terça-feira, 9 de outubro de 2007

Atividades Culturais Produzidas a Partir do Desenvolvimento de Seminários na Disciplina de História

As atividades a seguir são fruto de um esforço de alunos das várias turmas do Ensino Médio da Escola Estadual Comandante Maurício Coutinho Dutra, esforço esse que aliado a necessidade de estudar para um tema específico, da disciplina de História, contribuiu para o desenvolvimento de atividades culturais com amplas propostas de interpretação. Aos alunos poetas, músicos e etc., registro meus parabéns.



O RENASCIMENTO

O período considerado moderno...

tem o esplendor das artes!!!

O período de belas pinturas...

e mulheres de grande formosua.

E aí vem Leonardo um dos pintores mais lembrado.

Tem o trecento, o quattrocento e o cinquecento.

É o Renascimento.

Escreviam poemas em toscano

do qual surgira o italiano

Com o desenvolvimento do conhecimento

entra o Renascimento.

O Renascimento foi um movimento de ampla repercussão

e na Península Itálica

alcançou sua maior expressão.


1º Ano "B": Adalberto, Débora e Ellen.






ASCENSÃO E QUEDA DO

IMPÉRIO NAPOLEÔNICO


Depois de um golpe militar
Napoleão assumiu a liderança

Tomou o poder da França

E seu objetivo tentou alcançar.


Logo após foi consulado,

E então foi proclamado

Tornou-se imperador

E em suas guerras foi um grande vencedor.


Governou de forma ditatorial

Para tornar a França a maior potência mundial

Colocou grande parte da Europa em guerra

Faltando apenas a Inglaterra.


A Inglaterra por ser o principal oponente francês

Teve o fechamento dos portos ao comércio inglês

Foi o Bloqueio Continental

E no mesmo ano Napoleão invadiu Portugal.


Com uma constituição baseada no modo inglês

A alta burguesia se apoderou sobre o francês

Eliminando o povo de qualquer participação

Com os fracassos militares de Napoleão.


Com suas conquistas

Restabeleceu estabilidades políticas

Extinguiu vários governos absolutos

Conseguiu várias vitórias

Que marcaram nossa História.


Alunos do Segundo Ano "A": Renata, Jéssica, Andrei, Andresa e Maria Rafaela.




AMÉRICA ESPANHOLA


O absolutismo e as práticas mercantilistas

acabaram com a Europa Ocidental

era o anúncio de um novo tempo

caracterizado pela produção industrial.


Livre comércio e igualdade de direitos

não tardariam a se espalhar

na américa e em todo o mundo

em 1776 começaram a falar


Para combater os limites impostos

pela metrópole, para a economia colonial

inspirou-se nos princípios iluministas

a elite local.


A economia tinha como base,

a exportação de produtos agrícolas tropicais,

como o açúcar e o fumo e

e exploração das riquezas minerais.
Alunas do Segundo Ano "A": Aline Alves, Aline Martina, Eliete Moura e Sabrina Franciele.




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