A História é uma área do conhecimento em constante processo de transformação, afinal "O tempo não para", e conforme se movimenta nos modifica sempre. Esse é o sentido da vida, perceber o movimento e não ficar alheio a ele. Ciência que nos ajuda a ter consciência de nossa condição de sujeitos históricos, nos permite indignar, com o preconceito e a intolerância contra a diversidade. Por meio da História entendemos nossa condição humana, na relação temporal que nos modifica tão maravilhosamente.
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
“Educação e Tecnologia” de Ladislau Dowbor.
Reflexões acerca do vídeo “Educação e Tecnologia” de Ladislau Dowbor.
Dentre as questões discutidas pelo pensador podemos destacar o fato de que a intensidade do conhecimento está aumentando, o que leva à necessidade de formação de pessoas com novas necessidades educacionais. Neste sentido, torna-se necessário repensar a escola e a educação, de maneira a tornarem-se menos pressionadoras e mais ampliadoras do conhecimento.
Considero que as reflexões apresentadas no vídeo apontam para o fato de que o papel da tecnologia é justamente permitir esta ampliação de acesso ao conhecimento produzido, a inserção desta se dá justamente no sentido de um processo de requalificação dos processos de aprendizagem, que não primem mais pela repetição, mas passem a valorizar a articulação do conhecimento produzido.
Ressalta-se que, a contemporaneidade coloca à disposição dos indivíduos um volume gigantesco de informações. Diante desta realidade, inúmeras vezes, coloca-se a discussão do papel que cabe ou que caberá ao professor neste “novo mundo”. A meu ver a citação feita por Dawbor, ao afirmar que “ a cabeça não tem que ser bem cheia, tem que ser bem feita”, traduz o papel docente, o de inspirar mentes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário