As atividades a seguir são fruto de um esforço de alunos das várias turmas do Ensino Médio da Escola Estadual Comandante Maurício Coutinho Dutra, esforço esse que aliado a necessidade de estudar para um tema específico, da disciplina de História, contribuiu para o desenvolvimento de atividades culturais com amplas propostas de interpretação. Aos alunos poetas, músicos e etc., registro meus parabéns.
O RENASCIMENTO
O período considerado moderno...
tem o esplendor das artes!!!
O período de belas pinturas...
e mulheres de grande formosua.
E aí vem Leonardo um dos pintores mais lembrado.
Tem o trecento, o quattrocento e o cinquecento.
É o Renascimento.
Escreviam poemas em toscano
do qual surgira o italiano
Com o desenvolvimento do conhecimento
entra o Renascimento.
O Renascimento foi um movimento de ampla repercussão
e na Península Itálica
alcançou sua maior expressão.
1º Ano "B": Adalberto, Débora e Ellen.
ASCENSÃO E QUEDA DO
IMPÉRIO NAPOLEÔNICO
Depois de um golpe militar
Napoleão assumiu a liderança
Napoleão assumiu a liderança
Tomou o poder da França
E seu objetivo tentou alcançar.
Logo após foi consulado,
E então foi proclamado
Tornou-se imperador
E em suas guerras foi um grande vencedor.
Governou de forma ditatorial
Para tornar a França a maior potência mundial
Colocou grande parte da Europa em guerra
Faltando apenas a Inglaterra.
A Inglaterra por ser o principal oponente francês
Teve o fechamento dos portos ao comércio inglês
Foi o Bloqueio Continental
E no mesmo ano Napoleão invadiu Portugal.
Com uma constituição baseada no modo inglês
A alta burguesia se apoderou sobre o francês
Eliminando o povo de qualquer participação
Com os fracassos militares de Napoleão.
Com suas conquistas
Restabeleceu estabilidades políticas
Extinguiu vários governos absolutos
Conseguiu várias vitórias
Que marcaram nossa História.
Alunos do Segundo Ano "A": Renata, Jéssica, Andrei, Andresa e Maria Rafaela.
AMÉRICA ESPANHOLA
O absolutismo e as práticas mercantilistas
acabaram com a Europa Ocidental
era o anúncio de um novo tempo
caracterizado pela produção industrial.
Livre comércio e igualdade de direitos
não tardariam a se espalhar
na américa e em todo o mundo
em 1776 começaram a falar
Para combater os limites impostos
pela metrópole, para a economia colonial
inspirou-se nos princípios iluministas
a elite local.
A economia tinha como base,
a exportação de produtos agrícolas tropicais,
como o açúcar e o fumo e
e exploração das riquezas minerais.
Alunas do Segundo Ano "A": Aline Alves, Aline Martina, Eliete Moura e Sabrina Franciele.
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