UFMT – Departamento de História
Disciplina: Prática de Pesquisa (2009)
Profa. Dra. Thereza Martha Presotti
Roteiro com as Orientações Básicas para elaboração de um Projeto de Pesquisa[1]
“Iniciar uma Pesquisa, em qualquer campo do conhecimento humano, é partir para uma viagem instigante e desafiadora.” [2]
Pretende-se aqui discutir de modo didático ressaltando a necessidade da consulta de obras de maior profundidade visto que o roteiro a seguir se constituiu em um convite, tratando apenas dos aspectos introdutórios relacionados à elaboração de um Projeto de Pesquisa.
Em linhas gerais é possível afirmar que o projeto é um documento escrito que contém todos os elementos de planejamento de um pesquisa científica a ser realizada, desta forma, oferece o retrato de uma pesquisa em andamento, permitindo que a mesma seja exposta aos olhares de outros pesquisadores.[3] Considera-se assim, que o Projeto cumpre múltiplas funções e finalidades no trabalho de Pesquisa.
PAPEL DO PROJETO[4]
Se constitui em um instrumento de planejamento e também um instrumento de elaboração dos materiais de que se irá servir o pesquisador, deve ser um instrumento flexível pronto para ser reconstruído ao longo do percurso empreendido pelo pesquisador, uma vez que o conhecimento é a interação entre o pesquisador e o objeto. Todo projeto é provisório, sujeito a mutações, inacabado.
Contrariamente à falsa ideia de que o projeto é meramente uma exigência formal e burocrática, ou de que se constitui apenas naquele recurso necessário para a instituição selecionar candidatos a pesquisadores ou avaliar o seu desempenho, o estudioso mais amadurecido sabe que o projeto é uma necessidade da própria pesquisa. Ressalta-se portanto, que sem projeto não há caminho.
FUNÇÕES DO PROJETO:[5]
- Carta de intenções;
- Item curricular;
- Instrumento direcionador da pesquisa;
- Roteiro de trabalho ou instrumento de planejamento;
- Instrumento para elaboração de ideias e para auto-esclarecimento de quem produz;
- Instrumento para diálogo científico e acadêmico;
- Retrato de uma pesquisa em andamento;
- Permite recortes e torna a pesquisa relevante.
QUESTÕES QUE O PROJETO PROCURA RESPONDER
- O que se pretende fazer?
- Por que fazer?
- Para que fazer?
- A partir de que fundamentos?
- Com o que fazer?
- Com que materiais?
- A partir de que diálogos?
- Quando fazer?
CADA UMA DESSAS PERGUNTAS REMETE, EM PRINCÍPIO, A UMA PARTE DO PROJETO.
- INTRODUÇÃO – O que se pretende fazer?
↓ Delimitação temática;
↓ Exposição do problema;
↓ Aqui o pesquisador deve esclarecer ao seu leitor qual é o objeto da sua investigção ou da sua realização científica.
- JUSTIFICATIVA – Por que fazer?
↓ É neste ponto que aparece se o projeto deve prosseguir.
- OBJETIVOS – Para que fazer?
↓ Refere-se às finalidades a serem alcançadas.
- QUADRO TEÓRICO - A partir de que fundamentos?
↓ Trata-se aqui de definir desde as filiações mais amplas, até conceitos, expressões e categorias que serão utilizados na elaboração reflexiva e na exposição dos resultados.
- FONTES E METODOLOGIA – Com o que fazer e como?
↓ Procedimentos adotados.
- BIBLIOGRAFIA – A partir de que diálogos?[6]
↓ Situa a pesquisa em uma rede de intertextualidades com outros autores.
- CRONOGRAMA – Quando fazer?
↓ Instrumento não apenas para o controle da Instituição, mas principalmente para o auto-controle do pesquisador no que se refere ao andamento do seu trabalho.
[1] Texto elaborado pela estagiária mestranda Beatriz dos Santos de Oliveira Feitosa.
[2] BARROS, José D’Assunção. O Projeto de Pesquisa em História. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
[3]Disponível em: http://inf.unisul.br/~ines/pccsi/O_PROJETO_DE_PESQUISA_2004B.doc. Acessado em 08 de abril de 2009.
[4]Disponível em: http://www.liberato.com.br/upload/arquivos/0130070816130219.pdf. Acessado em 08 de abril de 2009.
[5] BARROS. Op. Cit.
[6] Esse debate deve ser constante e na atualidade ele está facilitado por mecanismos tecnológicos tais como a internet, deixo aqui a sugestão de um site específico da área de História que pode ser bastante proveitoso a todos que se dedicam a esta área do conhecimento, visto que é um espaço de socialização histórica bastante profícuo. http://cafehistoria.ning.com/group/projetoepesquisaemhistria
A História é uma área do conhecimento em constante processo de transformação, afinal "O tempo não para", e conforme se movimenta nos modifica sempre. Esse é o sentido da vida, perceber o movimento e não ficar alheio a ele. Ciência que nos ajuda a ter consciência de nossa condição de sujeitos históricos, nos permite indignar, com o preconceito e a intolerância contra a diversidade. Por meio da História entendemos nossa condição humana, na relação temporal que nos modifica tão maravilhosamente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário