no filme de charles destaca muito essa ideia de melhora de vida e o avanço da tecnologia nas industrias.

Alunos: Heliton , Maycon

2° A

Anônimo disse...

A revolucão industrial,começou no século XVII,na Inglaterra,com isso começou a ter uma migração de pessoas do campo para a cidade. Através disso ouve um excesso de mão de obra barata. No filme tempos modernos vemos claramente o inicio dos movimentos trabalhistas causados pela mãs condições de emprego, como por exemplo, o excesso de trabalho,baixos salários; E o que caracteriza esse momento de revolução inglesa, é a transição de mão de obra humana para a mão de obra mecânizada; Lembrando que a revolução industrial se deu por inicio na Inglaterra logo mais se estendeu por toda a europa pelo principal motivo é a expansão do capitalismo ou seja o acumulo de capitais vindo ta classe burquesa que se apresentava em um estado emergente; Um fato muito importante que ocorre no filme é que um dos integrantes da fábrica fica louco de tantos trabalhos repetitivos, a máquinas depois de ser desemvolvida fez com que os trabalhadores trabalhassem muito e fazendo com que não tenha descanso, com isso ele acaba tendo um problema e teve que parar de trabalhar.

Alunos: lucas ibrahim e Ronaldo Jr.
Série: 2° ano 'A'.

Anônimo disse...

Antes o homem era considerado uma mera peça na indústria, até mesmo retratado por Chaplin, tinha mais dificuldade para manusear as maquinas até mesmo quando terminava continuava trabalhando com os mesmo movimentos que fazia ao trabalhar e por isso acabou ficando louco.Por meio dos avanços tecnologicos hoje, presente na sociedade, a evolução proposta pelas indústrias tornou a vida do homem cada vez mais facil, até mesmo existe maquinas que atraves do som ja faz todo o trabalho humano.

Bruno Henrique - Francine Dias 2° A

Anônimo disse...

Com os avanços tcnologicos, as fabricas começaram a produzir mas, e foi deixando de lado a mão de obra, mas as pessoas migravam do campo para a cidade e com isso fo acumulando mão de obra e capital.
O homen foi subistituido não totalmente porque algums maquinas ainda depende da gente para fazer seus serviso,
Mas nossas vidas melhoram bastante com todos essas mudanças e nos facilita muitas coisa;
Nomes: Queronlai e Paulo Victor 2ª A

Anônimo disse...

A tecnologia ala e uma benca na nossa vida; mas tem muitas pessoas qeu faz da tecnologia para poder aproveitar dos pobres ; eles sao tao anbiciosos que queren tirar de nos ate o que nos nao temos. eles queren que nos semos ecravos dele; e nos nao fomos feitos para ser escravo mais sin livres (pense no que voceis estao fazendo)

Anônimo disse...

O filme relata os avanços tecnológicos e as mudanças socioeconômicas que marcaram a sociedade do século XVIII. O trabalho assalariado,e a energia do vapor passava a movimentar as máquinas,substituindo a energia humana. As inovações nas fábricas tornou o processo de produção mais veloz e eficiente, o trabalho conjunto entre máquinas e humanos aumentou ainda mais o lucro das fábricas.
A revolução industrial gerou profundas transformações sociais, os proprietarios de terras querendo aumentar seus lucros com o comércio de lã, mandaram cercar o conjunto de suas terras para criar carneiros, com isso impediram o acesso dos camponeses, que sem condições de sobreviver, migraram para a cidade. Os camponeses que migraram para a cidade transformaram-se em mendigos ou em operários e mineiros.
Helen e Janaina 2° A

Anônimo disse...

na epoca da revolução industrial os trabalhadores eram vistos como objetos "pois a unica coisa que realmente importava era o lucro", como por exemplo; a hora do funcionario vão almoçar e visto como prejuizo, por que perdem hora de serviço; As empresas buscavam formas de seus empregados almoçarem trabalhando ao mesmo tempo, sempre pensando no lucro a cima de tudo.
O filme nos mostra claramente o que esta acontecendo nos dias atuais, mostrando-nos um trabalho de movimentos repetitivos e a pressão que a empresa impõem sobre os funcionarios em busca de produzir cada vez mais.
MARILENE FERREIRA E ELAINE XAVIER, 2°B.

Anônimo disse...

- Povo do 2°B sao tudo BITCH e GAYS kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk todas sao vadias e burras kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

a revolução industrial trouxe um conceito diferente para se trabalhar, trocaram o trabalho manual por maquinas, onde o trabalhador que antes fazia todo o serviço usando as mãos e alguns instrumentos, agora passaria a fazer simplesmente um serviço só por toda a sua vida,trabalhavam tanto mais muitos dos trabalhadores não sabiam onde acabavam sua linha de produção muitos nem sabiam o que a fabrica produzia. A revolução industrial foi marca por esses acontecimentos, como a migração do povo do campo para a cidade fazendo assim as cidades crescerem e aumentando o desemprego, gerando uma mão de obra barata, mais também as condições eram precarias. Com as máquinas cada vez mais rapidas os trabalhadores também deveriam ser mais rápidos, conforme a produção aumentasse os trabalhadores tanmbém teriam que aumentar seu ritmo, muitos deles com alguns anos de serviço sofriam problemas mentais e fisicos por conta de movimentos repetitivos, mais para os donos das empresas isso não importava,o que eles aumejavam eram seus lucros,com menos custos, buscando somente amelhoria da produção. Enfim revolução industrial se resume em aumento de produção mecanizada e velocidade.

Éllen e Sabrina 2° "B"

Anônimo disse...

Kd o comentário da nerd do 2° A ... Graças a Deus que ela não estuda na minha sala. Mais se acha hein, Deus me livre....

Anônimo disse...

como mostra o filme os homens faziam um mesmo movimento varias vezes por dia e com tendo serios problemas.
e o dono que é gente boa toda hora aumenta a velocidade da esteira e com isso aumentando a produção em pouco tenpo. muitas pessoas sairam do campo para a cidade sem emprego essas pessoas nao tinham o que comer e assim ficaram sozinho em meio a multidão de pessoas.
a revolução industrial foi um avanço principalmente tecnológico porque antes desses avanços os trabalhos eram manuais.o filme tambem mostra a desigualdade entre ricos e pobres.

Anônimo disse...

no filme mostra como os homens trabalhavam,eles faziam um mesmo movimento várias vezes ao dia tendo sérios problemas.mostra a desvalorização entre os ricos e os pobres e a migração de pessoas do campo para as cidades e sem trabalho muitas nao tinham onde morar nem o que comer e assim moravam nas ruas em meio o aglomerado de pessoas.
o chefe da industria que era muito legal toda hora aumentava a velocidade da esteira fazendo com que essa industria produzisse mais em menos tempo. foi marcada pelas mudanças socioeconômicas e avanços tecnológicos

Anônimo disse...

no filme mostra como os homens trabalhavam,eles faziam um mesmo movimento várias vezes ao dia tendo sérios problemas.mostra a desvalorização entre os ricos e os pobres e a migração de pessoas do campo para as cidades e sem trabalho muitas nao tinham onde morar nem o que comer e assim moravam nas ruas em meio o aglomerado de pessoas.
o chefe da industria que era muito legal toda hora aumentava a velocidade da esteira fazendo com que essa industria produzisse mais em menos tempo. foi marcada pelas mudanças socioeconômicas e avanços tecnológicos
ANDERSSON GRISON 2º B

Anônimo disse...

Na revolução industrial os trabalhadores são muito perturbados pelo chefe deles. O chefe deles é muito exigente com eles, pois querem que eles trabalhem o mais rápido possível,chegam até aumentar a velocidade da máquina,com isso eles trabalham mais e aumenta a produção das máquinas.
Charles Chaplin expressa a revolução industrial, arrancando bastantes risadas daqueles que estão o assistindo.
No decorrer do filme um grupo de empresários apresentam uma máquina pra revolucionar aquela empresa, mas não deu certo.

