"Os gregos – através de sua mitologia – consideravam os elementos da Natureza (o Sol, a Terra, o Céu, o Oceano, as Montanhas, etc.) como forças autônomas, honrando-os como deuses, elevados pela fantasia a seres ativos, móveis, conscientes e dotados de sentimentos, vontades e desejos. Estes deuses constituíam-se na fonte e na essência de todas as coisas do universo. "
(Tales de Mileto, Wikipédia, 2007)
Vamos pensar sobre esta idéia de Hesíodo e a influência da mitologia na vida dos Gregos da antiguidade. O desafio é para que você busque o conhecimento estabelecendo uma relação entre a maneira dos gregos verem o mundo antes do surgimento da Filosofia e a forma como vemos o mundo hoje.
Pesquise em sites na internet a respeito das questões a seguir:
■ O que é mito? Em que época se registrou os primeiros pensamentos mitológicos na Grécia? Qual a importância desta forma de pensar para a filosofia?
■ Quem foi Hesíodo? O que ele escreveu? O que é o Khaos para os gregos?
■ Nos dias atuais, as pessoas ainda possuem concepções mitológicas?
■O pensamento mitológico pode ser explicado cientificamente? Possui um método?
Escolha uma dessas questões para respondar por meio de comentários neste blog.
A História é uma área do conhecimento em constante processo de transformação, afinal "O tempo não para", e conforme se movimenta nos modifica sempre. Esse é o sentido da vida, perceber o movimento e não ficar alheio a ele. Ciência que nos ajuda a ter consciência de nossa condição de sujeitos históricos, nos permite indignar, com o preconceito e a intolerância contra a diversidade. Por meio da História entendemos nossa condição humana, na relação temporal que nos modifica tão maravilhosamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário