terça-feira, 18 de setembro de 2007

PEQUENO HISTÓRICO DA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA
EDUCACIONAL E ANÁLISE DO REFLEXO DESSA CONSTRUÇÃO
NO ENSINO DE HISTÓRIA EM SONORA-MS (Pequena Introdução)


O presente estudo tem por objetivo refletir e analisar acerca da construção do processo educacional e de ensino, visando entender a crise vivida no contexto atual, bem como os reflexos desta no Ensino de História no município de Sonora – MS.
A metodologia que direcionou a pesquisa foi o materialismo dialético, bastante discutido no decorrer do estudo, pois é a mesma metodologia que sustenta o referencial curricular de Mato Grosso do Sul.
“Pequeno histórico da construção do sistema educacional e análise dos reflexos dessa construção no Ensino de História em Sonora – MS”, é fruto de uma espécie de frustração sentida enquanto profissional da educação, pois, são notórias as mudanças sociais que o mundo vem vivendo, e os reflexos dessas mudanças, sentidas pela escola não tem sido os melhores, o abismo social que separa uma massa de excluídos do direito ao básico que deveria ser permitido aos seres humanos que é o direito à vida. Discutir a educação contemporânea é pensar uma nova forma de sociedade mais justa e democrática.
A pesquisa se sustentou no campo teórico por um referencial bibliográfico de autores comprometidos com a análise do sistema educacional brasileiro, utilizando obras que tratam da construção do processo educacional ao longo da história, recorreu-se ainda, a muitas horas de navegação pela internet, e não se pode deixar de mencionar as extensas conversas com colegas professores e ainda, de pesquisa de campo com a utilização de entrevistas feitas com 10%, dos 115 professores das redes: municipal, estadual e privada, para comprovação ou refutação de idéias pré-concebidas, além de entrevistas com todos os professores de História do município mencionado.
O estudo foi dividido em três capítulos, sendo que no primeiro foi feita uma contextualização histórica do processo educacional, tratando da necessidade de organização dos primeiros grupos humanos, onde a educação não era sistematizada, mas havia necessidade de ser aprendido o que era importante para sobrevivência do grupo. Com o aperfeiçoamento das técnicas agrícolas, começaram a ser produzidos os excedentes, fato fundamentais para que se entenda o surgimento das classes sociais. Foi a partir desse período que começaram a surgir instituições ou pessoas especificamente preparadas para ensinar.
Essa tendência educacional foi se alterando a partir da fragmentação do Império Romano, pois no período posterior quem dominava o conhecimento e se responsabilizava pela educação era a Igreja Católica, que mantinha nos monastérios escolas destinadas, sobretudo à educação religiosa.
No segundo capítulo do presente estudo analisou-se o nascimento da modernidade, bem como as transformações vividas pela humanidade no período, foi a partir daí que se tratou do processo de construção do ensino no Brasil. Ressalta-se que a história do Brasil não teve início com a ocupação do território pelos portugueses, já existem indícios de organização de grupos humanos na região há pelo menos 50 mil anos, entretanto a pesquisa não se debruçou sobre este período anterior à ocupação e colonização, o recorte temporal se restringiu ao período posterior à catequização dos nativos pelo colonizador europeu. Neste capítulo procedeu-se a uma análise sucinta, mas não superficial das transformações vividas pela sociedade brasileira e a maneira como o sistema de ensino foi se adequando a essas transformações. Neste capítulo foi feita uma explanação das transformações vividas no âmbito do Ensino de História.
O terceiro capítulo trata do reflexo de todas as transformações descritas anteriormente, fazendo uma análise da crise vivida pelo sistema educacional no contexto da pós-modernidade, nesse ponto passou-se ao estudo bem específico da nossa realidade municipal, buscando mostrar até que ponto o município de sonora se insere no processo de transformações estruturais vividas pela sociedade brasileira, que no campo educacional apresenta todo um discurso de transformações sociais, apresentadas nas reflexões acerca dos referenciais curriculares do Estado de Mato Grosso do Sul, mas na prática mantém toda estrutura de manutenção da ordem estabelecida. Neste ponto do trabalho buscou-se entender até que ponto as mutações vividas pelo Ensino de História em âmbito nacional interferiram no mesmo em nível local.

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