Anônimo disse...

Na revolução industrial os trabalhadores são muito perturbados pelo chefe deles. O chefe deles é muito exigente com eles, pois querem que eles trabalhem o mais rápido possível,chegam até aumentar a velocidade da máquina,com isso eles trabalham mais e aumenta a produção das máquinas.
Charles Chaplin expressa a revolução industrial, arrancando bastantes risadas daqueles que estão o assistindo.
No decorrer do filme um grupo de empresários apresentam uma máquina pra revolucionar aquela empresa, mas não deu certo.
Ivirson Mateus 2° B.

Anônimo disse...

A revolução Industrial foi chegada de avanços tecnológicos na sociedade do século XVIII. Na Revolução Industrial o trabalho manual dos homens foi trocado por máquinas,o homem tinha que ser rápido para não perder tempo,tinham que trabalhar conforme a velocidade da máquina e eles não podiam perder para as máquinas. Com essa Revolução as pessoas migraram para do campo para a cidade e algumas ficaram pobres,na miséria e na fome, porque não tinha trabalho para todos, só alguns trabalhavam. No filme tempos modernos vemos as más condições de emprego, ou seja,o excesso de trabalho e baixo salário dos trabalhadores, um dos trabalhadores trabalha demais e não consegue acompanhar o ritmo da máquina e para de trabalhar.

Nome: Edileide N°:12
Série: 2°"A"

Anônimo disse...

O filme é uma critica a sociedade do período da Revolução industrial e a forma como o homem passou a ser tratado diante do quadro em que se encontrava. O grande fluxo de população migrando do campo para a cidade foi intenso, fazendo com que os espaços e condições de vida destes passasse de estável a precária, o homem que antes tinha controle total de sua produção, passa a desempenhar uma única função em todo processo de produção, passa a trabalhar excessivamente, e fica até louco, como Chaplin retrata em sua obra. O homem torna-se escravo das maquinas e da ambição de quem é dono delas, pois o intuito é trabalhar mais para gerar ainda mais lucro.

Heloisa Nonato de Lima, nº 19
Série: 2° "A"

Anônimo disse...

Na revolução Industrial vemos grande interesse da burguesia no aumento da produtividade, fazendo de tal forma com que os trabalhadores exercessem uma servidão excessiva. Os trabalhadores viviam a merce das maquinas. Quanto mais maquinas, quanto maior as inovações tecnológicas, menos emprego manual era exercido. Porém pelo grande interesse da burguesia em ganhar e ganhar os trabalhadores deixavam de ter um vida social, vivendo em meio a industrialização de produtos que nem eles mesmos sabiam direito que estavam produzindo. A Revolução Industrial teve grande importância por trazer um grande desenvolvimento alias, deixaram de ter uma sociedade rural para ter uma industrialização de produtos em grande escala mas, isso acarretou aos trabalhadores uma fajuta vida "feliz". Vemos isso na critica em que Charles faz no filme "Tempos Modernos", eles trabalhavam tanto sobre pressão, sobre condições arriscadas que os funcionários chegavam a ficarem presos dentro de maquinas e também repetiam os movimentos exercidos nas longas horas de serviço, ou seja, o que parecia uma evolução natural que beneficiava a Inglaterra na verdade estava escravizando a sociedade. A invenção das maquinas a vapor trouxe uma revolução tecnológica realmente ESSENCIAL pra os dias atuais, porém naquela época mexeu com os hábitos, costumes, direitos e valores humanos.

Juliana Benício e Mariane Souza.
Ano: 2° "A"

Anônimo disse...

.....

Vania disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Quais impactos provocados pela revolução industrial são possíveis de serem observados no filme